Luiz Carlos Miele

Produtor, ator e diretor brasileiro

Biografia de Luiz Carlos Miele

Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasileiro. Também cantava, dançava e fazia humor.

Luiz Carlos Miele (1938-2015) nasceu na cidade de São Paulo, São Paulo, no dia 31 de maio de 1938. Filho da cantora Irma Miele conviveu desde cedo com o ambiente artístico. Aos 12 anos começou a trabalhar como ator no programa “Meu Filho Meu Orgulho”, na rádio Excelsior. Mais tarde atuao no “Clube do Canguru Mirim”, na TV Tupi, quando contracenou com Érlon Chaves, Walter Avancini e Regis Cardoso.

Em 1959 Miele mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar na TV Continental. No mesmo ano fez amizade com o letrista Ronaldo Bôscoli, um dos envolvidos na divulgação da Bossa Nova, movimento da Música Popular Brasileira do final dos anos 50, dando início a uma das mais importantes duplas do showbiz brasileiro.
Juntos Miele&Boscoli produziram e dirigiram uma série de shows no Beco das Garrafas, em Copacabana, entre eles, o de Elis Regina, Wilson Simonal, Sérgio Mendes, Sarah Vaughan e Roberto Carlos, entre outros.

A intensa parceria levou a dupla a formar a assinatura Miele&Boscoli, responsável pela direção e produção de diversos programas musicais, entre eles, “Alô, Dolly”, “Dick & Betty” e “Um Cantor por Dez Milhões, Dez Milhões por uma Canção. A dupla trabalhou para a TV Rio, TV Excelsior e TV Record. Nessa última criaram o programa “Fino da Bossa”, um dos mais importantes programas da MPB.

A dupla foi proprietária de uma boate no Rio de Janeiro, a Monsieur Pujol, por onde passaram diversos artistas nacionais e internacionais como Dione Warwick, Burt Bacharach e Stevie Wonder. Trabalhou como diretor de projetos especiais no Metropolitan, no Rio de Janeiro, e como mestre de cerimônias no Prêmio Molière.

Luiz Carlos Miele construiu uma extensa carreira como ator de cinema, teatro e TV. Em 2005, interpretou o advogado Wexler no seriado “Mandrake” (HBO). Em 2011 atuou no filme “As Aventuras de Agamenon, O Reporter”. Em 2014, interpretou o ex-senador Walter Game, na minissérie “A Teia”. Nesse mesmo ano foi o milionário Jack Park na novela “Geração Brasil”. Em setembro de 2015 participou do programa “Tomara Que Caia” da Rede Globo, entre outros.

Luiz Carlos Miele morava em São Conrado, na zona Sul do Rio de Janeiro. Era casado há mais de quarenta anos com Anita Bernstein. Foi encontrado morto no chão de sua casa vítima de um ataque cardíaco.

Luiz Carlos Miele faleceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 2015.

Veja também as biografias de:
  • José Wilker (1947-2014) foi um ator, crítico de cinema e diretor brasileiro...
  • Wolf Maya (1953) é um ator e também diretor de televisão brasileiro. Foi o cr...
  • Marco Nanini (1948) é um ator, produtor e humorista brasileiro...
  • Clint Eastwood (1930) é um ator, produtor e premiado diretor norte-americano,...
  • Ashton Kutcher (1978) é um ator e produtor norte-americano. Tornou-se conheci...
  • David Bowie (1947-2016) é o nome artístico de David Robert Jones, músico, pro...
  • Nelson Motta (1944) é um jornalista, compositor, produtor musical, apresentad...
  • Carlos Saldanha (1965) é um diretor cinematográfico brasileiro, um dos maiore...
  • Flávio Rangel (1934-1988) foi diretor teatral. Um dos maiores nomes do teatro...
  • Gerald Thomas (1954) é um dramaturgo e diretor teatral brasileiro. Ficou conh...

Última atualização: 20/10/2015

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.