São Cosme e Damião
Biografia de São Cosme e Damião
São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos que viveram na região da Síria, durante o século III. São os santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos e protetores dos gêmeos e das crianças. Tanto a Igreja Católica quanto o candomblé cultuam os mártires.
Cosme e Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano de 260. Eram filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria, na época, centro de estudo e formação, e depois retornaram para sua terra natal.
Os irmãos se tornaram médicos famosos, obtendo grandes sucessos nos tratamentos. Faziam caridade e não recebiam pagamento por seus serviços médicos, pregavam o cristianismo e o objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã.
Nessa época, a região fazia parte do Império Romano e, os cristãos eram perseguidos por ordem do imperador Diocleciano, por adorarem Jesus Cristo e desprezarem os deuses romanos.
Martírio
Como os irmãos Cosme e Damião se negavam a renunciar a seus princípios religiosos, foram presos e martirizados pelo governador Lísias, obedecendo as ordens do imperador Deocleciano, no ano de 303.

Decapitados, seus restos mortais foram transportados para Cira, na Síria, e depositados em uma igreja a eles consagrada. Uma parte das relíquias foi levada para Roma, no século VI, e depositada na igreja que adotou o nome do santo. Outra parte foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera.
Devoção
Os santos gêmeos são cultuados, pela Igreja Católica, em toda a Europa, especialmente em Portugal, Itália, Espanha e França. No Brasil, em 1535, na época da colonização portuguesa, Duarte Coelho, o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, mandou construir a Igreja de São Cosme e Damião, em Igarassu, Pernambuco, a mais antiga igreja do Brasil.
No candomblé, são identificados com o orixá Ibeji, amigo das crianças e das festas, danças e iguarias. Daí o costume de oferecer balas e doces no dia dos santos. A festa de Cosme e Damião é celebrada no dia 27 de setembro, no candomblé, mas no calendário da Igreja Católica é comemorada no dia 26 de setembro.
Oração a São Cosme e Damião
São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu. São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém.
- São Longuinho é um santo popular cristão conhecido como aquele que ajuda as p...
- Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do...