São Marcos
Biografia de São Marcos
São Marcos Evangelista foi um discípulo de São Pedro. A tradição cristã lhe atribui a autoria do Evangelho Segundo São Marcos, no qual relata o caminho de Jesus. Foi o fundador da Igreja de Alexandria, dedicada a São Pedro.
São Marcos era de origem hebraica, da tribo de Levi. Como era costume entre os hebreus, São Marcos recebeu dois nomes, um hebreu João, e outro romano Marcos.
Sua mãe, Maria de Jerusalém, é mencionada na Bíblia em Atos dos Apóstolos, após Pedro sair da prisão com a ajuda de um anjo: Pedro então refletiu e foi para a casa de Maria, mãe de João, também chamado de Marcos, onde muitos se haviam reunidos para rezar. (At 12,12)
Marcos fazia parte dos setenta apóstolos que propagavam a fé cristã. Era primo de Barnabé, um companheiro de viagem de Paulo. Na primeira viagem apostólica de Paulo, Marcos o acompanhou, momento em que desenvolveu o gosto pelas atividades apostólicas, mas depois se afastou da fé.
Discípulo de Pedro
Posteriormente, Marcos foi um dos primeiros discípulos de Pedro, que lhe restituiu a fé após ele ter deixado Jesus.
Na festa de Pentecoste recebeu o santo Batismo das mãos do Príncipe dos Apóstolos, uma vez que em sua primeira epístola, Pedro o chama de filho: A comunidade que vive em Babilônia, escolhida como vocês, manda saudações. Marcos, meu filho, também manda saudações. (IPd 5,13)
Evangelho de São Marcos
No ano de 42, quando Pedro teve que se ausentar de Roma, entregou a vigilância da jovem Igreja a seu discípulo Marcos.
Atendendo aos pedidos dos primeiros cristãos de Roma, de deixar-lhes um documento escrito, que contivesse tudo que ouviram da doutrina, dos milagres e da morte de Jesus, São Marcos escreveu o Evangelho que recebeu seu nome com a finalidade precisa de responder à pergunta: Quem é Jesus.
O evangelista, porém não responde com doutrinas teóricas ou discursos de Jesus, ele apenas relata a prática ou atividade de Jesus, fazendo compreender que Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus. Marcos deixa claro que sua obra não é completa e que o leitor, através de sua própria vida, torne-se discípulo de Jesus.
Igreja de Alexandria
Marcos colaborou com o apóstolo Paulo, que conheceu em Jerusalém, com o qual foi a Chipre e, depois, a Roma. No ano 66, São Paulo escreveu a Timóteo da prisão romana: Procure Marcos e traga-o com você, porque ele pode ajudar-me no ministério (2Tm 4,11).
Depois de ter passado alguns anos em Roma, São Marcos foi enviado por Pedro para evangelizar Aquileia, cidade de considerável tamanho, onde ele conseguiu formar uma grande cristandade.
Em seguida foi enviado para evangelizar o Egito. Marcos desembarcou em Cirene na Pentápolis, esteve na Líbia e em Tebaida, e finalmente chegou a Alexandria, onde fixou residência e permaneceu durante 19 anos.
Nessa época, edificou uma igreja dedicada a São Pedro, a Igreja de Alexandria.
Depois de várias perseguições e dois anos ausente da cidade, ao retornar foi perseguido pelos pagãos que estavam ressentidos com a propagação da religião cristã.
Ao prendê-lo, colocaram uma corda em seu pescoço e o arrastaram pelas ruas da cidade de Alexandria, até sua morte em 25 de abril do ano 68. Seu corpo deveria ser queimado, mas foi salvo pelos fiéis e sepultado em uma gruta.
Em 828, seus restos mortais foram transportados para Veneza e colocados em um edifício construído para guardar as relíquias do apóstolo. Hoje, no local, se encontra erguida a Basílica de São Marcos, na Praça de São Marcos em Veneza, em sua homenagem.
São Marcos é Padroeiro dos tabeliães e escrivães. É venerado como Santo por várias Igrejas Cristãs, além da Católica, como a Ortodoxa e a Copta, que o considera seu Patriarca.
- Billy Graham foi um evangelista norte-americano de destaque nos EUA e no mund...