Maria Antonieta

Rainha francesa

Biografia de Maria Antonieta

Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França, esposa do rei francês Luís XVI. Foi a última rainha da França.

Maria Antônia Josefa Johanna von Habsburg – Lothringen (1755-1793), ou Maria Antonieta, nasceu no Palácio Imperial de Hafburg, em Viena, Áustria, no dia 2 de novembro de 1755. Foi a 15ª filha de Francisco I Imperador do Sacro Império Romano-Germânico e da Imperatriz Maria Tereza, arquiduquesa da Áustria e rainha da Hungria e da Boêmia, uma importante estrategista política.

No dia 18 de agosto de 1765, com a morte do imperador Francisco I, Maria Tereza nomeou seu filho (o futuro José II) como seu corregente. Para criar uma aliança duradora com a França e outras cortes que viviam em constante conflito com a Áustria, tinha planos para o futuro das filhas. Em 1769, Maria Antonieta se tornou pretendente de seu primo de segundo grau, Luís Augusto de Bourbon, neto de Luís XV e futuro herdeiro do trono francês.

Em abril de 1770, com apenas 14 anos de idade, o casamento foi realizado por procuração em uma igreja de Viena, quando Maximiliano o irmão da noiva fez o papel do noivo. Logo após a cerimônia, um cortejo com 57 carruagens seguiu para a França. Em território francês, uma nova cerimônia foi celebrada em Versalhes. Em 1774, após a morte de Luís XV, seu marido foi coroado rei Luís XVI e Maria Antonieta tornou-se rainha consorte da França.

A rainha ganhou do marido o Palácio de Petit Trianon, em Versalhes, construído pelo rei Luís XV para sua amante. Maria Antonieta se encantou com a corte francesa, empreendeu numerosas reformas no palácio, se divertia em passeios de carruagem, promovia corridas de cavalo e frequentava os bailes em que as mulheres compareciam mascaradas e gastava fortunas em joias. Seus hábitos extravagantes se tornaram alvo da revolta da população.

Longe de Versalhes, depois de enfrentar a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) e de ajudar os colonos americanos a se tornarem independentes da Inglaterra, na Guerra da Independência dos Estados Unidos, a economia da França estava em crise e atolada em dívidas. A péssima colheita de 1788 só tornou o cenário mais difícil. Os camponeses famintos e desesperados e a classe média (a burguesia) reclamavam dos privilégios dos nobres. Enquanto o povo sofria, o rei e a rainha gastavam muito para manter o luxo da corte.

Enquanto isso, a Assembleia Francesa temendo um golpe do Rei Luís XVI, votava vários decretos, entre eles, exigia a dissolução da guarda real, principal defesa militar do soberano, a deportação dos padres que não aceitavam a separação estabelecida na Constituição de 1791 entre a Igreja e o Estado e a organização de um exército voluntário composto por burgueses e populares. Luís XVI que apesar de submetido à Constituição tinha direito a veto rejeitou todos os decretos.

Em 1791, Luís XVI e Maria Antonieta tentaram fugir da França para a Áustria, mas foram capturados pelas forças revolucionárias e levados de volta a Paris. Maria Antonieta pediu ajuda à Áustria para deter a Revolução, o que provocou ainda mais o povo francês. Em agosto de 1792 a monarquia francesa foi abolida e os revolucionários prenderam Luís XVI e Maria Antonieta. No dia 21 de janeiro de 1793 o rei foi executado. Maria Antonieta foi julgada e condenada à guilhotina em praça pública.

Maria Antonieta morreu em Paris, França, no dia 16 de outubro de 1793.

Veja também as biografias de:
  • Catarina de Médici (1519-1589) foi uma rainha francesa, casada com o rei Henr...
  • Joana D'Arc Joana d'Arc (1412-1431) foi heroína francesa da Guerra dos Cem Anos, travada...
  • Edith Piaf (1915-1963) foi uma cantora francesa, considerada uma das maiores...
  • Lily Claudette (1903-1996) foi uma atriz francesa. Brilhou no cinema american...
  • Margherite Duras (1914-1996) foi uma escritora, cineasta e dramaturga frances...
  • Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma escritora francesa, filósofa existenci...
  • Jean-Paul Marat (1743-1793) foi um líder da Revolução Francesa, médico e pesq...
  • Elizabeth II Rainha (1926) é a rainha da Inglaterra desde os 25 anos de idade...
  • Rainha Vitória (1819-1901) foi rainha da Inglaterra e Irlanda. Foi Imperatriz...
  • Mary Stuart (1542-1587) foi rainha da Escócia de 1542 a 1567, quando abdicou...

Última atualização: 01/11/2017