Claudio Ptolomeu

Cientista grego

Biografia de Claudio Ptolomeu

Cláudio Ptolomeu (90-168) foi um cientista grego. Suas ideias sobre o universo foram adotadas durante toda a Idade Media. Eram consideradas irrefutáveis, mesmo sob o ponto de vista religioso. "O sol dá sua volta diária pelos céus e a noite milhões de estrelas movimentam-se no firmamento. Só a terra parece imóvel". Por mais de mil anos os sábios afirmavam que era assim. Ninguém duvidava da teoria do geocentrismo criada por Ptolomeu, até ser contestada por Copérnico e Galileu, que foram os primeiros a formular a ideia de que a terra girava em torno do sol. Ptolomeu era considerado um dos maiores sábios da antiguidade. Realizou trabalho nas áreas de geografia, matemática e especialmente astronomia.

Cláudio Ptolomeu (90-168) nasceu em Ptolemaida Hermia, no Egito, na época do domínio romano. Com base nas observações astronômicas por ele anotadas, sabe-se que viveu e trabalhou em Alexandria, a mais importante cidade do Egito, entre os anos 120 e 145. Personalidade das mais célebres da época do imperador Marco Aurélio, Ptolomeu foi o último dos grandes sábios gregos e procurou sintetizar o trabalho de alguns estudiosos da época.

Por meio de suas obras de astronomia, matemática, geometria, física e geografia, a civilização medieval teve seu primeiro contato com a ciência grega. Cronistas antigos mencionam várias obras de Ptolomeu hoje desaparecidas, como Peri diastáseos (sobre a dimensão), na qual tenta provar que só podia existir espaço tridimensional, e Peri ropon (sobre o equilíbrio), em que trata de física mecânica.

Em seu trabalho Geographike hyphegesis (Introdução à geografia) apresenta as ideias de que a Ásia se estendia muito mais a leste, o que levou Colombo a acreditar ser possível alcançar este continente se viajasse sempre para oeste. E da existência de um continente ao sul do oceano Índico, afinal confirmada em 1775, quando o capitão James Cook retornou de sua viagem pelo hemisfério sul. O tratado geográfico apresenta, no entanto, algumas falhas e contradições entre mapas e textos, e omite informações sobre clima, habitantes e aspectos naturais das terras que descreve. Ptolomeu também escreveu um tratado de três volumes sobre música, conhecido como Harmônica.

Ptolomeu deixou uma obra composta de 13 livros, sua principal obra, que se tornou conhecida como o Almagesto (O grande tratado), que sintetiza os trabalhos dos astrônomos gregos da antiguidade e é a principal fonte de conhecimento a respeito da obra de Hiparco, considerado o maior astrônomo da antiga Grécia. Hiparco elaborou o primeiro catálogo estelar, com as posições de 850 estrelas. Ptolomeu deu continuidade a esse trabalho e registrou em seu catálogo 1.022 estrelas, das quais 172 ele próprio descobriu.

O grande tratado explica também a construção do astrolábio, instrumento inventado por Ptolomeu para calcular a altura de um corpo celeste acima da linha do horizonte. A parte final dedicada aos planetas, é a contribuição mais original do autor à astronomia. Baseado nas ideias de Hiparco, Ptolomeu adotou o sistema geocêntrico, que situava a Terra no centro do universo e, girando em torno dela estavam Mercúrio, Vênus, a Lua, o Sol, Marte, Júpiter, Saturno e as estrelas. Todos esses astros descreveriam em suas órbitas, círculos perfeitos, conforme ensinavam Platão e Aristóteles. Essa concepção foi adotada pelos teólogos medievais, que rejeitavam qualquer teoria que não colocasse a Terra em lugar privilegiado.

Ptolomeu foi contestado pelo astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543) que foi o primeiro a formular a ideia de que a terra girava em torno do sol. É autor do tratado Óptica, composto de cinco livros sobre reflexão, refração, cor, e espelhos de diferentes formas. Durante 25 anos viveu e trabalhou em Alexandria, onde faleceu no ano 168.

Veja também as biografias de:
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os ele...
  • Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase "Na na...
  • Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês...
  • John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
  • Guilherme Marconi (1874-1937) foi cientista italiano. Inventou o telégrafo se...
  • Benjamin Franklin (1706-1790) foi diplomata, escritor, jornalista, filósofo e...
  • Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
  • Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...
  • Carl Sagan (1934-1996) foi um cientista, astrônomo e escritor norte-americano...

Última atualização: 27/01/2016

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.