Santa Lídia

Santa católica
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Santa Lídia

Santa Lídia, santa católica, a padroeira dos tintureiros, foi a primícia do cristianismo na Europa. Natural de Tiatira, cidade da Ásia, era pagã mais "temente a Deus", isto é, uma prosélita da religião hebraica em Filipos, na Macedônia, onde o Apóstolo Paulo, em companhia de Silas, Timóteo e Lucas, chegou na segunda viagem missionária, entre os anos 50 e 53.

Os missionários de Cristo, após terem pisado o solo europeu, aguardaram o Sábado para encontrar os correligionários hebreus em um lugar, na margem do rio Gangas, onde presumiam que eles pudessem se reunir (na falta de uma sinagoga) para a oração em comum e para a leitura de alguma página da Escritura. "No Sábado – narra São Lucas nos Atos dos Apóstolos – saímos porta afora, às margens do rio, onde supúnhamos que se fizesse oração. Sentados, dirigimos a palavra às mulheres que se haviam reunido. Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura, da cidade de Tiatira, adoradora de Deus nos escutava. O Senhor lhe abriu o coração, de sorte que ela aderiu às palavras de Paulo".

Supõe-se que Lídia fosse abastada e tivesse muita autoridade na família, uma vez que o tecido com que trabalhava era precioso, e seu testemunho foi suficiente para que seus familiares pedissem o batismo, aceitando os missionários em casa como hóspedes bem-vindos.

Os missionários de Cristo conseguiram, assim, sua primeira conquista em terra européia: uma mulher, Lídia, protótipo e símbolo de todas as mulheres que trariam entre as paredes de seu lar, a chama da fé em Cristo. A rica comerciante, dócil à graça, havia anteposto os interesses do espírito aos interesses econômicos, abandonando o comércio para recolher-se com outras mulheres na proseuca (lugar de oração), junto às margens do rio Gangas. Lídia, trazida à sua alma pelas palavras do Apóstolo e pela graça batismal, pediu com doce insistência, ou melhor, obrigou os missionários a aceitarem a sua hospitalidade.

Dessa maneira, a casa de Lídia tornou-se o primeiro centro comunitário, a primeira igreja na Europa.

O culto a Santa Lídia é uma tradição das mais antigas da Igreja Católica. É considerada a padroeira dos tintureiros. A santa é festejada no dia 3 de agosto

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica macedônia. D...
  • Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica...
  • João XXIII (1881-1963) foi o 259.º papa da Igreja católica. Foi o sucessor do...
  • Papa Leão XIII (1810-1903) foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1878...
  • Papa Pio IX (1792-1878) foi Papa entre os anos de 1846 e 1878. Seu pontificad...
  • Bento XVI (1927-2022) foi o 265.º papa da igreja católica. Foi eleito para a...
  • João Paulo II (1920-2005) foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve...