Edward Jenner

Médico inglês

Biografia de Edward Jenner

Edward Jenner (1749-1823) foi um médico inglês que tornou-se famoso por desenvolver o princípio de imunização da varíola, doença que se propagou pela Europa no século VII e em 1567 atingiu e matou quase metade da população nativa da América espanhola, e em 1563 deixou viva apenas a quarta parte da população do Brasil.

Edward Jenner (1749-1823) nasceu na cidade de Berkeley, em Gloucestershire, Sudoeste da Inglaterra, no dia 17 de maio de 1749. Filho do clérigo Stephen Jenner, estudou em escolas locais e mostrou logo cedo o interesse pela Biologia. Resolveu seguir a carreira de Medicina. Foi aprendiz do cirurgião Daniel Ludlow. Com 21 anos entrou para o St. George’s Hospital, de Londres a fim de trabalhar com John Hunter, o maior cirurgião da época.

Depois de formado no St. George’s Hospital, Jenner voltou para Gloucestershire para estabelecer uma clínica. Nessa época, na zona rural da Inglaterra, acreditava-se que quem já tivesse sido contaminado pela “varíola da vaca” estava livre da doença. Essa erupção manifestava-se nas tetas da vaca, em forma de pequenas bolhas e era com grande frequência transmitida no momento da ordenha. Após esse contágio, essas pessoas resistiam às epidemias.

Edward Jenner resolveu estudar esse processo e verificar sua capacidade de imunização. De suas observações, cuidadosamente documentadas, concluiu que as pessoas que haviam tido varíola bovina não contraíam a varíola humana, ainda mesmo que postas em contato com os doentes. Em 1796, quando Sara Nelmes contraiu a varíola de uma vaca enferma, Jenner testou suas conclusões. Extraiu o líquido (linfa) da ferida da mão de Sara e injetou no braço de um menino sadio, através de duas incisões superficiais. Era 14 de maio de 1796. No dia seguinte o menino queixou-se de alguns sintomas, mas não apresentou a doença. A inoculação com varíola da vaca foi um sucesso.

Em 1798, Jenner publicou os resultados de suas experiências no tratado “Investigação Sobre a Causa e os Efeitos da Varíola Vacum”. A vacina foi recebida com desconfiança por alguns médicos e outros correram para reclamar para si a descoberta, e outros usaram a mesma ideia, porém misturando o material de varíola humana à bovina e assim matando, em vez de proteger as pessoas.

Depois que o princípio de imunização foi reconhecido Jenner recebeu diversas honrarias e reconhecimentos em todo o mundo. O Parlamento o fez Cavaleiro e o premiou com 20 mil libras esterlinas. Oxford concedeu-lhe título honorário. (A doença só foi erradicada na década de 1980, segundo a Organização Mundial da Saude).

Edward Jenner faleceu em Berkeley, Gloucestershire, Inglaterra, no dia 26 de janeiro de 1823.

Veja também as biografias de:
  • Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico inglês, que descobriu a penicilin...
  • William Harvey (1578-1657) foi médico inglês. Suas descobertas sobre o funcio...
  • Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Hipócrates (460 a.C.-377 a C.) foi um médico grego. Foi considerado o pai da...
  • Cláudio Galeno (129-199) foi um médico grego. Foi considerado o pai da Anatom...
  • Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
  • Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
  • Emílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no c...
  • Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
  • Herófilo (335-280 a.C.) foi um médico grego. Um dos primeiros médicos a disse...

Última atualização: 13/11/2015

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.