Bento XVI

Sumo Pontífice da Igreja Católica
Por Dilva Frazão

Biografia de Bento XVI

Bento XVI (1927) foi o 265.º papa da igreja católica. Foi eleito para a sucessão de João Paulo II em 2005. Além de cardeal, em 1977, foi nomeado Prefeito da Congregação Pela Doutrina da Fé, Pelo Papa João Paulo II.

Joseph Aloisius Ratzinger, nome de batismo de Bento XVI, nasceu em Marktl an Inn, uma pequena vila da Baviera, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Filho de Joseph Ratzinger, comissário de polícia, e de Maria Ratzinger, de descendência austríaca.

Em 1932 a família mudou-se para Aschau. Em 30 de janeiro de 1933 Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Nessa época, o jovem Joseph começou a mostrar sua vocação sacerdotal.

Em 1937 mudou-se com a família para Traunstein, onde no ginásio aprendeu o latim e com ele pode ler as fontes religiosas.

Início da carreira religiosa

Em 1939, Joseph ingressou no seminário-menor de Traunstein onde iniciou a carreira eclesiástica.

Com o início da Segunda Guerra Mundial o seminário foi fechado e o prédio foi usado como hospital militar.

Serviço militar e a guerra

O alistamento no grupo da “Juventude Hitlerista” tornou-se obrigatória a partir de 1938. Em 1941, com 14 anos, Joseph foi obrigado a entrar para a juventude, mas não participava dos encontros realizados pelo grupo.

Em 1941, Joseph retornou para a casa dos pais. Em 1943, com 16 anos, foi obrigado a se alistar no Exército Alemão, em uma divisão da Wehrnacht, encarregada da defesa antiaérea, nos arredores de Munique.

Em 1944 foi dispensado do serviço na bateria antiaérea e enviado a um campo de trabalho em Burgenland, para realizar trabalhos forçados. Em seguida, foi levado para o quartel de infantaria em Traunstein, onde desertou pouco depois.

Com a rendição alemã em 8 de maio de1945, Joseph foi preso no campo de concentração dos prisioneiros aliados em Bad Aibling. No dia 19 de junho foi libertado e retornou para a casa dos pais em Traunstein.

Vida religiosa e acadêmica

Junto com seu irmão Georg, Joseph Ratzinger retornou para o seminário. Em 29 de junho eles foram ordenados sacerdotes pelo cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique.

Em 1953 obteve o doutorado em Teologia com a tese “Povo e Casa de Deus na Doutrina da Igreja de Santo Agostinho”. Obteve também a habilitação para a docência com a dissertação “A Teologia na História de São Boaventura”. Lecionou em Bonn, em Münster e em Tubinga.

A partir de 1969 assumiu a cátedra dos cursos de “Dogmática” e “História do Dogma”, na Universidade de Ratisnona, onde foi também o Vice-reitor.

Em 1962, no pontificado do papa João XXIII (1958-1963), Ratzinger participou do “Concílio Vaticano II”, uma assembleia religiosa que pretendia ser um marco na modernização litúrgica e doutrinal da Igreja.

Em 1977 Joseph Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique e Frisinga, pelo papa Paulo VI (1963-1978), e elevado a Cardeal.

Em 1978 participou do conclave que elegeu o papa João Paulo I (1978), e do conclave que elegeu o papa João Paulo II (1978-2005).

Em 1981 foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, pelo papa João Paulo II, cargo que exerceu durante vinte e três anos.

Desde 1970, ganhou força o movimento da Teologia da Libertação, que tentou enxertar o marxismo em ensinamentos cristãos, sob o falso argumento da opção preferencial pelos pobres, porém foi rechaçado pelo para João Paulo II e posteriormente por Bento XVI.

Papa Bento XVI

No dia 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito papa pelo Colégio dos Cardeais, em seguida apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde foi aclamado por milhares de pessoas que se aglomeravam na Praça de São Pedro.

Bento XVI

Joseph Ratzinger tomou posse do papado no dia 24 de abril, em cerimônia na Basílica de São Pedro. A escolha do nome “Bento”, do latim “Benedictus” foi uma homenagem ao último papa italiano Bento XV (1914-1922).

Visita ao Brasil

Em 200 o papa Bento XVI veio ao Brasil para participar da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho, que ocorreu entre os dias 13 e 31 de maio, no Santuário de Aparecida, em São Paulo.

Nesse período, no dia 11 de maio o papa Bento XVI celebrou a canonização de Santo Antônio de Santa’Anna Galvão, o “Frei Galvão”, o primeiro santo brasileiro.

Bento XVI é considerado um intelectual da doutrina católica. Em seu currículo, conta-se mais de 5 doutorados e possui vários livros publicados, entre eles, a primeira encíclica "Deus Caritas Est", e "Jesus de Nazaré". No total, são mais de 600 títulos.

Doença e renúncia

Os primeiros sintomas do Parkinson surgiram um ano antes da renúncia, quando Bento XVI estava às vésperas de embarcar para uma viagem ao México e a Cuba.

No dia 23 de março de 2012, o pontífice já apresentava dificuldades para andar. Pela primeira vez apoiava-se em uma bengala. Depois já dependia de um andador ou uma cadeira de rodas.

Bento XVI

No dia 11 de fevereiro de 2013 o para Bento XVI disse aos cardeais, já anunciando a sua renúncia, a frase que ficou gravada na história:

“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência perante Deus, cheguei à conclusão de que as minhas forças, devido a uma idade avançada, não são capazes de um adequado exercício do ministério de Pedro”.

No dia 28 de fevereiro de 2013 o papa Bento XVI deixou o cargo, se tornando papa emérito, seu título oficial. Depois de renunciar, o papa embarcou em um helicóptero rumo ao palácio de verão na cidade de Castel Gandolfo, onde permaneceu recluso aguardando as reformas do convento onde irá residir.

O papa Bento XVI mora no convento Master Ecclesiae, dentro do Vaticano. Bento XVI foi sucedido pelo argentino “Francisco”, eleito em 13 de março de 2003.

Última atualização: 09/04/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica...
  • João XXIII (1881-1963) foi o 259º papa da Igreja católica. Foi o sucessor do...
  • Papa Leão XIII (1810-1903) foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1878...
  • Papa Pio IX (1792-1878) foi Papa entre os anos de 1846 e 1878. Seu pontificad...
  • João Paulo II (1920-2005) foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve...
  • São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por profe...
  • Santa Lídia , santa católica, a padroeira dos tintureiros...
  • Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica macedônia. D...