Santa Luzia

Santa da Igreja Católica
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Santa Luzia

Santa Luzia (283-304) é uma santa venerada pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Foi denunciada por ser cristã e por não se converter aos deuses romanos. É representada com dois olhos na mão, o que se levou à suposição de que seus olhos teriam sido arrancados por ocasião do martírio.

Santa Luzia (também conhecida por Lúcia), nasceu em Siracusa, no sul da Itália, no dia 7 de março de 283. Viveu provavelmente na época das perseguições do imperador romano Diocleciano aos cristãos.

Os primeiros dados a seu respeito são as referências contidas no Martyrologium Hieronymianum, e um uma inscrição, do ano 400, achada em Siracusa. Segundo a tradição, Luzia era uma jovem rica, que desprezou os bens materiais e o casamento.

Certo dia, Luzia e sua mãe estavam fazendo uma peregrinação para a cidade de Catânia, onde se encontrava o corpo de Santa Águeda, que morrera por não adorar os deuses romanos. Naquele dia, durante o Evangelho pregado na missa, foi falado que Santa Águeda curou uma mulher que vivia sofrendo com hemorragias.

Luzia pediu que Santa Águeda curasse sua mãe que sofria do mesmo problema. Durante a oração, Luzia sonhou com anjos que rodeavam Santa Águeda, que lhe falou: “Luzia, o que pedes a mim é uma coisa que você pode conceder”.

Luzia foi procurar sua mãe que lhe disse que estava curada. Nesse momento, Luzia revelou a sua mãe que tinha feito votos de castidade e que iria distribuir tosos os seus bens aos pobres.

Por não querer casar com um jovem rico e pagão, e por distribuir sua fortuna, Luzia foi denunciada e condenada pelas autoridades romanas que ficaram furiosas com a grande fé da jovem. Luzia foi levada ao imperador Diocleciano, que tentou convertê-la, porém Luzia mostrou-se irredutível. Foi então levada para um prostíbulo.

O martírio de Santa Luzia

Santa Luzia foi levada para um prostíbulo, mas ninguém conseguia tirar Luzia de lá. Foi então sentenciada à fogueira, mas Luzia fez uma oração que a protegeu das chamas, por intervenção divina.

O castigo mais cruel veio em seguida, quando o soldado, a mando do imperador, arrancou-lhe os olhos, e os entregou em um prato, mas segundo a tradição, milagrosamente surgiram olhos lindos e perfeitos em seu rosto.

Santa Luzia
Santa Luzia pintada por Francesco de Cossa, 1471 (National Gallery, Londres)

Vendo que nada lhe atingia, mandaram decapitar sua cabeça. Era o dia 13 de dezembro de 304 da era cristã. Seu corpo foi recolhido e sepultado nas catacumbas de Roma.

Sua fama se espalhou e Santa Luzia é hoje venerada em todo o mundo e principalmente no Brasil como a “santa protetora da visão”. É a padroeira do oftalmologista. Sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro.

Seus restos mortais estão hoje mantidos no Santuário de Santa Luzia em Veneza. Seu principal local de culto é a Igreja de Santa Luzia em Siracusa.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Santa Lídia , santa católica, a padroeira dos tintureiros...
  • Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica...
  • João XXIII (1881-1963) foi o 259.º papa da Igreja católica. Foi o sucessor do...
  • Papa Leão XIII (1810-1903) foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1878...
  • Papa Pio IX (1792-1878) foi Papa entre os anos de 1846 e 1878. Seu pontificad...
  • São Cristóvão é um santo da Igreja Católica, venerado em todo o mundo como o...
  • Bento XVI (1927-2022) foi o 265.º papa da igreja católica. Foi eleito para a...
  • João Paulo II (1920-2005) foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve...
  • São Sebastião foi um mártir romanos dos primeiros séculos da igreja cristã, p...
  • Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica macedônia. D...