São Patrício

Padroeiro da Irlanda
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de São Patrício

São Patrício é o santo padroeiro e apóstolo nacional da Irlanda. Seu dia, o “St. Patrick’s Day”, como é conhecido mundialmente, é comemorado em 17 de março com grande festa.

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha, provavelmente entre a Inglaterra e a Escócia, nas proximidades do rio Severn, no final do século IV, entre 377 e 390, época em que a região estava sob o domínio romano. Filho de família cristã, seu avô era padre, mas só na adolescência Patrício se interessou pela religião.

Raptado para a Irlanda

Aos 16 anos Patrício foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Durante seis anos ele foi submetido a trabalhos forçados entre pessoas rudes e pagãs. Durante dias sombrios Patrício pastoreou rebanhos e se voltou para sua fé.

Patrício tentou fugir duas vezes, sem sucesso, mas certa noite recebeu uma mensagem em um sonho. Uma voz falou que seu navio estava pronto. Imediatamente, ele partiu a pé em direção ao mar, sempre orando, chegou ao capitão de um navio que deixou que ele embarcasse. Três dias depois chegou à costa da Grã-Bretanha conseguindo a libertação tão sonhada e o reencontro com sua família.

Apóstolo e missionário na Irlanda

Enquanto estava na Grã-Bretanha, Patrício sonhava com frequência que a voz dos irlandeses pedia que ele voltasse à Irlanda para batizá-los e se tornar um líder religioso para eles.

Apesar dos protestos, Patrício deixou a família e viajou para a Gália, onde, depois de anos de estudo, foi ordenado em Auxerre. A princípio, empreendeu uma grande missão apostólica nas terras da Grã-Bretanha, mas seu grande desejo era evangelizar o povo pagão da Irlanda

Quando faleceu o bispo responsável pela missão na Irlanda, o Papa Celestino I convocou Patrício para dar continuidade à missão. Depois de sagrado Bispo, ele viajou para a Irlanda em 432.

As três décadas que se seguiram, Patrício levou à conversão ao Catolicismo praticamente toda a Irlanda. Tudo feito sem a ajuda política e sem usar a violência contra aqueles que preferiram continuar no paganismo. Seu lema era respeitar para ser respeitado.

São Patrício deixou duas obras curtas, o “Cofesso”, uma autobiografia espiritual onde descreve sua jornada na Irlanda e a “Carta a Coroticus”, uma denuncia aos maus tratos britânicos aos cristãos irlandeses.

Lendas

Antes do final do século VII, São Patrício havia se tornado uma figura lendária. Entre seus milagres, um deles dizia que ele teve o poder de expulsar a grande quantidade de serpentes da Irlanda dirigindo-as para o mar.

Outra lenda conta que ele chegou a ressuscitar 30 mortos. Outra que sua oração  por fornecimento de comida para os viajantes famintos fez aparecer milagrosamente um rebanho de suínos

Morte

São Patrício faleceu na cidade de Dow, hoje Downpatrik, no dia 17 de março de 461. Seus restos mortais se encontram na Catedral de St. Patrick, construída em sua homenagem no local da uma antiga igreja de pedra erguida em 445 pelo missionário.

São Patrício
Catedral de São Patrício

Festa de ST. Patrick’s Day

São Patrício tornou-se padroeiro da Irlanda e séculos depois de sua morte, o dia 17 de março é feriado nacional, quando se celebra o seu dia. Tradicionalmente os irlandeses usam um trevo em suas lapelas, o que faz explicar o conceito da Santíssima Trindade” e, começam o dia assistindo uma missa, seguida de um desfile e uma festa que dura o dia inteiro com orações e reflexões.

São Patrício

Entre 1820 e 1860, quase 2 milhões de irlandeses deixaram o país devido a Grande Fome que assolou a região. Os irlandeses-americanos logo transformaram o dia 17 de março em um evento comercial. Surgiu a obrigação de vestir verde, de organizar desfiles e fazer festas consumindo cerveja, especialmente em Nova York e Boston.

A partir da década de 1990, a Irlanda passou a assimilar a versão americana de comemorar o dia de São Patrício, que continua um dia sagrado para os nativos e um dia festivo para os turistas de várias partes do mundo.

Existem hoje na Irlanda mais de duzentos santuários construídos em homenagem ao padroeiro do país.

Oração de São Patrício

Cristo comigo,
Cristo em minha frente,
Cristo atrás de mim,
Cristo em mim,
Cristo abaixo de mim,
Cristo sobre mim,
Cristo à minha direita,
Cristo à minha esquerda,
Cristo quando me deito,
Cristo quando me sento,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de cada um que pensa em mim,
Cristo na boca de cada um que fala em mim,
Cristo em todo olho que me vê,
Cristo em todo ouvido que me ouve,
Amém!

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 160...