Nostradamus

Astrólogo francês

Biografia de Nostradamus

Nostradamus (1503-1566) foi um astrólogo, vidente e médico francês. Fez grandes profecias e algumas delas se concretizaram. Com as controvérsias sobre o fim do mundo em 2012, os estudos e leituras sobre Nostradamus tornaram-se cada vez maiores.

Michel de Nostredame, conhecido por Nostradamus, nasceu em Saint Rémy-de-Provence, na França, no dia 14 de dezembro de 1503. Filho e neto de médicos e irmão do poeta Jean de Nostradamus, recebeu as primeiras aulas com os avós, quando aprendeu latim, grego, astrologia e ocultismo. Estudou filosofia em Avignon e Medicina na Universidade de Montepellier, graduando-se em 1529.

Nostradamus fez fortuna como médico exercendo a profissão com coragem principalmente durante as epidemias quando salvou muitas vidas. Radicado em Agen, a convite de Escaligero, resolveu deixar a cidade após perder a mulher e os dois filhos. Depois de um período obscuro, só em 1544 se tem notícias dele, casado de novo e exercendo a medicina em Solon.

Como Nostradamus Fazia Suas Profecias

Por volta de 1547, Nostradamus começou a fazer previsões, através de estudos astrológicos e inspiração divina.  Suas visões apareciam principalmente durante a noite, quando olhava fixamente para o fogo ou para a água.

Grande parte de suas previsões ele fazia em quadrinhas rimadas. Os versos permitem as mais variadas interpretações, isso porque reúnem vários idiomas, enigmas, anagramas e epigramas.

Centúrias de Nostradamus

Em 1555, Nostradamus publicou um livro de previsões intitulado "Centúrias”, contendo mil previsões. Reeditada três anos mais tarde, foi dedicada a Henrique II.

A rainha francesa Catherine de Medici consultava Nostradamus, que previu a morte do rei Henrique II. Foi assim que anunciou a morte do rei: “Henrique II teve o olho vazado num torneio quando a lança de um jovem capitão penetrou a viseira do seu elmo dourado”.

Como a morte trágica do rei aconteceu, a fama do vidente se espalhou pela Europa, e muitos lhe atribuíram o dom profético. 

Muitas das previsões de Nostradamus diziam respeito ao que aconteceria na humanidade nos próximos anos e até mesmo em tempos futuros. Em linguagem metafórica, e por isso sujeita a diversas interpretações dos estudiosos. 

Muitas das profecias das "Centúrias" se confirmaram ao longo do tempo, como as que anunciavam a Revolução Francesa, as guerras mundiais, a ascensão de Hitler ao poder, a bomba atômica, entre outras. Famoso, os trabalhos de Nostradamus eram requisitados cada vez mais por nobres e reis.

Astrólogo

Além de prever o futuro de forma admirável, há indícios de que Nostradamus conhecia a lei da gravidade antes de Newton e as leis de Kepler, antes de Kepler. Parecia saber da existência dos planetas Urano e Netuno, que chamava pelos nomes que iriam receber quando descobertos em 1781 e 1846, respectivamente.

Morte

Em 1566, doente de gota e de insuficiência cardíaca, previu sua própria morte, quando seu assistente desejou-lhe boa noite, no dia 1 de julho de 1566, Nostradamus respondeu "Você não vai me encontrar vivo ao amanhecer". Nostradamus foi encontrado morto em seu quarto, na manhã do dia 2 de julho de 1566, na cidade de Solon-de-Provence, França.

Em 1781, as previsões de Nostradamus foram condenadas pela Congregação do índex da Igreja Católica.

Veja também as biografias de:
  • Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da S...
  • Auguste Comte (1798-1857) foi filósofo francês. Considerado o fundador do pos...
  • Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi imperador francês. Conquistou uma grande e...
  • Michel Foucault (1926-1984) foi um filósofo que exerceu grande influência sob...
  • Voltaire (1694-1778) foi um filósofo e escritor francês, um dos grandes repre...
  • Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês, considerado um dos mais impor...
  • Jacques Bossuet (1627 - 1704) foi teólogo francês e um dos maiores teórico do...
  • Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a Lei...
  • Blaise Pascal (1623-1662) foi um filósofo e físico francês, criador da Teoria...
  • Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase "Na na...

Última atualização: 08/07/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.