Ben Carson

Médico norte-americano

Biografia de Ben Carson

Ben Carson (1951) é um neurocirurgião pediátrico, psicólogo, professor e escritor norte-americano, nomeado para o cargo de Secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, no governo de Donald Trump.

Benjamin Solomon Carson (1951) nasceu em Detroit, Michigan, Estados Unidos, no dia 18 de setembro de 1951. Filho de Robert Solomon Carson, um pastor batista e de Sonya Carson, que teve seu primeiro filho com 13 anos. Quando Bem estava com oito anos, seus pais se separaram e sua mão ficou responsável por Ben e seu irmão mais velho. Bem era uma criança desmotivada, que só tirava notas baixas na escola, mas com o incentivo da mãe tornou-se um aluno exemplar.

Depois de formado com honras no ensino médio, Bem ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Yale, onde obteve a licenciatura em Psicologia. Em seguida, cursou Medicina na Universidade de Michigan, onde se especializou em neurocirurgia pediátrica. Fez residência no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, e com 33 anos tornou-se chefe dos residentes que se especializavam em neurocirurgia.

Ben Carson fez cirurgias inovadoras durante sua carreira. Foi o primeiro neurocirurgião a fazer cirurgia em um feto dentro do útero para retirada de tumor no tronco cerebral. Em 1987, alcançou renome mundial por realizar uma cirurgia de separação de gêmeos siameses unidos pela parte posterior da cabeça. A cirurgia complexa, que foi planejada durante cinco meses, durou 22 horas e envolveu 50 especialistas, entre médicos, enfermeiros e técnicos.

Ben Carson é membro da Alpha Omega Alpha Honor Society Medical e da Horatio Alger Association of Distinguished, uma associação sem fins lucrativos. Com uma trajetória brilhante na Medicina, Bem recebeu diversos prêmios, entre eles, a Medalha Spingarn (2006), a Medalha Presidencial da Liberdade (2008), a maior honraria civil dos Estados Unidos, e a The Ford’s Teatre Lincon Medal (2008).

Em maio de 2015, Bem Carson anunciou que estava concorrendo à indicação do Partido Republicano para as eleições presidências dos Estados Unidos. Inicialmente recebeu o apoio entre os cristãos conservadores, mas em março de 2016 desistiu da corrida presidencial alegando falta de propostas e respostas claras de seu partido sobre temas importantes. No dia 5 de dezembro de 2016, o presidente eleito Donald Trump, anunciou a nomeação de Bem Carson para Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de seu governo.

Bem Carson e sua esposa mantêm uma fundação, a The Carson Scholares Fud, para reconhecer e recompensar aqueles estudantes que se esforçam para conseguir excelência acadêmica. Escreveu diversos livros em que conta a história de sua vida e encoraja as pessoas a sonharem alto e buscarem a excelência, entre eles, “Bem Carson”, “Sonhe Alto”, “Risco Calculado” e “A Grande Visão”.

Veja também as biografias de:
  • Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico, cientista, pesquisador e sanitarista...
  • Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico inglês, que descobriu a penicilin...
  • Hipócrates (460 a.C.-377 a C.) foi um médico grego. Foi considerado o pai da...
  • Cláudio Galeno (129-199) foi um médico grego. Foi considerado o pai da Anatom...
  • William Harvey (1578-1657) foi médico inglês. Suas descobertas sobre o funcio...
  • Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
  • Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
  • Emílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no c...
  • Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
  • Herófilo (335-280 a.C.) foi um médico grego. Um dos primeiros médicos a disse...

Última atualização: 12/11/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.