Rei Saul

Primeiro rei de Israel
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Rei Saul

Rei Saul foi o primeiro rei de Israel, conforme a tradição judaica cristã. Foi o escolhido por Deus. “Saul tinha trinta anos quando se tornou rei, e reinou sobre Israel durante vinte anos”. (1Sm 13,1). Temendo ser morto pelos filisteus, Saul jogou-se sobre a própria espada e morreu.

Rei Saul nasceu em Gabaá, Israel, provavelmente em 1066 a.C. Era filho de Quis, da tribo de Benjamim. Nessa época, Javé (Deus) era o único rei sobre seu povo, e o juiz era a autoridade política.

Saul – o escolhido por Deus

A história de Saul está contada na Bíblia, no Primeiro Livro de Samuel. Samuel foi profeta, sacerdote e juiz muito importante em Israel. Seu livro relata: “Quando já estava velho, Samuel estabeleceu os dois filhos seus como juízes em Israel. Eles, porém, não seguiram o exemplo do pai, deixando-se levar pela ganância”. (1Sm 8, 1;3)

“Então os anciãos de Israel se reuniram e foram até Samuel, em Ramá. Disseram a Samuel: Veja, você já está velho e seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso, escolha para nós um rei, para que ele nos governe, como acontece em todas as nações. Então Samuel invocou a Javé. E Javé disse: Atenda a voz do povo, pois não é a você que eles estão rejeitando, mas a mim”. (1Sm 8,4-7)

Saul era um jovem de boa aparência. Era um israelita imponente. Seu encontro com Samuel se deu quando estava com um empregado de seu pai, em uma cidade vizinha, à procura de um vidente para saber onde poderiam encontrar os animais de seu pai, que haviam desaparecido.

O livro de Samuel relata: “Eles então subiram até a cidade. Quando estavam passando pela porta da cidade, Samuel ia na direção deles para subir até o lugar alto. Ora, um dia antes da chegada de Saul, Javé tinha feito uma revelação a Samuel: Amanhã, nesta mesma hora, vou mandar a você um homem da terra de Benjamim. Você o ungirá como chefe do meu povo Israel, e ele libertará o povo do poder filisteu”. (1Sm 9,14-16)

Samuel levou Saul e seu empregado para uma sala e lhes deu lugar de honra. No dia seguinte, Saul foi ungido: “Então Samuel pegou a vasilha de óleo, e o derramou sobre a cabeça de Saul. Depois o beijou e disse: Javé ungiu você para ser chefe sobre Israel, o povo dele. Você governará o povo e o libertará dos inimigos vizinhos”. (1Sm 10,1)

Para fazer a apresentação de Saul, Samuel convocou todas as tribos de Israel. “Samuel disse a todo o povo: Estão vendo quem Javé escolheu? Não há, entre todo o povo, ninguém igual a ele. E todo o povo começou a aclamar, gritando: Viva o rei!”. (1Sm 10,24)

O reinado de Saul

Saul era casado com Aquinoam, filha de Aquimaás. Seus filhos eram Jônatas, Jesui e Melquisua. Suas filhas eram Merob e Micol. O chefe do seu exército era Abner, filho de Ner, tio de Saul. (1Sm 14,49-50)

“Depois de ser proclamado rei de Israel, Saul lutou contra todos os inimigos vizinhos: Moab, os amonitas, Edom, o rei de Soba e os filisteus. E saiu vitorioso em todas as campanhas. Realizou proezas de valentia, derrotou os amalecitas e livrou Israel de seus opressores”. (1Sm 14,47)

Saul recebeu várias ordens de Javé, porém não cumpriu totalmente as orientações: “Javé dirigiu a palavra a Samuel, dizendo: Estou arrependido de ter feito Saul rei, porque ele se afastou de mim e não executou as minhas ordens”. (1Sm 15,10-11)

Saul se arrependeu de não ter cumprido as ordens de Javé de exterminar o rei dos amalecitas, e pediu perdão: “Mas Samuel respondeu: Não voltarei com você. Porque você rejeitou as ordens de Javé, Javé rejeita você como rei de Israel. Enquanto viveu, Samuel nunca mais viu Saul”. (1Sm 15,26;35)

Saul e Davi – A competição

Javé pediu a Samuel que fosse ter com a família de Jessé, o belemita, porque escolheu um rei entre os filhos dele. Samuel obedeceu e ungiu Davi. Desse dia em diante, o espírito de Javé permaneceu sobre Davi, e afastou-se de Saul, e ele começou a ficar agitado por um espírito mau.

Os servos de Saul receberam ordens para procurar alguém que tocasse harpa, para acalmar o espírito de Saul. Um deles disse: “Conheço um filho do belemita Jessé. Ele sabe tocar e é valente guerreiro. Além disso, fala bem, é de boa aparência e Javé está com ele”. (1Sm 16,18)

“Davi chegou ao palácio e se apresentou a Saul; o rei ficou muito bem impressionado com ele, e o tornou seu escudeiro. E Saul mandou dizer a Jessé: Davi ficará a meu serviço, porque eu gostei dele”. (1Sm 16,21-22)

A crescente ameaça dos filisteus, com suas invencíveis armas de ferro e carruagens, levou Saul e os israelitas a se prepararem para a batalha. Um enorme guerreiro chamado Golias postou-se à frente dos filisteus. Davi não teve medo. “Davi enfiou a mão no bornal, pegou uma pedra, atirou-a com a funda e acertou na testa do filisteu. A pedra afundou na testa do filisteu, que caiu de bruços no chão”. (1Sm 17,49)

Desse dia em diante, Saul olhava Davi com inveja, e por duas vezes tentou matá-lo com uma lança. “Saul percebeu que Javé estava com Davi e que sua filha Micol estava apaixonada por ele. Então Saul ficou com mais medo de Davi e se tornou inimigo ferrenho de Davi”. (1Sm 18,28-29)

rei saul
Saul e Davi (Rembrandt, 1650) 

Os filhos de Saul, Jônatas e Micol, salvaram Davi quando este esteve ameaçado por Saul. Davi foi se esconder na colina de Áquila. Então Saul empreendeu uma marcha para encontrar Davi. Em seguida, Davi foi se refugiar na terra dos filisteus.

Nesse tempo, os filisteus reuniram suas tropas para atacar Israel. “Samuel tinha morrido. Todo o Israel participara dos funerais, e o enterraram em Ramá, sua cidade”. (1Sm 28,3)

A trágica derrota e morte de Saul

“Os filisteus fizeram guerra contra Israel e os israelitas fugiram deles, e muitos caíram mortos no monte Gelboé. Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos. Matarm Jônatas, Abinadab e Melquisua, filhos de Saul”. (1Sm 31,1-2)

Saul foi perseguido e os arqueiros o feriram gravemente. “Então Saul disse ao escudeiro: Desembainha e me atravesse, antes que esses incircunciosos cheguem e caçoem de mim. O escudeiro ficou apavorado e não quis obedecer. Então Saul pegou a espada e atirou-se sobre ela”. (1Sm 31,4)

No dia seguinte, os filisteus cortaram a cabeça de Saul por toda a terra dos filisteus e dependuraram o cadáver dele na muralha de Betsã.

Os habitantes de Jabes de Galaad foram buscar o corpo de Saul e de seus filhos, e os levaram para Jabes, e aí os queimaram. Depois recolheram os ossos, os enterraram debaixo da tamareira de Jabes, e jejuaram durante sete dias. Esse fato teria ocorrido por volta do ano 1004 a.C. O reinado de Israel passou para Davi.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
  • Davi foi o segundo rei de Israel. Foi um guerreiro e profeta. Reinou durante...
  • Afonso Henriques (Afonso I de Portugal) (1109-1185) foi o primeiro rei de Por...
  • Tomé de Sousa (1503-1579) foi um militar português. Primeiro governador-geral...
  • Justin Trudeau é atualmente o 23º primeiro-ministro do Canadá, país norte-ame...
  • Boris Johnson (1964) é um político britânico, foi Primeiro-ministro do Reino...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal entre 1816 e 1826. Foi o sétimo...
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Nabucodonosor II (630-561 a. C.) foi rei da Babilônia entre 605 e 561 a. C. L...