David Bowie

Cantor, compositor, ator e produtor inglês.
Por Dilva Frazão

Biografia de David Bowie

David Bowie (1947-2016) foi um cantor, compositor e produtor inglês. Durante anos esteve na linha de frente do pop e do rock. Recebeu o apelido de camaleão do rock pelas mudanças de estilo musical e por encarnar personagens temáticos em alguns de seus álbuns. Entre seus sucessos destacam-se: "Space Oddity”, "Life on Mars", "Heroes" e "Ziggy Stardust.

David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, nasceu em Brixton, Londres, no dia 08 de janeiro de 1947. Em 1953 sua família mudou-se para o subúrbio de Bromley. Ingressou no Burnt Ash Junior School, onde já demonstrava dotes musicais através do canto

Ao ouvir músicas cantadas por The Platters, Elvis Presley, Fast Domino e Little Richard, foi inspirado a ingressar ao mundo do rock. Começou a aprender ukulele, tea chest bass e se apresentar para os amigos imitando Elvis Presley e Chuch Berry.

Início da carreira

Com 15 anos, David Bowie formou a sua primeira banda, a Kon-rads, que tocou em diversos eventos. Seu primeiro single foi "Liza Jane", que não chegou a fazer sucesso.

Ainda em 1962, Bowie envolveu-se em uma briga por causa de uma garota. George Underwood lhe deu um soco no olho esquerdo usando um grande anel no dedo.

Apesar de operado, o dano não pode ser reparado e David ficou com a pupila permanentemente dilatada, alterando a cor do olho atingido. David que tinha os dois olhos azuis ficou com a cor de um olho alterada dando impressão que usava um olho de vidro.

Depois de várias empreitadas em bandas de rock mal sucedidas, David lançou o demo, “Space Oddity”, em 1969, que coincidiu com a chegada do homem à Lua. A música ficou em 5.º lugar na Inglaterra, sendo o primeiro grande sucesso de Bowie.

Década de 70

A partir de 1970, David Bowie criou álbuns que seguiam a onda do rock pesado experimental, “The Man Who Sold the World” (1970) e “Hunky Dory” (1971) que foram elogiados pela crítica e público.

Em 1972 lançou um dos maiores álbuns da história do rock e de sua carreira: "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars". Era um álbum conceitual tendo como personagem o alter-ego andrógino Ziggy Stardust e a música de mesmo nome, fez grande sucesso juntamente com “Starman”.

Nesse álbum, Bowie exacerbou o Glam Rock, segmento musical que mesclava o rock tradicional com a androginia e elementos cênicos.

Bowie teve uma carreira brilhante nos anos 70, com excelentes álbuns, entre eles: “Aladdin Sane” (1973), “Diamond Dogs” (1974) e seu grande sucesso nos EUA, a canção “Fame”, que escreveu em parceria com John Lennon, do Álbum “Young Americans”.

david bowie

Em seguida, David criou outro personagem, Thin White Duke (que em um lance temerário, deu entrevista proclamando Hitler como um dos primeiros rocks stars), incluído no álbum “Station To Station” (1976).

Na segunda metade dos anos 70, quando se tornou parceiro de Brian Eno – um músico de família aristocrática e pretensões experimentais, Browie trouxe também uma aura intelectual para seu trabalho

A colaboração com Eno, foi fundamental na trilogia alemã de Bowie – os discos “Low” e “Heroes” lançados em 1977 e “Lodgern em 1979, nos quais a paisagem cultural de Berlim está muito presente.

Década de 80

Em 1980 Bowie lançou o álbum “Scary Monsters (and Super Creeps)” quando a canção “Ashes to Ashes” alcançou o topo das paradas britânicas.

Em 1983 Bowie lançou seu décimo quinto álbum de estúdio, “Let’s Dance”, que contém os três dos singles de maior sucesso do cantor: a faixa título “Let’s Dance, que chegou ao n.º 1 das paradas, além de “Modern Love” e “China Girl” que chegaram ao segundo lugar na Inglaterra.

david bowie

Em 1984 lançou “Tonight, cantando com Tina Turner. Em 1985 se apresentou no Estádio de Wembley, com vários cantores, para arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.

Durante o evento, Bowie gravou um videoclipe com Mick Jagger, em que cantam e dançam juntos na canção “Dancing in the Steet”, que conquistou a primeira posição nas paradas.

Em 1989 criou o quarteto "Tin Machine", que teve uma popularidade inicial, apesar das letras politizadas não conquistarem a aprovação do seu público.

O álbum Tin Machine" alcançou a terceira posição na Inglaterra e a turnê mundial foi um sucesso, apesar dos fãs não aceitarem as apresentações de Bowie como mero membro da banda.

Em seguida, Bowie retornou a carreira solo e reuniu seus maiores sucessos no álbum “Tonight” e iniciou uma turnê começando pelos países da América do Sul, entre eles, o Brasil.

Seu último álbum nessa década foi “Never Let Me Down” (1987), onde apresenta um rock pesado com uma mistura de techno e industrial, que conquistou a sexta posição nas paradas britânicas com as músicas: “Day-in Day-Out, “Time Will Crawl” e “Never Let Me Down”.   

Década de 90

Em 1991 o quarteto "Tin Machine" voltou a se apresentar, porém o público não mostrou muito interesse.

O lançamento de um disco com os integrantes retratados nus, em forma de estátua, foi considerado obsceno. Não demorou muito para o grupo se separar e Bowie voltar à carreira solo.

Entre os discos lançado nesse período destacam-se: “Cool World” (1992), “The Buddha of Suburbia” (1993), “Black Tie White Noise” (1993), “Outside” (1995) Earthling” (1997) e “Hours” (1999).

Anos 2000

Nos anos 2000, lançou o “Heathen” (2002) depois dos ataques de 11 de setembro nos EUA, acontecimento que inspirou o sombrio álbum, porém, bastante elogiado.

Em seguida, veio o “Reality” (2003). Depois desse lançamento, Bowie sofreu um infarto enquanto realizava uma turnê em 2004 e resolveu aposentar-se, porém, fez algumas apresentações ao vivo com outros artistas.

Recuperado, Bowie voltou a gravar e lançou: Live Santa Monica ‘72” (2008), “Toy” (2011), “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016).

Paralelamente à música, David Bowie atuou em alguns filmes, entre eles: "Christiane F." (1981) (sendo ele mesmo numa banda de rock); “Fome de Viver" (1983) fazendo personagem de vampiro contracenando com Catherine Deneuve e “A Última Tentação de Cristo” (1988) de Martin Scorsese, entre outros.

David Bowie já deu declarações de que era bissexual, embora tenha desmentido depois. Esteve casado com a modelo somali Iman Abdulmajid desde 1992.

David Bowie foi considerado um dos artistas mais influentes do Rock e Pop do século XX e ganhou diversos prêmios, como a certificações de ouro no Reino Unido. Foi considerado pela revista Rolling Stone como o 39.º artista em lista de 100.

David Bowie faleceu em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de janeiro de 2016, em decorrência de um câncer no fígado.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Bruno Mars (1985) é um cantor, compositor e produtor musical norte-americano...
  • Roger Waters é um cantor e compositor inglês que pertenceu à banda Pink Floyd...
  • Justin Bieber (1994) é um cantor e compositor canadense de música pop. Conqui...
  • Drake (1986) é um reconhecido ator, rapper, compositor e empresário canadense...
  • Simon Cowell (1959) é um executivo e produtor musical inglês. Tornou-se conhe...
  • Kanye West (1977) é um produtor musical norte-americano e considerado um dos...
  • Marco Nanini (1948) é um ator, produtor e humorista brasileiro...
  • Ashton Kutcher (1978) é um ator e produtor norte-americano. Tornou-se conheci...
  • Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasil...
  • Sylvester Stallone (1946) é um famoso ator, roteirista e diretor norte-americ...