William James

Filósofo e psicólogo norte-americano

Biografia de William James

William James (1842-1910) foi um filósofo e importante psicólogo norte-americano. Um dos criadores da escola filosófica conhecida como “pragmatismo” e um dos pioneiros da “Psicologia Funcional”.

William James (1842-1910) nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 11 de janeiro de 1842. Filho de Henry James, também filósofo e teólogo, e irmão do escritor Henry James Jr. Seu pai, bem familiarizado com as elites literárias e intelectuais da época, deu aos filhos uma educação cosmopolita. William estudou francês e alemão, e ainda menino fez duas viagens à Europa. Durante três anos percorreu a Inglaterra, França e Suíça, visitando museus, bibliotecas e teatros.

De volta aos Estados Unidos, estudou pintura com William Morris Hunt. Em 1861 ingressou na Escola científica Lawrence da Universidade de Harvard. Em 1864 iniciou o curso de Medicina na Harvard Medical School. Em 1865, acompanhou o naturalista Louis Agassiz na Expedição Thayer, em estudo científico no Brasil. Durante oito meses, esteve no Amazonas e no Rio de Janeiro e registrou tudo em seu diário, onde também desenhou cenas da expedição.

Em abril de 1867, interrompeu os estudos de medicina para fazer um tratamento de saúde em uma estância na Alemanha, onde permaneceu até novembro de 1868. Nessa época dedicou-se à leitura e reflexões, e começou a pulicar seus primeiros textos. Em junho de 1869 recebeu seu MD (Medical Doctor). Em 1872, depois de um longo período de busca filosófica, William James resolveu o que ele chamou de sua “doença da alma”. Descobriu que seu interesse não estava na medicina e sim na filosofia e na psicologia.

William James passou a maior parte de sua carreira acadêmica em Harvard. A diversidade de interesses o levou a ser nomeado instrutor de fisiologia, em seguida foi nomeado instrutor de anatomia. Em 1876 foi professor assistente de psicologia. Em 1881 ocupou o cargo de professor assistente de filosofia, e professor titular em 1885. Em 1989 assumiu a cadeira de psicologia. Um de seus principais interesses era o estudo científico da mente humana, seus valores morais e espirituais, numa época em que a psicologia estava se formando como ciência.

Em 1890, após 12 anos de elaboração, publicou o livro “Princípios de Psicologia”, uma obra inovadora, com mil e duzentas páginas, em dois volumes, que pela primeira vez apresentava a Psicologia como matéria independente, e a sua relação com a fisiologia. Foi o pioneiro da Psicologia Funcional. A obra o projetou na comunidade científica da época. Em 1892 publicou “Psicologia”.

Como filósofo foi responsável por aquela que seria considerada a maior contribuição americana à filosofia, foi um dos criadores da escola filosófica conhecida como “Pragmatismo”, que foi desenvolvido a partir da análise do fundamento lógico das ciências, convertendo-se na base da avaliação de qualquer experiência. Em 1897 publicou “A Vontade de Crer e Outros Ensaios sobre Filosofia Popular”.

Durante décadas, Willian James aplicou os seus métodos empíricos à investigação de temas filosóficos e religiosos. Explorou a questão da existência de Deus, da imortalidade da alma, dos valores éticos e do livre arbítrio, como fonte da experiência religiosa e moral.

William James faleceu em New Hampshire, Estados Unidos, no dia 26 de agosto de 1910.

Veja também as biografias de:
  • Carl Rogers (1902-1987) foi um psicologo norte-americano. Desenvolveu a Psico...
  • Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela T...
  • Gordon Allport (1897-1967) foi psicólogo norte-americano. Autor do livro Pers...
  • John Watson (1878-1958) foi um psicólogo norte-americano, reconhecido como o...
  • Ralph Waldo Emerson (1803-1882) foi um escritor, ensaísta, poeta, filósofo am...
  • Daniel Goleman (1946) é um psicólogo, escritor e jornalista norte-americano,...
  • Jean Piaget (1896-1980)foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedag...
  • Lev Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielo-russo que realizou diversas p...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...

Última atualização: 14/02/2017