São Lucas

Foi um dos quatro evangelistas
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de São Lucas

São Lucas foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho  e do livro dos Atos dos Apóstolos. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Seu dia é comemorado em 18 de outubro.

São Lucas nasceu na Antioqua, na Síria, situada próxima à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era Cristã. Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada. De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.

São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).  

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores. Na tradição litúrgica seu dia é comemorado em 18 de outubro. São Lucas é representado com um livro ou com um touro alado, pois inicia o Evangelho falando do templo onde eram imolados os bois.

Evangelho de São Lucas

Para os primeiros cristãos, o Evangelho (em grego, boa nova) era uma mensagem de salvação obtida pela morte e ressurreição de Jesus. O termo Evangelho logo passou a designar o livro que trazia a mensagem de salvação. Os quatro livros do evangelho foram redigidos por Mateus, Marcos, Lucas e João.

O Evangelho de São Lucas divide-se em três partes:

  1. A atividade de Jesus na Galileia (3-9,50)
  2. O caminho para Jerusalém (10-18)
  3. Jesus em Jerusalém: paixão e morte, ressurreição.

No “caminho para Jerusalém”, Lucas insere artificialmente um grande conjunto de textos, principalmente palavras de Jesus, que não se encontram nos demais evangelhos.

Lucas é o evangelista que mais fala sobre a Virgem Maria, traça uma biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Traz também os segredos da anunciação, da Visitação do Natal, deixando entender que conheceu pessoalmente a Virgem Maria.

Lucas ressalta em seu evangelho os aspectos mais destacados da personalidade de Jesus: o amor, sua delicadeza e compaixão pelos pobres, as crianças, as mulheres, os pecadores, como nas parábolas do bom samaritano, do amigo importuno, da ovelha perdida e do filho pródigo. Ressalta a piedade, a oração, a alegria nascida da fé e a ação do Espírito Santo.

Morte

Existem várias versões sobre a morte de São Lucas: de acordo com algumas ele foi martirizado em Patras e, segundo outros, em Roma, ou ainda em Tebas. A tradição diz que ele morreu como mártir pendurado em uma árvore na Acaia, no ano 84.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819) foi o delator dos inconfidentes mineiro...
  • Átila (406-453) foi um dos maiores guerreiros da história, o mais perverso do...
  • Carlos Magno (742-814) foi Imperador da dinastia dos Carolíngios, um dos mais...
  • Dwight D. Eisenhower (1890-1969) foi presidente dos Estados Unidos entre 1953...
  • Henrique Dias foi um dos mais bravos combatentes pernambucanos que se destaco...
  • Friedrich Nietzsche Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo e escritor alemão de grande i...
  • Luís XVI da França (1754-1793) foi rei da França e duque de Berry. Foi o últi...
  • Maria I da Inglaterra (1516-1558) foi a primeira rainha da Inglaterra a reina...
  • Luís XIV (1638-1715) foi rei da França entre 1643 e 1715 um período de ouro d...
  • Dario I (550-478 a.C.) foi rei da Pérsia. Venceu os caldeus e os babilônicos,...