São Filipe

Apóstolo de Cristo
Por Dilva Frazão

Biografia de São Filipe

São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre os primeiros na lista dos apóstolos. Ele é mencionado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

São Filipe nasceu em Betsaida, na Galileia, segundo os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Perdeu o pai exatamente na ocasião em que conheceu Jesus Cristo, e tornou-se o quinto apóstolo na hierarquia de Cristo.

Ao encontrar Filipe, Jesus o disse: “Siga-me” (Jo 1 – 43). Filipe se encontrou com Natanael e disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas, é Jesus de Nazaré, o filho de José” (Jo 1 – 45).

Multiplicação dos pães

Filipe esteve presente também na multiplicação dos pães. Quando estava se aproximando a Páscoa, Jesus viu uma grande multidão que vinha ao seu encontro e disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para eles comerem?” Filipe respondeu: “Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um”.

Um discípulo de Jesus, André, disse: “Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, o que é isso para tanta gente?” (Jo 6, 6-7-8-9). Nesse momento houve o milagre da multiplicação dos pães.

Em outra passagem do Evangelho de João, Filipe é abordado por alguns gregos que queriam conhecer o verdadeiro Messias. “Eles se aproximaram de Filipe e disseram”: “Senhor, queremos ver Jesus”. “Filipe falou com André e os dois foram falar com Jesus”. (Jo 12, 21-23).

A última ceia

A última intervenção de Filipe se deu depois da última ceia, quando Jesus foi traído por um discípulo. “Filipe disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós”. Jesus respondeu:

“Faz tanto tempo que estou no meio de vocês e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: Mostra-nos o Pai? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim?” (Jo 14, 8-9-10).

O milagre

Após a morte e a ressurreição de Jesus, Filipe foi enviado para pregar no Egito, Etiópia e depois rumou para a Grécia, onde se fixou em Hierápolis. Estando na Ásia Menor, ocorreu um fato curioso quando ele teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, acendendo um incenso.

Naquele momento, surgiu por trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados. Em um gesto, o apóstolo os fez ressuscitar e matou a cobra. Este gesto e diversos outros milagres de Filipe proporcionaram a conversão ao cristianismo um grande número de pagãos.

Morte

Segundo a tradição, conta-se que Filipe morreu crucificado de cabeça para baixo, aos oitenta e sete anos, em Gerápolis, na época do Imperador Domiciano. Suas relíquias teriam sido transportadas para Roma e colocadas na Igreja dos Apóstolos, junto com as relíquias de São Tiago, o Menor, no dia 1 de maio, portanto, a data festiva dos dois santos é comemorada neste mesmo  dia.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
  • Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
  • Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
  • São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
  • São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
  • São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
  • São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
  • São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi escolhido para ocupar a vaga de...
  • São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
  • São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
  • São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
  • São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
  • São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à ex...