São Marcos

O evangelista

Biografia de São Marcos

São Marcos, evangelista, foi um discípulo de São Pedro. Foi o autor do Evangelho Segundo São Marcos e o fundador da Igreja de Alexandria.

São Marcos era de origem hebraica, da tribo de Levi. Como era costume entre os hebreus, São Marcos recebeu dois nomes, um hebreu – João e outro romano – Marcos. Sua mãe é mencionada na Bíblia em Atos dos apóstolos (12-12) “Pedro então refletiu e foi para a casa de Maria, mãe de João, também chamado de Marcos, onde se havia reunidos para rezar”.

Marco fazia parte dos setenta apóstolos que propagavam a fé cristã. Era primo de Barnabé, um companheiro de viagem de Paulo. Na primeira viagem apostólica de Paulo, Marcos o acompanhou, momento em que desenvolveu o gosto pelas atividades apostólicas, mas depois se afastou da fé.

Discípulo de Pedro

Posteriormente, Marcos foi um dos primeiros discípulos de Pedro, que lhe restituiu a fé após ele ter deixado Jesus. Na festa de Pentecoste recebeu o santo Batismo das mãos do Príncipe dos Apóstolos, uma vez que em sua primeira epístola, Pedro o chama de filho: (I Pedro, 5 – 13) “A comunidade que vive na Babilônia, escolhida como vocês, manda saudações. Marcos, meu filho, também manda saudações”.

Evangelho de São Marcos

No ano de 42, quando Pedro teve que se ausentar de Roma, entregou a vigilância da jovem Igreja a seu discípulo Pedro. Atendendo aos pedidos dos primeiros cristãos de Roma, de deixar-lhes um documento escrito, que contivesse tudo que ouviram da doutrina, dos milagres e da morte de Jesus, São Marcos escreveu o Evangelho que recebeu seu nome com a finalidade precisa de responder à pergunta: “Quem é Jesus”. O evangelista, porém não responde com doutrinas teóricas ou discursos de Jesus. Ele apenas relata a prática ou atividade de Jesus, fazendo compreender que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Marcos deixa claro que sua obra não é completa e que o leitor, através de sua própria vida, torne-se discípulo de Jesus.

Igreja de Alexandria

Depois de ter passado alguns anos em Roma, São Marcos foi enviado por Pedro para evangelizar Aquileia, cidade de considerável tamanho, onde ele conseguiu formar uma grande cristandade. Em seguida foi enviado para evangelizar o Egito. Marcos desembarcou em Cirene na Pentápolis, esteve na Líbia e em Tebaida, e finalmente chegou a Alexandria, onde fixou residência e permaneceu durante 19 anos. Nessa época, edificou uma igreja dedicada a São Pedro, a Igreja de Alexandria.

Depois de várias perseguições e dois anos ausente da cidade, ao retornar foi perseguido pelos pagãos que estavam ressentidos com a propagação da religião cristã. Ao prendê-lo, colocaram uma corda em seu pescoço e o arrastaram pelas ruas da cidade até sua morte. Em 828, seus restos mortais foram transportados para Veneza e colocados em um edifício construído para guardar as relíquias do apóstolo. Hoje, no local, se encontra erguida a Basílica de São Marcos, na Praça de São Marcos em Veneza, em sua homenagem.

Última atualização: 27/06/2017