Nelson Motta

Jornalista e produtor musical brasileiro

Biografia de Nelson Motta

Nelson Motta (1944) é um jornalista, compositor, produtor musical, apresentador e escritor brasileiro.

Nelson Motta (1944) nasceu em São Paulo no dia 20 de outubro de 1944. Filho de Nelson Cândido Motta e Maria Cecília Motta com seis anos mudou-se com a família para São Paulo. Quando, os festivais de Música Popular Brasileira começaram a consagrar cantores e compositores, a música “Saveiros”, de autoria de Nelson Mota e Dori Caymmi, interpretada por Nana Caymmi, foi a finalista do I Festival Internacional da Canção, em 1966.

Em 1968, Nelson era colunista do jornal Última Hora. Em 1979 escreveu seu primeiro livro de contos “O Piromaníaco”. Entre os anos de 1973 e 1980 trabalhou no jornal O Globo. Produtor e descobridor de novos talentos, Nelson foi o responsável pelo lançamento de Marisa Monte. Produziu diversos programas, entre eles, ‘”Sábado Som”, “Armação Ilimitada” e “Chico e Caetano”.

Nelson Motta é autor de sucessos musicais juntos com grandes parceiros, como “Dancing Days” (com Rubem Barra), “Como uma Onda” (com Lulu Santos), “Coisas do Brasil” (com Guilherme Arantes), “Bem Que Se Quis”, o primeiro sucesso de Marisa Monte e “Um Novo Tempo” (com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle).

Nelson Motta foi diretor artístico da gravadora Warner Music e produtor da Polygram. Produziu diversos discos de grandes estrelas, entre elas, Elis Regina, Patrícia Max, Gal Costa e Daniela Mercury. Entre os anos de 1992 e 2000 participou do programa Manhattan Connection, do canal GNT, com Lucas Mendes e Paulo Francis.

Além de seus trabalhos ligados à música, como compositor, produtor e descobridor de talentos, Nelson Mota também se dedica a fazer uma boa literatura. É autor de diversas obras, como romances, contos e biografias, entre elas, “Memória Musical” (1989), “Noites Tropicais” (2000), “O Canto da Sereia” (2002), “Bandidos e Mocinhas” (2004), “Vale Tudo – o Som e a Fúria de Tim Maia” (2007), “Força Estranha” (2010), que reúne dez contos onde a ficção vem combinada a situações da vida real, algumas protagonizadas pelo próprio autor, “A Primavera do Dragão” (2011), que retrata o cineasta Glauber Rocha.

Ainda em 2011, a Globo News apresentou a segunda temporada da série “Nelson Motta Especial”, onde eram apresentadas crônicas sobre arte e cultura. Nesse mesmo ano, Nelson Motta escreveu para o teatro com o musical “Vale Tudo”, adaptado da sua biografia de Tim Maia. Foi um dos coautores de “O Brado Retumbante”, minissérie de Euclydes Marinho para a Rede Globo, que foi ao ar em 2012 e recebeu a indicação para o Prêmio Emmy Internacional: Melhor Filme para a TV ou Minissérie.

Veja também as biografias de:
  • Guilherme Araújo (1936-2007) foi um produtor musical e empresário brasileiro,...
  • Simon Cowell (1959) é um executivo e produtor musical inglês. Tornou-se conhe...
  • Bruno Mars (1985) é um cantor, compositor e produtor musical norte-americano...
  • Marco Nanini (1948) é um ator, produtor e humorista brasileiro...
  • Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasil...
  • Kanye West (1977) é um produtor musical norte-americano e considerado um dos...
  • Ashton Kutcher (1978) é um ator e produtor norte-americano. Tornou-se conheci...
  • David Bowie (1947-2016) é o nome artístico de David Robert Jones, músico, pro...
  • Reinaldo Azevedo (1961) é um jornalista brasileiro. Colunista político e escr...
  • Ruy Mesquita (1925-2013) foi um jornalista brasileiro, comandou o Jornal O Es...

Última atualização: 14/01/2016