William Harvey

Médico inglês

Biografia de William Harvey

William Harvey (1578-1657) foi médico inglês. Suas descobertas sobre o funcionamento do coração e da circulação do sangue pelas artérias e veias, revolucionaram a medicina.

William Harvey (1578-1657) nasceu em Folkestone, Inglaterra, no dia 1 de abril de 1578. Filho de Thomas Harvey, rico negociante e prefeito da cidade. Em 1588, com dez anos, entrou para a King School. Aos 15 anos ingressa no Cains College, em Cambridge. A experiência de participar da dissecação de cadáveres de dois criminosos, despertou-lhe o interesse pelos estudos médicos.

William Harvey ingressa na Universidade de Medicina, em Pádua, em 1597, famosa por ter tido como alunos Galileu e Vesálio. Depois de formado, vai para Londres, onde recebe licença para exercer a profissão. Foi admitido no Doutorado do Colégio dos Médicos da Universidade de Cambridge. Em 1607, torna-se Membro do Colégio e é nomeado médico do Hospital de São Bartolomeu. Em 1609, é nomeado professor de Anatomia e Cirurgia do Colégio Real.

William Harvey estudou os animais vivos. Abriu a cavidade torácica e observou diretamente o bater do coração. Viu que o órgão se mexia e depois parava. Tomou em suas mãos o coração do animal vivo e percebeu que ele ficava alternadamente duro e relaxado, como o movimento de um músculo. Percebeu que quando o coração estava duro, diminuía de volume e quando o coração afrouxava, aumentava de tamanho.

Notou que o coração mudava de cor. Quando duro e pequeno, ficava mais claro do que quando relaxado. Com suas observações concluiu que o coração é um músculo oco e que o espaço interno diminui e força o sangue para fora, tornando o músculo pálido. Quando o músculo está relaxado, o sangue entra na cavidade maior e o coração fica vermelho. Concluiu Harvey, "O coração é uma bomba".

Continuando seus estudos, segue o caminho do sangue pelo corpo e nota que as artérias pulsam no momento que o coração está contraído e que se essa artéria for furada, o sangue jorra. Bloqueando as artérias em vários pontos, concluiu que elas não produzem a pulsação, que era inteiramente ligada ao coração.

William Harvey descobriu que algumas veias e artérias eram vias de um só sentido, pois eram providas de válvulas, que levavam o sangue ao coração. Traçou o mapa dos fluxos do sangue pelo coração e pelas artérias, até chegar às veias e voltar ao coração. Em 1628, publica o livro "Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis Inanimalibus", contendo suas explicações sobre a circulação sanguínia.

William Harvey morreu em Londres, no dia 03 de junho de 1657.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 23/10/2015