Carl Gustav Jung

Psiquiatra suíço

Biografia de Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo.

Carl Gustav Jung nasceu em Kesswil, na Suíça, no dia 26 de junho de 1875. Filho de um pastor protestante, com quatro anos, mudou-se com a família para a Basiléia, na época, um grande centro cultural da Suíça.

Formação

Jung desistiu da carreira eclesiástica para estudar filosofia e medicina na Universidade da Basiléia, onde ingressou em 1895 e logo despertou o interesse pelos fenômenos psíquicos. Concluiu o curso em 1900.

Interessado nos problemas de transtornos de conduta, seguiu os ensinamentos do psicólogo e neurologista francês Pierre Janet no hospital de la Salpêtrière de Paris.

Em seguida, trabalhou como assistente do psiquiatra Eugen Bleuler, na Clínica Bugholzli, em Zurique, médico que se tornou célebre pelos estudos da esquizofrenia. Em 1902, Jung obteve o doutorado na Universidade de Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos Chamados Ocultos”.

Jung e Freud

Em 1904, Jung montou um laboratório experimental onde iniciou a aplicação de sua tese para o diagnóstico psiquiátrico, através da associação das palavras. Identificou conteúdos psíquicos reprimidos para o qual denominou de “complexo”, estudo esse muito explorado por Freud.

Em 1905 tornou-se livre docente de Psiquiatria na Universidade de Zurique. Em 1907 iniciou seu contato com Freud. Em 1908, juntos com Adler, Jones e Stekel, se reuniram no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise.

Dois anos mais tarde, o grupo fundou a Sociedade Psicanalítica Internacional, da qual Jung se tornou o primeiro presidente e posteriormente criou sucursais em vários países.

A publicação, em 1912, de seu livro Transformações e símbolos da Libido significou o início de suas divergências com Freud, que culminariam com o afastamento de Jung do movimento psicanalítico.

Na obra, Jung contesta os princípios da análise de Freud sobre a grande influência que os traumas sexuais deixavam na vida humana. Por outro lado, Freud não admitia que os fenômenos espirituais fossem usados por Jung como fonte de estudos.

O relacionamento de Jung com Freud acabou de vez quando Jung publicou Psicologia do Inconsciente (1911) no qual faz alguns argumentos contra as ideias de Freud.

Psicologia Analítica

Carl Gustav Jung procurava entender o significado simbólico dos conteúdos do inconsciente, a fim de fazer a distinção entre a psicologia individual e a psicanálise, deu à sua disciplina o nome de “Psicologia Analítica”.

Jung seguiu seu caminho e destacou-se no uso de técnicas de estudos dos desenhos e dos sonhos. Ambos relacionados ao inconsciente humano.

Em Tipos Psicológicos (1920), Jung observou que conforme a energia vital se dirigisse para o interior ou para o exterior, resultaria no aparecimento de um dos dois tipos psicológicos fundamentais: a introversão ou a extroversão.

Outros conceitos centrais da psicologia analítica são os complexos (conjunto de representações psíquicas cuja influência se manifesta sem nenhum controle do eu) e o do inconsciente coletivo.

Teoria dos arquétipos

Segundo Carl Jung, as sociedades humanas participam de arquétipos comuns a todas elas, que se expressam através dos mitos, da arte, da religião, dos sonhos e também da loucura e das doenças psíquicas.

Buscando determinar a natureza dos arquétipos, Jung penetrou numa aventura espiritual que foi considerada, em algumas ocasiões, próxima do misticismo, como destacou nos livros: Psicologia e Religião (1939) e Psicologia e Alquimia (1944).

Carl Gustav Jung faleceu em Zurique, na Suíça, no dia 6 de junho de 1961.

Veja também as biografias de:
  • Ana Beatriz Barbosa Silva (1967) é uma psiquiatra, escritora, palestrante bra...
  • Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e importante psicólogo austríaco. Foi...
  • Augusto Cury (1958) é um médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro,...
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social e teórico político s...
  • Paul Klee (1879-1940) foi um pintor suíço, naturalizado alemão, considerado u...
  • Daniel Bernoulli (1700-1782) foi um importante matemático, físico e professor...
  • Ferdinand de Saussure (1857-1913) foi um importante linguista suíço, estudios...
  • Roger Federer (1981) é um tenista suíço, um dos melhores jogadores de todos o...
  • Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
  • Le Corbusier (1887-1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor franco-suíço. F...

Última atualização: 26/06/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.