Santa Hildegarda de Bingen

Monja alemã

Biografia de Santa Hildegarda de Bingen

Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) foi uma monja beneditina, musicista, naturalista médica, poetisa e escritora alemã.

Santa Hildegarda de Bingen nasceu em Bermersheim vor der Höhe. Foi a décima filha de Hildebert e Mechtild. Desde a infância, já tinha visões místicas que, aliadas à sua frágil saúde, é possível que tenha sido motivos para que fosse enviada ao mosteiro.

Santa Hildegarda não é conhecida do grande público, porém, possui história e feitos impressionantes para a fé cristã. Numa época em que não era comum mulheres participarem das decisões políticas e religiosas. Além de mística, foi compositora, médica, poetisa, dramaturga e mestra do mosteiro de Rupertsberg. Sempre tinha como missão combater as heresias que ameaçavam a igreja católica. Em suas pregações, também condenava com muita coragem e veemência os vícios e abusos do clero.

Hildegarda foi também teóloga e discorreu sobre assuntos complexos, como a criação do homem, a concepção, estrutura e destino do cosmos, hierarquia dos anjos, entre outros.

Embora sua contribuição como musicista, teóloga e escritora tenha sido esquecida pouco depois de sua morte, Hildegarda teve grande influência junto à ordem beneditina. Foi considerada autoridade em assuntos religiosos pela Universidade de Paris e teve suas ideias bastante divulgadas na Inglaterra até os século XIV.

Obras mais importantes de Santa Hildegarda: a trilogia ”Liber scivias Domini”, "Liber scivias Domini" e "Liber divinorum operum", sobre suas visões místicas; “A Ordem das Virtudes" e "Sinfonia da Harmonia das Revelações Celestes”, obras musicais.

Veja também as biografias de:
  • Hannah Arendt (1906-1975) foi uma filósofa alemã, uma das raras vozes feminin...
  • Bauhaus foi uma famosa escola de artes, arquitetura e design, fundada em 1919...
  • Olga Benário (1908-1942) foi uma militante comunista alemã. Foi companheira d...
  • Maurício de Nassau (1604-1679) foi um conde, militar e administrador holandês...
  • Maria Reiche (1903-1998) foi matemática e importante arqueóloga alemã. Ficou...

Última atualização: 03/09/2012

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.