São Cristóvão

Santo da Igreja Católica
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de São Cristóvão

São Cristóvão é um santo da Igreja Católica, venerado em todo o mundo como o protetor dos viajantes e motoristas.

Uma das lendas a respeito de São Cristóvão diz que ele nasceu no século III, que era filho do rei de Canaã e recebeu o nome de Ofero.

Outra informação diz que ele chamava atenção por sua musculatura física, e trabalhava para o rei de Canaã. Porém, não estava satisfeito com aquela situação e desejava trabalhar para alguém mais poderoso, o rei dos reis.

Durante uma festa no reino, Ofero percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas cantadas citavam o nome de satanás. Curioso, ele procurou saber o motivo daquele ato.  O rei respondeu que aquele era o símbolo de proteção contra a presença da força do mal.

São Cristóvão entendeu que o demônio deveria ser mais poderoso que o rei e, por isso, seria o mestre a quem ele queria servir. Então, passou a viajar em busca do demônio pelo deserto, até que encontrou um eremita que lhe contou a história de Jesus.

Ele descobriu que o mestre que ele procurava era Jesus Cristo e, para encontrá-lo era necessário rezar muito e jejuar, porém, Ofero não acreditou naquele conselho.

Então o eremita disse que ele teria que ficar à beira do rio para ajudar a travessia das pessoas e propagar o amor entre elas. Ofero converteu-se, recebeu o batismo e decidiu devotar a vida ao transporte dos viajantes que necessitavam atravessar um rio caudaloso.

Certo dia, apareceu um menino que pediu para que ele o levasse até a outra margem do rio. Ofero colocou a criança nos ombros, entrou na água e começou a sentir que o peso aumentava a cada passo.

Ao chegar à margem oposta, curvado pelo peso, ouviu do menino: “Não te surpreendas com o que aconteceu, pois comigo carregaste todos os pecados do mundo”. Só então Ofero reconheceu que o pequeno viajante era Jesus, que o mandou cravar na terra o cajado no qual se apoiava.

No dia seguinte, o cajado tinha se transformado em uma palmeira. O milagre fez com que muitos se convertessem e levou a Ofero a mudar seu nome para “Chistophoros, que em grego significa “aquele que carrega Cristo”.

Por esse motivo, Ofero ficou conhecido como “o portador de Cristo” e a Igreja Católica passou a lhe chamar de “São Cristóvão” e a lhe venerar como o padroeiro dos motoristas e viajantes. Sua festa é comemorada no dia 9 de maio, no Oriente, e em 25 de julho, no Ocidente.

Oração de São Cristóvão

"Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição. Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo. Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante. Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção. 

Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger. Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção. São Cristóvão protetor, seja nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo. Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém."

Oração do motorista

"São Cristóvão, que uma vez pudestes carregar o fardo preciosíssimo do Menino Jesus, e por isso, com razão, sois venerado e invocado como celeste protetor e ministro do trânsito, abençoai o meu carro. Dirigi minhas mãos, meus pés, meus olhos. Zelai pelos meus freios e pneumáticos, guiai minhas rodas. Preservai-me das colisões e de pneus que estouram, protegei-me em curvas perigosas, defendei-me contra cachorros soltos e pedestres imprudentes. 

Fazei-me uma pessoa cortês para com os outros motoristas, atenciosa com a polícia, cuidadosa nas vias públicas, atenta nas encruzilhadas e sempre sóbria para um dia na terceira marcha e com toda a segurança (porém não antes do dia por Deus marcado), possa chegar à garagem celeste, onde, depois de ter parado meu carro entre as estrelas, louvarei para sempre o nome do Senhor e a mão guiadora do meu Deus. Assim seja. São Cristóvão, protegei a nós e nossos carros nas ruas e nas estradas. Acompanhai-nos nas nossas viagens e excursões."

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica...
  • João XXIII (1881-1963) foi o 259.º papa da Igreja católica. Foi o sucessor do...
  • Papa Leão XIII (1810-1903) foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1878...
  • Papa Pio IX (1792-1878) foi Papa entre os anos de 1846 e 1878. Seu pontificad...
  • Santa Luzia (283-304) é uma santa venerada pela Igreja Católica e pela Igreja...
  • Bento XVI (1927-2022) foi o 265.º papa da igreja católica. Foi eleito para a...
  • João Paulo II (1920-2005) foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve...
  • São Jorge (275-303) é um santo venerado pelas Igrejas: Católica, Ortodoxa, An...
  • São Longuinho é um santo popular cristão conhecido como aquele que ajuda as p...
  • Tia Ciata Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como , foi uma personalid...