Paracelso
Biografia de Paracelso
Paracelso (1493-1541) foi um médico, alquimista e filósofo suíço. Revolucionou a medicina de seu tempo ao anunciar alguns dos princípios que seriam resgatados no século XIX pela homeopatia.
Médico inovador e criativo, preparou e aplicou muitos novos medicamentos, formados sobretudo de substâncias tóxicas como o arsênio, o mercúrio, o enxofre e o ópio.
Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, conhecido como Paracelso, nasceu em Einseideln, na Suíça, entre 10 e 14 de novembro de 1493. Formou-se em medicina em Viena e doutorou-se em Ferrara na Universidade de Basileia.
Adotou o nome Paracelso, que para muitos significa "superior a Celso" (Aulo Cornélio Celso, famoso médico romano do século I). Para outros, vem do equivalente ao seu sobrenome alemão "Hohenheim", "lugar alto". Porém, o prefíxo grego para ocorre com certa frequência nos escritos de Paracelso com sentido superlativo.
Após uma estada em Tirol, quando se ocupou em pesquisar a natureza dos minerais, voltou para a Basileia, quando em 1527 foi chamado para ocupar uma cadeira no curso de medicina.
Paracelso, com suas ideias inovadoras, opunha-se à medicina ensinada na época baseada nas teses de Cláudio Galeno, Avicena e Rhazés. Foi afastado do cargo e viajou pela Europa, estudando e divulgando suas teorias.
Precursor da homeopatia
Paracelso pretendia que houvesse correspondência entre o mundo exterior e as diversas partes do organismo humano, e seguindo as lições dos alquimistas, ensinava que o "mercúrio, o sal e o enxofre" eram os elementos principais do nosso corpo.
Segundo ele, a predominância de um deles causaria determinada enfermidade. De suas observações surgiram métodos inovadores. Em 1530 fez a melhor descrição até então registrada da sífilis e assegurou que a doença podia ser curada com doses de mercúrio.
Em 1536 publicou Grande Tratado de Cirurgia, que lhe trouxe fama e riqueza. Descobriu que a doença dos mineiros era silicose e não castigo divino, como se acreditava, e enunciou alguns dos princípios que seriam resgatados no século XIX por Hahnemann, fundador da homeopatia.
Sempre perseguido, Paracelso encontrou refúgio em Salzburg onde permaneceu graças à proteção do arcebispo Ernst, até seus últimos dias.
As teorias de Paracelso
As teorias de Paracelso refletem fundamentalmente a influência do neoplatonismo.
Suas ideias sobre a identidade entre o macrocosmo e o microcosmo levaram-no a ver o organismo humano formado de três elementos: o sal, simbolizado pelas cinzas que sobrevêm ao fogo, o enxofre que desaparece e o mercúrio que se volatiliza.
Para ele, há uma analogia com a Santíssima Trindade, pois o macrocosmo e o microcosmo estariam subordinados a leis da afinidade universal.
Paracelso chamou de arqueu a força geradora universal, que combinaria os elementos da matéria preservando a vida. Uma falha no arqueu provocaria a desunião dos três elementos e consequentemente a doença.
Salientou a importância para a medicina do estudo das leis físicas da natureza, da compreensão dos fenômenos biológicos e da preparação química dos remédios. Nestes, introduziu substâncias minerais tais como o arsênico, o mercúrio, o enxofre, o chumbo, o ferro e também o ópio.
Trabalhou nas pesquisas do elixir da longa vida e formulou uma concepção da "linfa organizadora", bálsamo natural que viria a servir de cura, como panaceia, de todos os males da saúde o que chamou de múmia.
No inverno de 1541, Paracelso foi ataco por uma doença desconhecida que o consumia pouco a pouco. Faleceu em Salzburgo, Áustria, no dia 24 de setembro de 1541. Seu corpo foi sepultado na Igreja de Santo Estevão.
Frases de Paracelso
- "O que Deus quer são nossos corações e não as cerimônias, já que com elas a fé nele perece. Se quisermos buscar a Deus, devemos buscá-lo dentro de nós mesmos, pois fora de nós jamais o encontraremos".
- "Todas as substâncias são venenos, não há nenhuma que não seja um veneno. A dose certa diferencia um veneno e um remédio".
- "A medicina se fundamenta na natureza, a natureza é a medicina, e somente naquela devem os homens buscá-la. A natureza é o mestre do médico, já que ela é mais antiga do que ele e ela existe dentro e fora do homem".
- Wu Lien-teh Dr. foi um importante médico malaio que se destacou no início do...
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e...
- Paul Klee (1879-1940) foi um pintor suíço, naturalizado alemão, considerado u...
- Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da P...
- Ferdinand de Saussure (1857-1913) foi um importante linguista suíço, estudios...
- Daniel Bernoulli (1700-1782) foi um importante matemático, físico, fisiologis...
- Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
- Le Corbusier (1887-1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor franco-suíço. F...
- Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
- Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico bacteriologista escocês que desco...