Davi
Biografia de Davi
Davi foi o segundo rei de Israel. Foi um guerreiro e profeta. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a. C., e conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico. Na juventude, na guerra contra os filisteus, matou o gigante Golias.
Davi nasceu em Belém, na Judeia, provavelmente em 1040 a. C. Era o oitavo filho de Jessé, o belemita, descendente do povo hebreu que se estabeleceu na região da antiga Palestina, às margens do rio Jordão. As principais informações sobre Davi são provenientes da Bíblia, dos livros I e II de Samuel, que tratam dos acontecimentos que se situam entre os anos 1040 e 971 a. C.
Na Terra Prometida
As crescentes dificuldades econômicas fizeram com que muitos hebreus se dirigissem para o rico vale do Nilo, quando foram escravizados. Os historiadores consideram o século XVII a. C. como a data da descida dos hebreus ao Egito. Durante cerca de quinhentos anos, os hebreus organizados em doze tribos, permaneceram em terras egípcias como cativos.
A fuga dos hebreus do Egito, conhecida como Êxodo, ocorreu sob a liderança de Moisés, que deveria guiá-los à Terra Prometida. Após quarenta anos de jornadas pelo deserto os hebreus acabaram retornando à Palestina sob a liderança de Josué.
Ao chegarem à Palestina, ocuparam a cidade de Jericó, e divididos em tribos passaram a se reunir em torno de chefes, chamados juízes, para combater os filisteus que dominavam todo o território central da Palestina, até as margens do rio Jordão. Vários chefes guerreiros se destacaram, mas a liderança só viria com o Rei Saul, que foi considerado o primeiro rei dos hebreus.
Davi e Golias
Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo ao rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista - o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.
Certo dia, ainda adolescente, ao levar provimentos para seus irmãos que estavam combatendo contra os filisteus. Israelitas e filisteus entraram em formação, frente a frente. Enquanto conversava com eles, o guerreiro filisteu chamado Golias, de Gat, saiu das fileiras do exército filisteu e fez o desafio. (1Sm 17,21;23-24)
Enquanto o filisteu se aprumava e se aproximava de Davi pouco a pouco, Davi correu depressa para se posicionar e enfrentar o filisteu. Davi enfiou a mão no bornal, pegou uma pedra, atirou-a com a funda e acertou na testa do filisteu. A pedra afundou na testa do filisteu, que caiu de bruços no chão. (1Sm 17,48-49)
Davi correu, parou diante do filisteu, pegou a espada dele, a desembainhou e com ela acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram morto o herói deles, bateram em retirada. (1Sm 17,051)
Davi e Saul
Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul. A partir de então, o rei Saul olhava para Davi com inveja.
No dia seguinte, um espírito mau provindo de Deus tomou conta de Saul, que começou a delirar dentro de casa. Como de costume, Davi estava tocando harpa e Saul tinha a lança na mão. Saul atirou a lança, dizendo: Vou cravar Davi na parede. Davi, porém, conseguiu escapar duas vezes. (1Sm 18,10-11)
Com a ajuda de Jônatas e Micol, Davi escapou da morte por várias vezes. Sem ter outra saída, Davi refugiou-se na terra dos filisteus levando duas mulheres: Aquinoam e Abigail.
Mais uma batalha se travou entre os israelitas e os filisteus. Os filisteus fizeram guerra contra Israel, e os israelitas fugiram deles, e muitos caíram mortos no monte Gelboé. Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos. Desse modo, no mesmo dia morreram Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus homens. (1Sm 31,1-2;6)
O Reinado de Davi
Com a morte do rei Saul, Davi consultou Javé: Posso ir para alguma cidade de Judá? Javé respondeu: Pode. Davi perguntou: Para qual delas posso ir? A resposta foi: Hebron. Os homens de Judá foram para lá e ungiram Davi como rei sobre a casa de Judá. (2Sm 2,1;4)
Ao mesmo tempo: Abner, filho de Ner, chefe do exército de Saul, tinham levado consigo Isbaal, filho de Saul, e o tinha feito ir a Maanaim. Abner o estabeleceu como rei sobre Galaad, sobre os de Aser, de Jezrael, Efraim, Benjamim e sobre todo o Israel. (2Sm 2,8-9)
Sem que Davi soubesse, os guerreiros de Davi mataram Abner. Quando soube que Abner tinha morrido em Hebron, Isbaal, filho de Saul, se acovardou, e todo o Israel ficou alarmado. (2Sm 4,1)
Logo após, Isbaal foi morto por seus dois chefes de guerrilha: Recab e Baana, filhos de Remon de Berot, entraram na casa, enquanto Isbaal dormia na cama. Eles o mataram e lhe cortaram a cabeça. (2Sm 4,5;7)
Isbaal, filho de Saul, tinha quarenta anos quando se tornou rei de Israel, e reinou por dois anos. Somente a casa de Judá seguia Davi. (2Sm 2,10)
Todas as tribos de Israel foram encontrar com Davi em Hebron, e lhe propuseram: Veja! Somos do mesmo sangue. Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E eles ungiram Davi como rei de Israel.
Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre o Israel e sobre Judá. (2Sm 5,4-5)
Davi conquistou a fortaleza de Sião, e deu-lhe o nome de Cidade de Davi. Em seguida, construiu uma grande muralha ao seu redor. O rei de Tiro enviou cedro, carpinteiros e pedreiros, para ser construído o palácio de Davi.
Os filisteus souberam que Davi fora ungido rei de Israel e subiram todos para o capturar. Davi fez exatamente o que Javé tinha mandado, e derrotou os filisteus desde Gabaon até a entrada de Gazer.
No ano 1 000 a. C. Davi apossou-se de Jerusalém e a transformou na capital de seu reino, e o centro religioso de seu povo, e para lá transferiu a "Arca da Aliança" conforme relata o capítulo 6 do livro 2 de Samuel.
Davi conquistou também as últimas cidades cananeias e submeteu parte da Síria e os reinos vizinhos de Hebrom, Amom e Hamat. Sua esfera de influência estendia-se da região do Egito até o Eufrates conseguindo lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico.
Davi pensava: Meu filho Salomão deverá construir para Javé um templo grandioso que será admirado em todos os países. Foi assim que, antes de morrer, Davi arranjou muito material. Ele chamou seu filho Salomão, e mandou que ele construísse o Templo de Javé, o Deus de Israel. (1Cr 22, 5-6)
Quando ficou velho, Davi nomeou seu filho Salomão como rei de Israel. (1Cr 23,1)
Davi e Batsabéia
Davi teve várias mulheres e gerou vários filhos, alguns nascidos em Hebron e outros em Jerusalém. Tem destaque o relacionamento que teve com Betsabéia, esposa de Urias. Em consequência disso, Betsabéia concebeu, e mandou dizer a Davi: Estou grávida! (2Sm 11,5)
Betsabéia deu à luz a um filho. Javé, porém, reprovou o que Davi tinha feito. Javé mandou o profeta Natã falar com Davi. Davi disse a Natã: Pequei contra Javé. Então Natã disse a Davi: Javé perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Mas, o filho que você teve morrerá. (2Sm 12,13-14)
Depois, Betsabéia deu à luz a outro filho, e Davi lhe deu o nome de Salomão, que foi o sucessor de Davi.
Davi e as Religiões
Na Bíblia, a história de Davi é registrada em mais de sessenta capítulos, sendo que cerca de 60 referências são feitas no Novo Testamento. Autor de diversos salmos, com dons para a poesia, sua história é relevante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo, Davi é o Rei de Israel e do povo judaico, no Novo Testamento, em Mateus 1, consta que Davi é um ancestral direto de Jesus, e no islamismo é conhecido como Daud, profeta e rei de uma nação.
Segundo alguns historiadores, Davi faleceu em 970 a. C., com setenta anos, e foi sepultado em Jerusalém.
- Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
- Rei Saul foi o primeiro rei de Israel, conforme a tradição judaica cristã. Fo...
- Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
- Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal entre 1816 e 1826. Foi o sétimo...
- Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
- Nabucodonosor II (630-561 a. C.) foi rei da Babilônia entre 605 e 561 a. C. L...
- Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...
- D. Manuel I, o Venturoso (1469-1521) foi rei de Portugal e dos Algarves entre...
- Filipe IV, o Belo (1268-1314) foi rei da França de 1285 a 1299. Conseguiu ele...
- Fernando II de Aragão (1452-1516) foi rei da Espanha. (,...