Carlos Saldanha
Biografia de Carlos Saldanha
Carlos Saldanha (1965) é um diretor cinematográfico brasileiro, um dos maiores nomes da animação no mundo. Depois de brilhar com a trilogia A Era do Gelo, liderou as bilheterias com o sucesso da animação Rio e Rio 2. Com o filme "O Touro Ferdinando", concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2018.
Carlos Saldanha nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de janeiro de 1965. Filho de militar de classe média foi criado no bairro da Barra da Tijuca. Estudou em colégio militar, fez cursinho de inglês e com 14 anos já era fluente.
Formou-se em Informática e empregou-se como analista de sistemas em uma petrolífera.
Interessado na arte da computação gráfica percorreu as poucas empresas brasileiras da área, mas em 1991 foi para os Estados Unidos pela primeira vez e matriculou-se no curso de animação na School of Visual Arts, em Nova Iorque.
Foram seis meses bolando animação e criando logos. Ficava na escola em torno de 12 horas por dia. Foi o único da turma a fazer alguns filmes.
Seu professor Bruce Wands, era o encarregado de selecionar candidatos para o curso de mestrado na área, Saldanha foi o escolhido.
Voltou ao Brasil, organizou a papelada, casou-se com sua noiva e se mandou para Nova Iorque onde foi recebido por uma amiga, que emprestou a casa e ainda ajudou a bancar parte do curso.
Nos primeiros anos a dedicação era total, sem nenhuma folga. Em 1993, por ter se destacado dos colegas, foi convidado pelo professor Chris Wedge para integrar a equipe da Blue Sky, que na época se sustentava fazendo comerciais para a televisão, até que em 2000, a Fox comprou a Blue Sky.
Enquanto fazia o mestrado, Carlos Saldanha fez dois curtas, um deles, Time for Love, foi apresentado no Anima Mundi 2002.
Em 2002, a 20th Century Fox lançou o curta-metragem, de animação, A Aventura Perdida de Scrat produzido pela Blue Sky Studios, dirigido por Carlos Saldanha, no qual mostra a jornada do esquilo pré-histórico alucinado por nozes chamado Scrat.
Ainda em 2002, foi lançada A Era do Gelo, dirigido por Chris Wedge e com desenhos do também diretor Carlos Saldanha.
O filme conta a história passada há vinte mil anos atrás, em um mundo coberto de gelo, onde o mamute Manfred e a preguiça Sid resgatam um bebê humano órfão.
Depois de várias aventuras eles devolvem o menino à sua tribo, que migrou para novo acampamento.
O filme fez grande sucesso e foi indicado ao Oscar de Melhor Longa de Animação. O filme deu origem à franquia Era do Gelo.
Carlos Saldanha dirigiu mais dois filmes que deram sequência à série: A Era do Gelo 2: O Degelo (2006), A Era do Gelo 3: O Despertar dos Dinossauros (2009).
Em 2011, Carlos Saldanha homenageou sua cidade natal com o lançamento do seu novo filme Rio, uma animação que conta a história de Blu, um macho de arara-azul que foi capturado na floresta carioca e cresce no interior americano, onde nem mesmo aprende a voar.
Em 2012, o filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original com Real in Rio, cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown.
Em 2014, foi lançado Rio 2, uma sequência da animação Rio, também produzido pela Blue Sky Studios e dirigido por Carlos Saldanha, que foi grande sucesso de bilheteria.
Em 2017, Carlos Saldanha dirigiu O Touro Ferdinando, que conta a história de um touro com temperamento tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar em vez de viver correndo, bufando e batendo cabeça com os outros. Porém, quando cresce é escolhido para uma tourada.
Em 2018, Carlos Saldanha dirigiu Antes que eu me esqueça, onde atuou Danton Melo, José de Abreu, Mariana Lima, entre outros.
Na trama, Polidoro, de 80 anos, resolve demolir a estabilidade de sua confortável vida de juiz aposentado e se tornar sócio de uma boate de strip-tease.
Porém, sua filha Beatriz, resolve interditá-lo judicialmente. Seu filho Paulo se declara incapaz de opinar, pois não mantém proximidade com o pai. O juiz determina o encontro forçado de pai e filho e a reaproximação transforma suas vidas.
Família
Carlos Saldanha é casado com Isabella Scarpa e com ela tem quatro filhos: Sofia Scarpa Saldanha, Rafael Saldanha, Manuela Saldanha e Júlia Saldanha.
- Steven Spielberg (1946) é um diretor, produtor e roteirista cinematográfico n...
- Wolf Maya (1953) é um ator e também diretor de televisão brasileiro. Foi o cr...
- Gerald Thomas (1954) é um dramaturgo e diretor teatral brasileiro. Ficou conh...
- Miguel Falabella (1956) é um importante ator, diretor, apresentador de tv e e...
- Clint Eastwood (1930) é um ator, produtor e premiado diretor norte-americano,...
- Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasil...
- Sylvester Stallone (1946) é um famoso ator, roteirista e diretor norte-americ...