Edward Jenner
Biografia de Edward Jenner
Edward Jenner (1749-1823) foi um médico rural inglês que entrou para a história por desenvolver a vacina contra a varíola, epidemia que matou grande parte da população mundial. No Brasil, a vacinação se tornou obrigatória em 1904.
Edward Jenner nasceu na cidade de Berkeley, em Gloucestershire, Sudoeste da Inglaterra, no dia 17 de maio de 1749. Filho do clérigo Stephen Jenner, estudou em escolas locais e mostrou logo cedo o interesse pela Biologia.
Estudou medicina em Londres, onde foi aluno do cirurgião Daniel Ludlow. Com 21 anos entrou para o St. Georges Hospital, de Londres a fim de trabalhar com John Hunter, o maior cirurgião da época.
Depois de formado no St. Georges Hospital, Jenner voltou para sua cidade natal onde estabeleceu uma clínica.
Contexto histórico
Na Europa do século XVIII, eram raras as pessoas que não contraiam varíola, em cada cem europeus, dez morriam com a doença.
Os que sobreviviam ficavam marcados na pele e com frequência resultavam cegos e surdos. Nenhum dos outros continentes escapou desse mal.
Em algumas zonas rurais da Inglaterra, acreditava-se que quem já tivesse sido contaminado pela varíola da vaca estava livre da doença.
Esta doença manifestava-se nos úberes da vaca, em forma de pequenas erupções e era com grande frequência transmitida aos ordenhadores.
O contágio se dava através de algum machucado que eles apresentavam nas mãos e nele aparecia uma ferida semelhante a do animal. Após esse pequeno processo infeccioso, essas pessoas resistiam às epidemias.
Descoberta da vacina da varíola
Observando a história da varíola da vaca Edward Jenner resolveu estudá-la e verificar sua capacidade de imunização.
De suas observações, concluiu que era uma forma atenuada da varíola que contaminava os homens. Verificou também que as pessoas atingidas por ela se imunizavam.
Em 14 de maio de 1796, Jenner injetou através de duas incisões superficiais no braço de um menino de oito anos o material extraído da lesão de uma jovem doente da varíola da vaca.
No dia 21, o menino queixou-se de dor nas axilas, no dia 23 sentiu calafrios e falta de apetite, mas no dia seguinte já se restabelecera.
Durante mais de um mês, o menino foi inoculado com material contaminado tomado de um doente em estado grave, mas não teve nenhuma reação.
Em 1798, Edward Jenner pulicou os resultados de sua experiência no tratado Investigação Sobre a Causa e os Efeitos da Varíola Vacum, que foi apresentado à Royal Society de Londres, que recebeu com desconfiança.
A técnica de imunização descoberta por Jenner mostrou-se eficaz e divulgou-se rapidamente na Europa, na América e depois no resto do mundo.
Jenner recebeu diversas honrarias e reconhecimentos em todo o mundo. O Parlamento Inglês o fez Cavaleiro e o premiou com 20 mil libras esterlinas. Oxford concedeu-lhe título honorário.
Edward Jenner faleceu em Berkeley, Gloucestershire, Inglaterra, no dia 26 de janeiro de 1823.
No Brasil, a vacinação se tornou obrigatória pelo decreto de 30 de outubro de 1904. A doença só foi erradicada na década de 1980, segundo a Organização Mundial da Saúde.
- William Harvey (1578-1657) foi um médico inglês. Suas descobertas sobre o fun...
- Wu Lien-teh Dr. foi um importante médico malaio que se destacou no início do...
- Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
- Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico bacteriologista escocês que desco...
- Hipócrates (460 a.C.-377 a C.) foi um médico grego, considerado o pai da Medi...
- Cláudio Galeno (129-199) foi um médico grego, um dos mais importantes da Anti...
- Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
- Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
- Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
- Paracelso (1493-1541) foi um médico, alquimista e filósofo suíço. Revoluciono...