Santo André
Biografia de Santo André
Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recrutar apóstolos para o Messias. No Novo testamento é sempre citado entre os quatro primeiros, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro.
Santo André nasceu em Betsaida, às margens do lago de Genesaré, na Galileia. Era filho de Jonas, pescador local, e irmão de Pedro, que também é conhecido como Simão. Santo André era discípulo de João, que pregava a vinda do Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira.
Primeiro encontro com Jesus
O Evangelho de São João relata o primeiro encontro de André com Jesus, após este ser batizado por João Batista, nas margens do rio Jordão: No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. Vendo Jesus Cristo que ia passando, apontou: Eis aí o Cordeiro de Deus. (Jo 1,35-36)
Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: O que é que vocês estão procurando? Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? (Jo 1,37-38)
Jesus respondeu: Venham, e vocês verão. Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. (Jo 1,39).
São João continua relatando: André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo). Então André apresentou Simão a Jesus. (Jo 1,40-42).
O evangelho de São Mateus também relata o primeiro encontro de André com Jesus: Jesus andava à beira do mar da Galiléia, quando viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens. (Mt 4,18-19)
Discípulo de Jesus Cristo
Desde aquele momento, os dois irmãos tornaram-se discípulos de Jesus Cristo, e deixaram tudo para segui-lo em sua peregrinação, pregações e curas: Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. (Mt 10,1)
Segundo o Evangelho de São João, André estava presente na Partilha dos Pães, próximo ao mar da Galiléia: Jesus subiu a montanha e sentou-se aí com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, festa dos judeus. Jesus viu uma grande multidão que vinha ao seu encontro. (Jo 6,3-5)
Então Jesus disse a Filipe: Onde vamos comprar pão para eles comerem? Um discípulo d Jesus, André, o irmão de Simão Pedro disse: Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente? Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus e distribuiu aos que estavam sentados. E fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram. (Jo 6,5; 8-11)
Segundo as Escrituras, André esteve presente na Última Ceia, testemunhou a traição de Judas Iscariotes, a crucificação e a ascensão de Jesus Cristo.
Depois que ressuscitou, Jesus convidou os discípulos para se reunirem na Galiléia: Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. (Mt 28,16-17)
Então Jesus se aproximou, e falou: Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. (Mt 28, 18-20)
Entre grandes ameaças e perseguições, Santo André ajudou a estabelecer a Fé na Palestina. Alguns historiadores relatam que ele provavelmente tenha passado por Cítia, Épiro, Acaia e Hélade.
Para Nicéforo ele pregou na Capadócia, Galácia e Bitínia, e esteve em Bizâncio, onde determinou a fundação da Igreja local e apontou São Eustáquio como primeiro bispo.
Finalmente, Santo André esteve na Trácia, Macedônia, Tessália e mais uma vez em Acaia, onde ele formou um grande rebanho e fundou a comunidade cristã de Patras, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos.
A Cruz de Santo André
Segundo a tradição, por propagar a fé cristã, durante o reinado do Imperador Trajano, Santo André contrariou as ordens do pró-cônsul romano Egéias, sendo então amarrado a uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a Cruz de Santo André.
Santo André foi martirizado na cruz, em Patros da Acaia, na Grécia por volta do ano 100 da Era Cristã.
Suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla e depositadas na Igreja dos Apóstolos, tornando-se padroeiro desta cidade.
Quando Constantinopla foi tomada pelos franceses no início do século XIII, o Cardeal Pedro de Cápua levou as relíquias para a Itália e as colocou na Catedral de Amalfi, onde ainda permanecem.
Santo André é honrado como padroeiro da Rússia e da Escócia. No calendário católico é comemorado no dia 30 de novembro, data de seu martírio.
- Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
- Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
- São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
- São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
- São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
- São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
- São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
- São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi o escolhido entre os demais dis...
- São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
- São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
- São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
- São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
- São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ausente o momento em que...