Carlos Saldanha

Diretor cinematográfico

Biografia de Carlos Saldanha

Carlos Saldanha (1965) é um diretor cinematográfico brasileiro, um dos maiores nomes da animação no mundo. Depois de brilhar com a trilogia “A Era do Gelo”, liderou as bilheterias com o sucesso da animação “Rio” e “Rio 2”. Com o filme "O Touro Ferdinando", concorre ao Oscar de Melhor Animação em 2018.

Carlos Saldanha (1965) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de janeiro de 1965. Filho de militar de classe média foi criado no bairro da Barra da Tijuca. Estudou em colégio militar, fez cursinho de inglês e com 14 anos já era fluente. Formou-se em Informática e empregou-se como analista de sistemas em uma petrolífera.

Interessado na arte da computação gráfica percorreu as poucas empresas brasileiras da área, mas em 1991 foi para os Estados Unidos pela primeira vez e matriculou-se no curso de animação na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Foram seis meses bolando animação e criando logos. Ficava na escola em torno de 12 horas por dia. Foi o único da turma a fazer alguns filmes.

Seu professor Bruce Wands, era o encarregado de selecionar candidatos para o curso de mestrado na área, Saldanha foi o escolhido. Voltou ao Brasil, organizou a papelada, casou-se com sua noiva e se mandou para Nova Iorque onde foi recebido por uma amiga, que emprestou a casa e ainda ajudou a bancar parte do curso.
Nos primeiros anos a dedicação era total, sem nenhuma folga. Em 1993, por ter se destacado dos colegas, foi convidado pelo professor Chris Wedge para integrar a equipe da Blue Sky, que na época se sustentava fazendo comerciais para a televisão, até que em 2000, a Fox comprou a Blue Sky. Ainda no mestrado, Saldanha fez dois curtas, um deles, “Time for Love”, foi apresentado no Anima Mundi 2002.

Em 2002, a 20th Century Fox lançou o filme de animação “A Era do Gelo”, produzido pela Blue Sky Studios, dirigido por Chris Wedge e Carlos Saldanha, no qual mostra a jornada do esquilo pré-histórico alucinado por nozes chamado Scrat. Transformado em série, em seguida foram lançados: “A Era do Gelo 2: O Degelo” (2006), “A Era do Gelo 3: O Despertar dos Dinossauros” (2009) e “A Era do Gelo 4” (2012).

Em 2011, Carlos Saldanha homenageia sua cidade natal com o lançamento do seu novo filme “Rio”, uma animação que conta a história de Blu, um macho de arara-azul, que capturado na floresta carioca na infância, cresce no interior americano, onde nem mesmo aprende a voar. Em 2012, o filme recebeu uma indicação ao Oscar de “Melhor Canção Original” com “Real in Rio”, cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown. Em 2014, é lançado “Rio 2”, uma sequência da animação “Rio”, também produzido pela Blue Sky Studios e dirigido por Carlos Saldanha. Ambos com grande sucesso de bilheteria.

Em 2014, é lançado “Rio Eu Te Amo”, o terceiro filme da franquia “Cites of Love”, do qual fazem parte as produções de Paris (Je T’aime) e de Nova Iorque (I Love You). A franquia reúne dez diretores de diferentes regiões do mundo, entre eles, Carlos Saldanha. Os filmes apresentam pequenas histórias ambientadas em vários pontos da cidade. Na obra, Saldanha deixou a animação de lado e contou a história de amor entre dois bailarinos interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer.

Veja também as biografias de:
  • Steven Spielberg (1946) é um diretor, produtor e roteirista cinematográfico n...
  • Flávio Rangel (1934-1988) foi diretor teatral. Um dos maiores nomes do teatro...
  • José Wilker (1947-2014) foi um ator, crítico de cinema e diretor brasileiro...
  • Wolf Maya (1953) é um ator e também diretor de televisão brasileiro. Foi o cr...
  • Gerald Thomas (1954) é um dramaturgo e diretor teatral brasileiro. Ficou conh...
  • Clint Eastwood (1930) é um ator, produtor e premiado diretor norte-americano,...
  • Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasil...

Última atualização: 24/01/2018