Cleópatra

Rainha do Egito

Biografia de Cleópatra

Cleópatra (69 - 30 a. C.) foi rainha do Egito, a última soberana da dinastia dos Ptolomeus, que reivindicavam descendência direta do macedônio Alexandre o Grande e levaram o Egito ao auge de sua prosperidade até cair sob a dominação romana. Imortalizada pela história, exerceu forte influência sobre o destino de Roma, graças as relações amorosas com Júlio César e Marco Antônio.

Cleópatra nasceu em Alexandria, Egito, no ano 69 a. C. Filha de Ptolomeu XII foi educada entre os papiros da Biblioteca de Alexandria. Conhecia a poesia grega, a matemática e a filosofia. Segundo o historiador grego Heródoto, Cleópatra era fluente em nove idiomas e dispensava intérpretes para saudar, conversar, discutir e negociar com representantes ou líderes de outros povos.

O Trono do Egito

Em 51 a. C., após a morte de seu pai, Cleópatra subiu ao trono do Egito. O pai deixara o reino em testamento para o filho Ptolomeu XIII, então com 10 anos, e para Cleópatra, com quem ele deveria casar, segundo a tradição. Possuindo ideias próprias, três anos após assumir o poder, Cleópatra entrou em uma guerra civil contra o irmão e enfrentou sérias intrigas palacianas contrariando os planos dos conselheiros reais, que conseguiram afastá-la do trono.

Cleópatra e Júlio César

Sedutora e inteligente, Cleópatra resolveu pedir auxílio a Júlio César, ditador vitalício de Roma, a maior potência mediterrânea da época, que fora ao Egito perseguindo seu rival Pompeu, que chegando lá, foi assassinado por conselheiros do rei menino, para agradar ao ditador. Conta a história que Júlio César pensando em ajudar Ptolomeu, se recolheu em seus aposentos. Dias depois, recebeu um tapete enrolado e ao abrir encontrou Cleópatra, que jovem, bela e esperta, ofereceu-se a ele, em troca de ajuda às suas pretensões políticas. Ptolomeu acabou permitindo partilhar o trono com Cleópatra.

Depois da morte de Ptolomeu XIII, em 47 a. C., sua irmã Arsinoé foi mandada prisioneira para a Itália. César e Cleópatra podiam desfrutar em paz a vitória. Cleópatra tornou-se rainha, mas o Egito passou a ser vassalo de Roma. Cleópatra casa-se com seu outro irmão, Ptolomeu XIV, mas vivia em companhia de Júlio César. Durante cinco meses, César percorreu o rio Nilo em navios de luxo na companhia de Cleópatra. De sua relação com Júlio César nasceu Cesário, seu primeiro filho.

Ambiciosa, cercada de luxo e grande estrategista, entre seus projetos Cleópatra incluía a formação de um império oriental de hegemonia egípcia. Mas foi nas suas tratativas com Roma, necessitada da riqueza do Egito para financiar suas campanhas militares, que ela ampliou seu poder e construiu a imagem de uma mulher forte, decidida, independente, que foi capaz de transitar com igualdade entre os homens.

Cleópatra e Marco Antônio

Com a morte de Júlio César em 44 a. C., a rainha voltou para o Egito, mas não acabou com seus planos. Ainda mais ambiciosa, uniu-se então a Marco Antônio, um dos integrantes do novo triunvirato que governaria Roma, que precisava de recursos financeiros e militares do Egito, na disputa com Otávio, pela chefia do Império Romano. Durante o período em que estiveram em Alexandria, tiveram um casal de gêmeos, Cleópatra Selene e Alexandre Hélio. Em troca, Marco Antônio lhe devolveu alguns territórios que haviam sido conquistados pelo Império Romano.

Morte

A disputa e as rivalidades entre Lépido, Marco Antônio e Otávio, sobrinho de Júlio César, pela supremacia do poder, terminaram em guerra entre Marco Antônio e Otávio. No ano 31 a. C., na Batalha de Actium, Marco Antônio feriu-se e perdeu a vida. Cleópatra, vendo seu poderio destroçado pela intervenção de Otávio, a quem ela não conseguiu atrair, se suicida deixando-se morder por uma serpente. O Egito foi anexado ao Império Romano e Otávio tornou-se o primeiro Imperador de Roma.

Cleópatra faleceu em Alexandria, no Egito, no ano 30 a. C.

Filmes

  • César e Cleópatra (1945), interpretada por Vivien Leigh.
  • Cleópatra (1963), interpretada por Elizabeth Taylor, que virou um clássico do cinema.

Veja também as biografias de:
  • Nefertiti foi uma rainha do Egito, esposa do faraó do Novo Império, Amenófes...
  • Elizabeth II Rainha (1926) é a rainha da Inglaterra desde os 25 anos de idade...
  • Rainha Vitória (1819-1901) foi rainha da Inglaterra e Irlanda. Foi Imperatriz...
  • Mary Stuart (1542-1587) foi rainha da Escócia de 1542 a 1567, quando abdicou...
  • Catarina de Médici (1519-1589) foi uma rainha francesa, casada com o rei Henr...
  • Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da...
  • Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 160...
  • Carlota Joaquina (1775-1830) foi Rainha Consorte de Portugal, esposa do Rei D...
  • Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa de Henrique VIII, rei da Inglater...

Última atualização: 20/09/2018