Simon Cowell

Executivo e produtor musical inglês

Biografia de Simon Cowell

Simon Cowell (1959) é um executivo e produtor musical inglês. Tornou-se conhecido mundialmente como jurado do programa American Idol. É o criador dos programas “The X Factor” e “Got Talent”. É o fundador da empresa de entretenimento “Syco”.

Simon Phillip Cowell (1959) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 7 de outubro de 1959. Filho de Eric Phillip Coweel, um executivo da indústria musical e de Julie Brett, uma dançarina e socialite inglesa. Foi aluno da Radlett School, do Dover College e do Windor Techical College e ficou conhecido por seu mau comportamento.

Em 1977, seu pai – um executivo da EMI Music Publishing – o levou para trabalhar na recepção da empresa. Em 1979 foi nomeado assistente da A&R - área de pesquisas de talento da EMI.  No início de 1980 ele deixou a EMI para criar sua própria empresa a E&S Music, com Ellis Rich, seu colega da EMI, mas a empresa durou menos de um ano.

Em seguida, Simon Cowell criou a Fanfare Records, junto com Iain Burton. A empresa durou até 1989. Em seguida, encontrou trabalho na BMG como consultor A&R e lá criou a S Records, onde se dedicou exclusivamente a descobrir novos talentos. Nessa época, criou a canção de abertura da série Pawer Rangers e do Teletubbies. Promoveu os grupos musicais Take That e as Spice Girls. Em 1998 promoveu o grupo Weslife. Outra criação sua foi o Il Divo, um grupo de ópera pop, que vendeu milhões de discos.

Em 2001, junto com Simon Fuller, Cowell criou o show de música “Pop Idol” e atuou como jurado. O programa logo foi um sucesso. A versão americana “American Idol” estreou em 2002, tendo também a participação de Cowell no júri.  Desempenhando o papel de jurado dos programas,  fazia um estilo crítico, sarcástico, agressivo e sincero e isso deu a Cowell uma enorme popularidade. Em 2006, assinou um contrato milionário para permanecer por mais cinco anos como jurado do American Idol.

Em 2004 criou a T X Factor e mais uma vez estava no júri. Em 2010, o The X Factor teve seus direitos adquiridos pelo FOX e a versão americana começou em setembro do mesmo ano. Em 2011 foi oficializada a sua saída do American Idol. Cowell produziu e promoveu singles e álbuns para diversos participantes dos programas. É também o produtor das bandas Fifth Harmony, formado na segunda temporada do The X Factor americana e One Direction formada em Londres em 2010, também no The X Factor.

Com o sucesso dos programas musicais, Cowell criou o programa “Got Talent”, aberto para artistas de diversos tipos, como dançarinos, instrumentistas, comediantes, mágicos etc. O “Britain’s Got Talent” estreou em 2007, teve Cowell como jurado e foi um grande sucesso. Foi também lançado nos Estados Unidos como “America’s Got Talent”.

Em 2015, Simon Cowell lançou nos Estados Unidos um show projetado para encontrar cantores masculinos para formar o “Ultimate Latino Boy Band”. Nesse mesmo ano, participou do júri do “America’s Got Talent”.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 20/04/2017