Nero

Imperador romano

Biografia de Nero

Nero (34 – 68) foi imperador romano entre os anos de 54 a 68 da era cristã. Fez parte da dinastia Júlio - Claudiana, sendo considerado um dos mais cruéis imperadores da história de Roma.

Nero (34 – 68) nasceu na cidade de Anzio, Itália, no dia 15 de dezembro de 37. Nero Cláudio Augusto Germânico, era descendente de uma das principais famílias romanas, ascendeu ao trono após a morte de seu tio Cláudio, que o nomeou seu sucessor.

Nero tornou-se imperador romano no dia 13 de outubro de 54. Numa época de grande esplendor do Império Romano. Construiu teatros e promoveu jogos e provas atléticas. Segundo alguns historiadores da Antiguidade, Nero empreendeu algumas incursões militares de expansão na região da atual Armênia. Suas decisões políticas, militares e econômicas foram influenciadas por sua mãe Agripina e por seu tutor, Sêneca.

Sob o governo de Nero Roma teria conhecido o clímax do desregramento moral e político, o imperador foi acusado de ter ateado fogo em Roma e posto a culpa nos cristãos, por se negarem a adorá-lo como um deus. Com Nero teve início as grandes perseguições aos seguidores do cristianismo. Depois de presos, eram levados aos circos, e em grandes espetáculos populares, eram jogados aos leões ou outros animais selvagens ou mesmo aos gladiadores.

Nero foi ainda acusado de matar, no ano 55, o filho do ex – imperador Cláudio e em 59 ordenou o assassinato de sua mãe Agripina. Reprimiu a conspiração de Piso, que teria planejado matá-lo. Perseguiu o filósofo Sêneca, o que o levou ao suicídio.

Os desmandos de Nero provocaram uma revolta no exército e no senado. Um golpe de estado de vários governadores levou o imperador a se suicidar. Nero morreu em Roma, no dia 6 de junho de 68, pondo fim a dinastia Júlio – Claudiana.

Veja também as biografias de:
  • Pedro I da Rússia (1672-1725) foi czar russo. O reinado de Pedro, o Grande, m...
  • Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinas...
  • Calígula (12-14) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 d...
  • Constantino (272-337) foi imperador romano de 306 a 337. Com o Édito de Milão...
  • Carlos V (1500-1558) foi Imperador do Sacro Império Romano Germânico...
  • Cláudio Galeno (129-199) foi médico romano. Foi considerado o pai da Anatomia...
  • Marco Túlio Cícero (107 a.C. - 43 a.C.) foi um importante filósofo, escritor...
  • Plínio, o Velho (23-79) foi um historiador, naturalista e oficial romano. Foi...
  • Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão...
  • Júlio César (100-44 a.C.) foi um político e militar romano. Apoiado pelo Sena...

Última atualização: 05/01/2015