São Pedro

Apóstolo de Cristo
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de São Pedro

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

As principais fontes de informações sobre a vida de Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos do Novo Testamento: (MateusMarcosLucas e João). É citado também nos Atos dos Apóstolos, nas Epístolas de Paulo e nas duas Epístolas do próprio Pedro.

São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai.

Primeiro encontro de Pedro com Jesus

Em suas pregações, Jesus Cristo encontra Pedro: “Ao passar pela beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens. Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus”. (Mc 1,16-18) (Mt 4,18-20)

Em certa ocasião, quando João Batista estava batizando nas margens do rio Jordão, Jesus mudou o nome de Simão, para expressar firmeza, pois ele seria escolhido o líder dos apóstolos:

“André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: Você é Simão, o filho de Jonas. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra)”. (João 1,40-42)

Discípulo de Jesus

Pedro transformou-se em líder dos apóstolos, como destacam várias passagens dos evangelhos, e foi o primeiro a ver em Jesus o filho de Deus. Pedro se dedicou a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre, depois que Judas entregou Jesus e os guardas foram prendê-lo:

“Simão Pedro tinha uma espada e feriu o empregado do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Mas Jesus disse a Pedro: Guarde a espada na bainha”. (Jo 18,10-11)

Segundo o Evangelho de Mateus, Jesus teria perguntado aos seus discípulos quem era o filho do Homem e eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista, outros, que é Elias, outros ainda, que é Jeremias, ou alguns dos profetas”. (Mt 16,14)

“Simão Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. Jesus disse: Por isso eu lhe digo: Você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu”. (Mt 16,16-19)

são pedro
Entrega das Chaves a São Pedro (de Perugino), Capela Sistina, Vaticano

Pedro cai em tentação

Pedro teve também seus momentos de fraqueza anunciados por Jesus: “Então Jesus disse aos discípulos: Vocês todos vão ficar desorientados, porque a Escritura diz: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Mas depois de ressuscitar, eu irei à frente de vocês para a Galileia”. (Mc 14,27-28)

“Pedro declarou a Jesus: Mesmo que todos fiquem desorientados, eu não ficarei. Jesus disse a Pedro: Eu garanto a você: ainda hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negara três vezes”. Mas Pedro repetiu: Ainda que eu tenha de morrer contigo, mesmo assim não te negarei”. (Mc 14,29-31)

Quando Jesus foi preso e estava sendo interrogado, Pedro negou uma vez que o conhecia: “Você também estava com Jesus Nazareno? Mas Pedro negou: Não sei nem compreendo o que você diz! E o galo cantou”. (Mc 14,67-68)

Pedro negou pela segunda vez: “A criada viu Pedro, e começou a dizer novamente aos que estavam perto: Esse aí é um deles! Mas Pedro negou outra vez”. (Mc 14,69)

Pela terceira vez, Pedro negou que estava com Jesus: “Então Pedro começou a maldizer e a jurar dizendo: Nem conheço esse homem de quem vocês estão falando! Nesse instante, o galo cantou pela segunda vez. Pedro se lembrou de que Jesus lhe havia dito. Então começou a chorar”. (Mc 14,71-72)

Pedro depois da ressurreição de Cristo

Depois a ressurreição de Jesus Cristo, a liderança de Pedro se acentuou, conforme está narrado no livro dos Atos dos Apóstolos. Além de presidir a assembleia apostólica que elegeu "Matias" para substituir Judas Iscariotes, Pedro fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes, levou três mil pessoas ao batismo.

Pedro deu início a um trabalho missionário viajado por vários povoados e se dedicando a conversões de pagãos. Encontrou-se com  Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de atrair não judeus para a fé cristã. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I. Ameaçados, deixaram a Palestina e foram em direção a Roma.

Morte de São Pedro

Segundo relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu em Roma durante o reinado de Nero, e ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana. 

Por ordem do imperador romano Nero, no ano 67 da Era Cristã, Pedro foi acusado de ateu, por não louvar as divindades romanas, foi chamado de judeu, pois confundia-se ainda, a prática do cristianismo com o judaísmo, e com suas pregações, foi acusado de atentar contra a estabilidade social do Império.

A Pedro foi aplicada a pena usada contra judeus e escravos: foi crucificado, porém, de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre.

São Pedro
Crucificação de São Pedro (Caravaggio)

Documentos autênticos do século IV afirmam que São Pedro teria sido enterrado ao longo da via Triunfal, no local chamado de "elevações vaticanas". Sobre a sua sepultura, Santo Anacleto, o terceiro bispo de Roma, levantou um santuário que aos poucos se tornou o ponto de encontro dos cristãos. O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

Basílica de São Pedro

Em 316, Constantino I, o primeiro imperador cristão, permitiu que o bispo Silvestre I erguesse no mesmo local, que já servia de sepultura para os primeiros bispos (posteriormente chamados de papa), um grande templo cujas obras se prolongaram de 326 a 349.  A antiga Basílica de São Pedro foi, depois de muito tempo, danificada e saqueada.

Em 1506, o papa Júlio II iniciou a reconstrução da antiga basílica. A princípio tinha a intenção de preservar o edifício histórico, mas com o novo projeto logo se convenceu em demoli-lo e construir a nova Igreja. O altar original seria preservado. A nova Basílica de São Pedro só foi concluída em 1626.

Oração de São Pedro

"Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro eu te peço, eu te rogo, eu te imploro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém."

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
  • Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
  • Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
  • São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
  • São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
  • São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
  • São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
  • São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
  • São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi o escolhido entre os demais dis...
  • São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
  • São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
  • São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
  • São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ausente o momento em que...