Odin
Biografia de Odin
Odin é um dos principais personagens da mitologia nórdica. A sua entidade fala de perto a cultura do norte da Europa (região da Alemanha, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia).
Se Zeus é o personagem principal da mitologia grega, Odin é a figura mais importante da mitologia nórdica sendo tido mesmo como um líder supremo.
Afinal, quem foi Odin?
Odin foi o todo poderoso, que tudo vê e tudo ouve, onipotente e onipresente no mundo dos vivos e dos mortos. Era o rei da sabedoria e possuidor do conhecimento de todas as magias.
Odin também tinha a capacidade de se transformar em toda e qualquer objeto, animal ou ser humano.
A origem familiar de Odin
O primeiro deus de todo o universo, segundo a mitologia nórdica, teria sido Buri, que foi pai de Bor e avô de Odin.
Odin tinha dois irmãos: Vili e Vé. Os irmãos de Odin foram os responsáveis por dar aos homens uma série de dons como, por exemplo, a capacidade de comunicação e de expressão.
Os filhos de Odin
Odin é casado com a deusa Friga e tem uma série de filhos, todos deuses. São eles: Thor, Vali, Tyr, Baldr, Herod, Njord, Hoder, Vidor, Heindal e as Valquírias.
A personalidade do deus nórdico
Odin é conhecido por uma série de nomes, entre eles Wotan - esse nome é especialmente utilizado em território germânico.
O deus não era tido como um exemplo de ética e possuía muitos problemas de caráter. Ele foi profundamente admirado pelos nobres e temido pelos humildes.
Era frequente nos rituais de veneração à Odin praticarem o enforcamento, que acabava por ser lido como um sacrifício louvável, um "atalho" para se entrar no paraíso. Também durante os rituais muitas vezes animais (especialmente os machos) eram sacrificados.
A representação visual do deus
Odin costuma ser representado como um senhor idoso, com barbas brancas e longas. Nas suas imagens é possível notar que possuía dois corvos de estimação.
Outro animal importante é o seu cavalo chamado Sleipnir, um ser de oito patas capaz de caminhar por todo o lado (terra, ar e inferno).
Em muitas representações é possível ver também os lobos Gei e Freki, que andam ao lado de Odin constantemente e se alimentam, nas batalhas, dos cadáveres humanos.
Há também, por outro lado, uma série de representações de Odin como um peregrino, o que se justifica dado o fato dele ser capaz de se metamorfosear em qualquer criatura.
Por que Odin era considerado o deus da sabedoria e da cura?
Odin não nasceu dotado de toda a sabedoria, por isso teve que conquistá-la. Ele desejou tanto alcançar o conhecimento que fez um acordo com Mimir, o guardião da sabedoria.
Odin teve que oferecer um dos olhos a Mimir para ter acesso à água do poço mágico que o guardião protegia e, aí sim, ter despertado o conhecimento pleno.
Os corvos de Odin
O deus nórdico carregava nos ombros dois corvos de estimação que chamavam Munin (memória) e Hugin (pensamento).
Os corvos tinham por hábito passarem o dia voando mundo afora, observando tudo, e durante a tarde regressavam a Odin para contarem tudo o que espiaram.
O fim trágico de Odin
O deus nórdico tem o seu fim decretado depois de ser sido devorado por Fenrir, um lobo enorme filho mais velho do deus da mentira (Loki), durante a Batalha de Ragnarok.
- Zeus é a divindade suprema da mitologia grega, senhor dos homens e mandatário...
- Anúbis é um dos principais deuses egípcios, tido como um protetor e guardião...
- Apolo foi um deus grego. Foi a divindade do sol, da agricultura, da poesia, d...
- Hades foi o deus do submundo na mitologia grega...
- Poseidon , na mitologia grega, é o deus dos mares e oceanos...
- Thor é um famoso deus da mitologia nórdica. Ele ficou conhecido como o deus d...
- Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do...
- Dionisio Um dos mais conhecidos deuses gregos é , o deus do vinho, das festas...
- Deus Hermes Hermes é um personagem da mitologia grega que ficou conhecido como o mensagei...
- Ares é o deus da guerra na mitologia grega. Em Roma, recebeu o nome de Marte...