Truman Capote

Escritor norte-americano

Biografia de Truman Capote

Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-americano, o pioneiro do jornalismo literário. Sua obra de maior destaque foi "Bonequinha de Luxo”, levada ao cinema em 1961 e eternizada por Andrey Hepburn.

Truman Capote (Truman Streckfus Persons) (1924-1984) nasceu em New Orleans nos Estados Unidos, no dia 30 de setembro de 1924. Filho de pais separados viveu parte de sua infância na casa de parentes no Alabama. Após sua mãe se casar novamente com o industrial cubano Joseph Garcia Capote, Truman adotou o sobrenome do padrasto e mudou-se para Nova York. Estudou na Trinity School e na St. John’s Academy.

Truman Capote começou sua carreira em 1940 como colunista social da revista The New Yorker. A partir de 1943, passou a publicar em outras importantes revistas suas primeiras histórias, entre elas, “A Mink of One’s Own”, “Miriam”, “My Side of the Mather” e “The Walls are Cold”.

Em 1948, lançou seu primeiro livro, "Other Voices, Other Rooms", no qual incorpora elementos autobiográficos e conta a história de um menino que procura desesperadamente seu pai. O romance ficou na lista dos mais vendidos da New York Times, por nove semanas, vendendo mais de 26 mil cópias.

Truman Capote, além de construir fama nos círculos culturais, levava uma vida de excessos entre festas na alta sociedade, regadas a álcool, e realizava viagens ao redor do mundo na companhia do escritor Jack Dunphy. Passou grande parte da década de 50 na Europa.

Truman Capote escreveu contos, romances, novelas e peças teatrais, entre elas: “A Tree of Night and Other Stories” (1949), “The Grass Harp” (1951), “The Muses are Heard” (1956), uma narrativa sobre a turnê da ópera Porgy and Bess na União Soviética, o musical “House of Flowers” e a novela "Breakfast at Tiffany’s" que o popularizou, graças à adaptação para o cinema, em 1961, (Bonequinha de Luxo), com Audrey Hapbum no papel principal.

Durante seis anos de uma minuciosa pesquisa, Capote publicou o célebre romance “In Cold Blood" (A Sangue Frio), (1966) obra que o consagrou como um escritor de fama internacional, no qual reconstitui de forma documental o assassinato de uma família do Kansas. O livro revolucionou a literatura criando o gênero jornalismo literário e tornou-se um best-seller.

Também merece destaque o romance deixado inacabado "Answered Prayers" (Súplicas Atendidas). Escrito em prosa, o texto criou uma polêmica por revelar segredos da alta sociedade de Nova York. A publicação custou a Capote a amizade e o apoio de muita gente influente e poderosa, mas a alta sociedade que ele tanto gostava lhe virou as costas. Capote nunca mais se recuperou.

Truman Capote morreu, em Los Angeles, Califórnia, no dia 25 de agosto de 1984.

Veja também as biografias de:
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-se...
  • Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Ave...
  • Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do g...
  • Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...
  • Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor norte-americano, autor da obr...

Última atualização: 14/01/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.