Johannes Kepler

Astrônomo e matemático alemão
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Johannes Kepler

Johannes Kepler (1571-1630) foi um importante matemático e astrônomo alemão. Foi responsável pela elaboração das “Leis do Movimento Planetário” - as "Leis de Kepler". Aperfeiçoou invenções de Galileu Galilei e deixou importantes trabalhos que influenciaram nas futuras descobertas de Isaac Newton.

Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt, cidade do sul da Alemanha, no dia 27 de dezembro de 1571. Seu pai era um soldado mercenário e sua mãe era filha do dono de uma hospedaria.

Infância e formação

Com 4 anos de idade Kepler sofreu uma grave varíola que o deixou com uma deficiência visual e com as mãos aleijadas. Ainda com 5 anos de idade viu um cometa e com 10 anos, um eclipse lunar.

Apesar dos problemas físicos, Kepler foi um bom estudante desde os primeiros anos na escola. Teve ampla e esmerada educação. Depois de concluir a escola primária e a escola de latim, ingressou no seminário com o objetivo de estudar Teologia e seguir a carreira religiosa.

Graças a sua inteligência, em 1589, recebeu uma bolsa de estudos dos duques de Württemberg para estudar astronomia na Universidade de Tübingen, graduando-se em 1591.

Sua paixão pela Ciência e pela Matemática o fez desistir de se tornar ministro da igreja. Com 23 anos aceitou o convite para lecionar Astronomia na Universidade de Graz, na Áustria.

Estudos e superstições

Apesar de boa reputação como cientista, Kepler ainda estava preso à Astrologia. Mantinha registro diário dos acontecimentos de sua vida, juntamente com as posições das estrelas e dos planetas. Kepler negava acreditar na Astrologia, mas era sem dúvida, influenciado por todas as superstições do passado.

Ao lado de seus notáveis estudos matemáticos dos movimentos dos planetas, ele tentava entremear neles a ideia dos sólidos "perfeitos", o tetraedro, o cubo, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro, acreditando que os espaços entre os planetas tinhas a forma de sólidos perfeitos. Era o retorno aos antigos filósofos gregos.

Leis de Kepler

Inspirado nos modelos geométricos gregos e na teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, Kepler demonstrou as três leis básicas para explicação do movimento dos planetas:

  • A primeira lei afirma que os planetas do sistema solar giram ao redor do sol e descreve órbitas elípticas, aproximadamente circulares.
  • A segunda lei demonstra que a velocidade do movimento se adapta à posição do planeta na curva elíptica de modo uniforme, ainda que não constante.
  • A terceira lei estabelece uma proporção fixa entre o raio da órbita e o tempo que o planeta leva para descrevê-la.

A respeito do seu revolucionário sistema sobre o movimento dos corpos celestes, Kepler declarava:

“O meu alvo é mostrar que a máquina celeste não é uma espécie de ser divino, vivo, mas uma espécie de relojoaria, tanto mais que quase todos os múltiplos movimentos são causados por uma força simples, magnética e material, precisamente como são causados por um simples peso todos os movimentos de um relógio. E mostro também como a tais causas físicas se deve dar expressão numérica e geométrica.”

 Kepler publicou seus cálculos na obra “Primeiras Dissertações Sobre o Mistério do Cosmo” (1596), da qual enviou um exemplar para o dinamarquês Tycho Brahe, matemático oficial do Sacro-Império Germânico.

Johannes Kepler deixou Graz e se reuniu a Brahe que se encontrava exilado em Praga. Brahe, que tinha 35 anos de experiência em astronomia e discordava da teoria de Nicolau Copérnico, achando que as leis de Deus e os princípios da Física eram violados pela ideia de o Sol ser o centro do universo.

Tentou então, provar que a Terra era o centro. Fizera milhares de observações muito precisas e ficou lembrado pelo catálogo de estrelas que havia publicado em 1592. Depois, convencido de seu erro, aceitou Kepler como assistente e seu sucessor após a sua morte.

Depois da morte de Tycho em 1601, Kepler recolheu excelente documentação reunida por Brahe durante décadas. Continuou os estudos astronômicos, aperfeiçoou seus três princípios e fez notáveis observações referentes à orbita de Marte e, sob sua orientação, foram cuidadosamente estudadas mais de 228 estrelas.

Após longa permanência em Praga, em 1620, Kepler mudou-se para a cidade austríaca de Linz e, graças à condição de matemático imperial, livrou sua mãe da acusação de bruxaria.

Johannes Kepler contribuiu também para as áreas correlatas da ciência. Estudos sobre visão e ótica originaram certas ideias a respeito de refração da luz. Ele sugeriu o princípio do telescópio astronômico. Sua Matemática chegou perto de descobrir o Cálculo. Desenvolveu também importantes ideias a respeito da gravidade e das marés oceânicas.

Kepler publicou outras obras, entre elas “As Harmonias do Mundo” (1619) e “As Tábuas Rudolfinas” (1627), usadas por mais de um século nos cálculos das posições planetárias.

Kepler, Galileu e Copérnico

A revolução que se produziu na astronomia à época do Renascimento e estabeleceu o Sol como centro do universo teve três importantes protagonistas: Nicolau Copérnico, o autor das hipóteses, a Galileu Galilei, que confirmou experimentalmente e Kepler, seu mais importante teórico e precursor da teoria da gravitação universal de Isaac Newton.

Johannes Kepler morreu na cidade de Regenburg, Alemanha, no dia 15 de novembro de 1630. Foi sepultado no Cemitério de São Pedro, fora da cidade. O epitáfio escrito por ele mesmo dizia:

“Os céus medi e agora meço as sombras/ minha alma aos céus esteve presa sempre/ e agora preso à terra jaz meu corpo.”

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Carl Friedrich Gauss (1777-1855) foi um importante matemático, físico e astrô...
  • Georg Simon Ohm (1787-1854) foi um físico e matemático alemão que definiu o n...
  • Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um astrônomo, matemático, médico e religios...
  • Edmond Halley (1656-1742) foi um astrônomo inglês, o primeiro a prever a pass...
  • Claudio Ptolomeu Cláudio Ptolomeu (90-168) foi um astrônomo e geógrafo grego. Suas ideias sobr...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indi...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...
  • Gottfried Leibniz (1646-1716) foi um filósofo e matemático alemão, criador da...