São Longuinho

Santo popular cristão
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de São Longuinho

São Longuinho é um santo popular cristão conhecido como aquele que ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos. Para conseguir seu auxílio, normalmente se promete três pulinhos como recompensa.

A simpática figura, no entanto, tem uma origem contraditória que remonta os tempos da crucificação de Cristo.

A história de São Longuinho

Seu nome vem do termo em latim Longinus, que se relaciona à lança comprida que usava como soldado romano. Ele teria sido um personagem presente durante a paixão de Cristo.

Na época, após a crucificação, foi ordenado por Pôncio Pilatos que os corpos dos executados fossem retirados das cruzes para não ficarem expostos durante o sábado. Assim, a ideia era quebrar as pernas dos moribundos para acelerar suas mortes.

Jesus, entretanto, já estava sem vida. Para comprovar a morte, o soldado Longinus acertou-lhe o peito com a comprida lança, que atravessou o corpo de Cristo e fez com que espirrasse sangue e água em seus olhos.

Os escritos bíblicos contam que Longinus era um homem de baixa estatura e com um sério problema na vista. Dessa forma, quando o sangue de Cristo cai sobre seus olhos, ele recupera a visão completamente. 

Diante de tal milagre e dos futuros acontecimentos após a crucificação e ressurreição, Longinus se converteu e aceitou Cristo como salvador, abandonando o exército romano.

Ele fugiu para a Capadócia, mas foi perseguido e capturado, sendo entregue a Pilatos. O ex-soldado foi então torturado, morto e decapitado por ser considerado um traidor.

Quase mil anos depois, em 999, o Papa Silvestre II canonizou Longinus, transformando-o em santo.

Comemora-se o dia de São Longuinho em 15 de março.

Por que ele ajuda a encontrar objetos perdidos?

A fama de que o santo ajuda a achar coisas perdidas tem relação com sua baixa estatura. Por ser baixinho, tinha uma visão privilegiada do chão e conseguia encontrar objetos caídos que outras pessoas não viam.

Outra possível explicação para a crença tem origem no momento de canonização. Alguns documentos necessários haviam se perdido e, após o Papa rezar pedindo ajuda ao santo, os papéis foram encontrados e o processo de santificação avançou.

Por que são oferecidos 3 pulinhos a São Longuinho?

Segundo constam os relatos bíblicos, Longinus tinha um problema de locomoção. Assim, os 3 pulinhos seriam uma homenagem simbólica a ele e uma forma de invocar seu auxílio. A prática é vista como uma "superstição" ou devoção.

Oração a São Longuinho

Ó glorioso São Longuinho, soldado romano, mártir de Cristo, que fostes tocado pela graça divina ao perfurardes com vossa lança o lado de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz. Rogai por nós que vos invocamos, para que sejamos libertos de todo o mal e alcancemos as graças que humildemente vos pedimos (faça seu pedido). Glorioso São Longuinho, intercedei por nós diante do trono de Deus Pai. Amém.

Talvez você também se interesse:

Foto do card: Estátua de São Longuinho em Braga (Portugal). Crédito: Joseolgon

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do...
  • Patativa do Assaré (1909-2002) foi um poeta e repentista brasileiro, um dos p...
  • Mestre Vitalino (1909-1963) foi um artista popular brasileiro, considerado um...
  • São Jorge (275-303) é um santo venerado pelas Igrejas: Católica, Ortodoxa, An...
  • Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica...
  • Tia Ciata Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como , foi uma personalid...