Nelson Motta

Jornalista e produtor musical brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Nelson Motta

Nelson Motta (1944) é um jornalista, produtor musical, compositor, apresentador e escritor brasileiro. É autor de inúmeras músicas, com diversos parceiros, como Rita Lee, Guilherme Arantes, Erasmo Carlos e Lulu Santos.

Nelson Cândido Motta Filho nasceu em São Paulo no dia 20 de outubro de 1944. Filho dos advogados Nelson Cândido Motta e Maria Cecília Motta, com seis anos mudou-se com a família para São Paulo. Seu avô paterno Cândido Mota Filho participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922.

Ainda criança, Nelson se tornou um leitor compulsivo, lia livros infantis e até enciclopédia. Com 13 anos leu Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, e O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, livros que marcaram sua juventude.

Nelson estudou um ano na Faculdade Nacional de Direito e quatro anos na Escola Superior de Desenho Industrial.

Carreira de jornalista

Nelson Motta começou sua carreira no jornalismo em 1964, como estagiário do Jornal do Brasil. Nessa época, fez amizade com vários artistas da Bossa Nova e do Tropicalismo.

Em 1967, Nelson passou a assinar uma coluna diária chamada “Roda Viva”, quando falava sobre o panorama cultural, publicada no jornal Última Hora, de Samuel Weiner.

Na mesma época, fez suas primeiras participações na televisão, como crítico musical dos programas 'A Grande Chance' e 'Um Instante, Maestro'.

Nelson Motta começou a trabalhar na Globo em 1968, como comentarista do “Jornal de Verdade” e também fazia reportagens sobre eventos musicais. Em 1969, passou a apresentar “Papo Firme”, um programa musical de cinco minutos.

Entre 1975 e 1982 trabalhou no jornal O Globo, quando assinava uma coluna que levava seu nome com comentários sobre música, lançamentos shows e turnês dos cantores.

Entre os anos de 1992 e 2000 participou do programa Manhattan Connection, do canal GNT, com Lucas Mendes e Paulo Francis.

Desde novembro de 2008, Nelson apresentava uma coluna semanal às sextas-feiras no Jornal da Globo, sobre música e comportamento. A última exibição foi ao ar no dia 29 de dezembro de 2023.

Produtor musical

Em 1969, Nelson Motta foi o responsável pela seleção das músicas da trilha sonora da novela Véu de Noiva. Entre os cantores estavam Elis Regina, Caetano Veloso e Chico Buarque. O disco, lançado em parceria com a Philips, da qual Nelson era produtor, fez grande sucesso.

Em 1970, Nelson Motta produziu o musical do especial de Chico Buarque na Globo e lançou o programa “Som Livre Exportação”, apresentado por Elis Regina e Ivan Lins, com a participação de grandes cantores da MPB.

No final da década de 80, Nelson foi o responsável pelo lançamento da cantora Marisa Monte e pela produção do festival Hollywood Rock. Formatou programas como Armação Ilimitada (1985) e Chico & Caetano (1986).

nelson motta
Nelson Motta e Marisa Monte

Nelson Motta foi diretor artístico da gravadora Warner Music e produtor da Polygram. Produziu diversos discos de grandes estrelas, entre elas, Elis Regina, Patrícia Max, Gal Costa e Daniela Mercury.

Foi um dos coautores de “O Brado Retumbante”, de Euclydes Marinho para a Rede Globo, que foi ao ar em 2012 e recebeu a indicação para o Prêmio Emmy Internacional: Melhor Filme para a TV ou Minissérie.

Em 2014 Nelson celebrou seus setenta anos de idade com o lançamento do CD Nelson 70, com músicas de sua autoria interpretadas por cantores como Lenine, Marisa Monte, Gaby Amarantos, entre outros. 

Em 2015 foi idealizador do Musical S’imbora - a história de Wilson Simonal, em parceria com Patrícia Andrade, dirigida por Pedro Brício, estrelada por Ícaro Silva e produzida por Joana Motta.

Em 2018 escreveu o Musical “O frenético Dancin’ Days”, em parceria com Patrícia Andrade, dirigido por Deborah Colker e produzido por Joana Motta.

Compositor

Em 1966, em parceria com Dorival Caymmi, Nelson compôs a música “Saveiro”, que foi interpretada por Nana Caymmi no I Festival Internacional da Canção e conquistou o primeiro lugar.

Nessa mesma época, fez suas primeiras participações na televisão, como crítico musical dos programas “A Grande Chance” e “Um Instante Maestro”. Com os irmãos Paulo Sérgio e Marcos Valle, em 1971, compôs a música “Um Novo Tempo” cantada na vinheta de final de ano da Globo.

Outros grandes parceiros foram: Rubem Braga (com Dancing Days), Lulu Santos (Como Uma Onda), Guilherme Arantes (Coisas do Brasil), Pino Daniele (Bem Que Se Quis), o primeiro sucesso de Marisa Monte.

Carreira literária

Em 1979, Nelson Mota escreveu seu primeiro livro de contos “O Piromaníaco”, em seguida publicou:

  • Memórias Musicais (1989), no qual conta a história de alguns dos grandes nomes da MPB
  • Noites Tropicais (2000), que vendeu mais de 70 mil cópias
  • O Canto da Sereia (2002), obra adaptada para a televisão por George Moura e Patrícia Andrade e exibida pela Globo em 2013
  • Bandidos e Mocinhas (2004)
  • Fluminense: Vida, Paixão e Glória de uma Máquina de Jogar Bola (2005)
  • Vale Tudo: o Som e a Fúria de Tim Maia (2007), uma biografia de Tim Maia.
  • Força Estranha (2010), um livro de contos que mistura ficção e vida real.
  • A Primavera do Dragão – A Juventude de Glauber Rocha (2011)

Vida Pessoal

Nelson Motta foi casado cinco vezes e tem três filhas: Joana, de seu primeiro casamento com Mônica Silveira, Esperança e Nina, que teve com a atriz Marília Pera. Atualmente se relaciona com a influenciadora Pati Pontalti.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Alok (1991) é um produtor musical e DJ brasileiro com destaque na cena eletrô...
  • Guilherme Araújo (1936-2007) foi um produtor musical e empresário brasileiro,...
  • Simon Cowell (1959) é um executivo e produtor musical inglês. Tornou-se conhe...
  • Bruno Mars (1985) é um cantor, compositor e produtor musical norte-americano...
  • Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasil...
  • Kanye West (1977) é um produtor musical norte-americano e considerado um dos...
  • Olivia Newton-John  foi uma atriz e cantora britânica que se destacou nos anos...
  • David Bowie (1947-2016) foi um cantor, compositor e produtor inglês. Durante...
  • Sylvester Stallone (1946) é um famoso ator, roteirista e diretor norte-americ...
  • Reinaldo Azevedo (1961) é um jornalista brasileiro. Colunista político e escr...