São Lucas

Foi um dos quatro evangelistas
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de São Lucas

São Lucas foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Lucas apresenta os caminhos de Jesus. Seu dia é comemorado em 18 de outubro.

São Lucas nasceu na Antioquia, na Síria antiga, situada próxima à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era Cristã. Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada. De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.

São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos de idade. As primeiras referências a São Lucas constam das Cartas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “querido médico” (Fn 1,24) (Cl 4,14). E diz que Lucas foi o único que ficou do lado dele enquanto esteve preso. (2Tm 4,11)

Lucas não conheceu Jesus Cristo pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

Evangelho de São Lucas

Para os primeiros cristãos, o Evangelho (em grego, boa nova) era uma mensagem de salvação obtida pela morte e ressurreição de Jesus. O termo Evangelho logo passou a designar o livro que trazia a mensagem de salvação. Os quatro livros do evangelho foram redigidos por MateusMarcos, Lucas e João.

O Evangelho de Lucas é o terceiro Evangelho. O Evangelho apresenta o caminho de Jesus com todos os acontecimentos que entraram para a história. Lucas é o evangelista que mais fala sobre Maria (mãe de Jesus), traça a história da gravidez da Virgem e traz também os segredos da anunciação.

Lucas não foi testemunha dos acontecimentos que narra no Evangelho: “Elas começaram do que nos foi transmitido por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra”. Lc 1,2)

Lucas relata o nascimento de João Batista e de Jesus: “Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz a um filho”. (Lc 1,57). “Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz a seu filho primogênito”. (Lc 2.6,7)

Lucas descreve o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão, por João Batista: “Todo o povo foi batizado. Jesus, depois de batizado, estava rezando, Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado”. (Lc 3, 21-22)

No Evangelho, Lucas relata as peregrinações de Jesus, seus ensinamentos e seus milagres: “Jesus foi a Cafarnaum, uma cidade da Galiléia, e aí ensinava aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com os ensinamentos, porque Jesus falava com autoridade”. Lc 4, 31-32)

Em seu Evangelho, São Lucas faz um relato de todo o martírio de Jesus, desde sua prisão, sua crucificação e morte: “Já era mais ou menos meio dia, e uma escuridão cobriu toda a região até às três horas da tarde, pois o sol parou de brilhar. Então Jesus deu um forte grito: Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. Dizendo isso, expirou”. (Lc 23, 44-46)

São Lucas relata o momento em que Maria Madalena, Joana, e Maria, mãe de Tiago encontraram a pedra do túmulo removida: “Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus, e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Cheias de medo, elas olhavam para o chão. No entanto, os dois homens disseram: Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!”. (Lc 24, 3-5)  

Ato dos Apóstolos

A introdução do Atos dos Apóstolos cita: “O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito provavelmente entre 80 e 90 d.C. Seu autor é o mesmo do terceiro Evangelho; desde o sec. II, a tradição o identifica como Lucas, o médico que acompanhou Paulo”. O livro dos Atos apresenta o caminho da Igreja, que prolonga o caminho de Jesus.

No Ato dos Apóstolos, Lucas relata todo o caminho dos apóstolos após Jesus ser levado para o céu. A missão de Paulo é a mais destacada uma vez que São Lucas participou dessa missão, quando o autor emprega o plural “nós” ao falar dos que pregavam.

Tudo indica que Lucas se juntou a Paulo, quando este em Trôade: “Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente estava de pé um macedônio que lhe suplicava: Venha à Macedônia e ajude-nos! Depois dessa visão, procuramos imediatamente partir para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que deus acabava de nos chamar para anunciar aí a Boa Notícia. (At 16,9-10)

Depois: “Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana”. (At 16,11-12)

No percurso de volta, Lucas relata: “Quando chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. No dia seguinte, Paulo foi conosco à casa de Tiago, onde todos os anciãos estavam reunidos. (At 21,17-18)

Viajando por mar, chegaram em Roma para onde Paulo foi deportado depois de ser preso em Jerusalém. “Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, sob a vigilância de um soldado”. (At 28,16)

São Lucas
São Lucas, escultura de Nanni de Branco (Museu do Dumo, Florença

Segundo a tradição, Lucas acompanhou Paulo até a sua morte em Roma.

Morte

Existem várias versões sobre a morte de São Lucas: de acordo com algumas, ele foi martirizado em Pátara e, segundo outras, em Roma, ou ainda em Tebas. A tradição diz que ele morreu como mártir pendurado em uma árvore na Acaia, no ano 84.

São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores. Na tradição litúrgica seu dia é comemorado em 18 de outubro. São Lucas é representado com um livro.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Deus Hermes Hermes é um personagem da mitologia grega que ficou conhecido como o mensagei...
  • Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo e escritor alemão de grande i...
  • Luís XVI da França (1754-1793) foi rei da França entre 1774 e 1792. Foi o últ...
  • Luís XIV (1638-1715) foi rei da França entre 1643 e 1715 um período de ouro d...
  • Maria I da Inglaterra (1516-1558) foi a primeira rainha da Inglaterra a reina...
  • Dario I (550-478 a.C.) foi rei da Pérsia. Venceu os caldeus e os babilônicos,...
  • Alexandre de Gusmão (1695-1753) foi diplomata português. De nacionalidade bra...
  • Salvador Correia de Sá , o Velho (1537-1632) foi um alto funcionário colonial...
  • Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819) foi o delator dos inconfidentes mineiro...
  • Átila (406-453) foi um dos maiores guerreiros da história, o mais perverso do...