Cleópatra

Rainha do Egito
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Cleópatra

Cleópatra (69 - 30 a. C.) foi rainha do Egito, a última soberana da dinastia Ptolemaica ou dinastia Lágida. Exerceu forte influência sobre o destino de Roma, graças às relações amorosas que manteve com Júlio César e Marco Antônio. Foi imortalizada como mulher fatal pela história, teatro e cinema.

Vendo frustradas suas ambições de fazer do Oriente um império dos Ptolomeus, Cleópatra preferiu a morte e deixou-se picar por uma serpente, em Alexandria.

Cleópatra nasceu em Alexandria, Egito, no ano 69 a. C. Filha de Ptolomeu XII foi educada entre os papiros da Biblioteca de Alexandria. Conhecia a poesia grega, a matemática e a filosofia.

Segundo o historiador grego Heródoto, Cleópatra era fluente em nove idiomas e dispensava intérpretes para saudar, conversar, discutir e negociar com representantes ou líderes de outros povos.

O Trono do Egito

Em 51 a. C., após a morte de seu pai, Ptolomeu XII, Cleópatra subiu ao trono do Egito. O pai deixara o reino, em testamento, para o filho Ptolomeu XIII, então com 10 anos, e para Cleópatra, prevendo o casamento entre ambos, segundo a tradição.

Cleópatra
Cleópatra - antiga pintura egípcia

Cleópatra dividia com Ptolomeu XIII – seu irmão e marido, as responsabilidades do governo egípcio. Possuía ideias próprias, contrariando os planos dos conselheiros reais. Três anos após assumir o poder, Cleópatra foi afastada do trono.

Cleópatra e Júlio César

Sedutora e inteligente, Cleópatra resolveu pedir auxílio a Júlio César, ditador vitalício de Roma, a maior potência mediterrânea da época. César fora ao Egito perseguindo seu rival Pompeu, que chegando lá foi assassinado por conselheiros do rei menino, para agradar ao ditador.

Conta a história que Júlio César se recolheu em seus aposentos para pensar a melhor forma de ajudar Cleópatra. Dias depois, recebeu um tapete enrolado e ao abrir encontrou Cleópatra, que jovem, bela e esperta, ofereceu-se a ele, em troca de ajuda às suas pretensões políticas.

Júlio César conseguiu que Ptolomeu concordasse em partilhar o trono com Cleópatra. Depois da morte de Ptolomeu XIII, em 47 a. C., sua irmã Arsinoé foi mandada prisioneira para a Itália, e César e Cleópatra puderam desfrutar em paz a vitória. Cleópatra tornou-se rainha, mas o Egito passou a ser vassalo de Roma.

Cleópatra casou-se com seu outro irmão, Ptolomeu XIV, mas vivia em companhia de Júlio César. Durante cinco meses, César percorreu o rio Nilo em navios de luxo na companhia de Cleópatra. 

De sua relação com Júlio César nasceu Ptolomeu XV César, conhecido por Cesarião, seu primeiro filho, que seria assassinado por Otávio em 30 a.C.

Ambiciosa, cercada de luxo e grande estrategista, entre seus projetos Cleópatra incluía fazer do Oriente um império da dinastia Ptolemaica, com capital em Alexandria.

Mas foi nas suas tratativas com Roma, então necessitada da riqueza do Egito para financiar suas campanhas militares, que Cleópatra ampliou seu poder e construiu a imagem de uma mulher forte, decidida, independente, que foi capaz de transitar com igualdade entre os homens.

Cleópatra e Marco Antônio

Com o assassinato de Júlio César em 44 a. C., a rainha Cleópatra voltou para o Egito, mas não acabou com seus planos.

Ainda mais ambiciosa, uniu-se então a Marco Antônio, um dos integrantes do Segundo Triunvirato que governaria Roma e que precisava de recursos financeiros e militares do Egito.

Durante o período em que estiveram em Alexandria, Marco Antônio e Cleópatra tiveram um casal de gêmeos, Cleópatra Selene e Alexandre Hélio, cujo futuro eles deveria assegurar. Marco Antônio se comprometeu a reconhecer Cesarião como herdeiro e recuperar o poderio egípcio. Em troca, Marco Antônio lhe devolveu alguns territórios que haviam sido conquistados pelo Império Romano.

Morte

A disputa e as rivalidades entre os governantes do Segundo Triunvirato - Lépido, Marco Antônio e Otávio Augusto, sobrinho de Júlio César, pela supremacia do poder na República romana terminou em guerra entre Marco Antônio e Otávio.

No ano 31 a. C., o Senado romano declarou guerra contra Marco Antônio, que derrotado por Otávio na Batalha de Actium, perto da Grécia, fugiu com Cleópatra para o Egito.

Cleópatra
O Suicídio de Cleópatra - tela de Guido Cagnacci

Otávio Augusto os seguiu, e quando suas tropas entraram em Alexandria, Marco Antônio e Cleópatra se suicidaram. Era o ano 30 a.C. Até hoje, o túmulo de Cleópatra não foi encontrado pelos arqueólogos, como também nenhum túmulo de um líder ptolemaico.

Conta a lenda, que Cleópatra, vendo seu poderio destroçado pela intervenção de Otávio, a quem ela não conseguiu atrair, se suicida deixando-se morder por uma serpente.

Cleópatra faleceu em Alexandria, no Egito, no ano 30 a. C. O Egito foi anexado a Roma e Otávio Augusto tornou-se senhor absoluto do mundo romano. Ao atribuir tantas glórias a Otávio, a República romana chegou ao fim, e Otávio Augusto tornou-se o primeiro imperador romano.

Filmes

  • César e Cleópatra (1945), interpretada por Vivien Leigh.
  • Cleópatra (1963), interpretada por Elizabeth Taylor, que virou um clássico do cinema.
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Nefertiti foi uma rainha do Egito, esposa do faraó do Novo Império, Amenófes...
  • Tutankamon (1341-1323 a C.) foi um faraó da XVIII Dinastia egípcia que reinou...
  • Elizabeth II Rainha (1926-2022) foi rainha da Inglaterra desde os 25 anos de...
  • Rainha Vitória (1819-1901) foi rainha da Inglaterra e Irlanda. Foi Imperatriz...
  • Mary Stuart (1542-1587) foi rainha da Escócia de 1542 a 1567, quando abdicou...
  • Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da...
  • Catarina de Médici (1519-1589) foi uma rainha francesa, casada com o rei Henr...
  • Maria I de Portugal (1734-1816) foi rainha de Portugal entre 1777 e 1816. A p...
  • Isabel de Castela Isabel I de Castela (1451-1504) foi Rainha de Castela e Leão entre 1474 e 150...
  • Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 160...