Rei Arthur

Rei lendário da Grã-Bretanha

Biografia de Rei Arthur

Rei Arthur foi o líder dos bretões que junto com seus fieis cavaleiros venceram as invasões saxônicas em doze batalhas sucessivas na Idade Média britânica.

Rei Arthur na história

Rei Arthur viveu no século VI, época em que a Brittania foi invadida por vários povos estrangeiros. Era descendente dos bretões – um povo celta que ainda no século VI a. C. abandonou a planície centro-europeia e atravessou o mar. Os bretões defenderam bravamente a ilha, cresceram e se multiplicaram, distribuindo-se por várias regiões da ilha, até que os romanos invadiram a ilha pela senda vez.

Os bretões do sul aceitaram o latim, que o misturaram com suas línguas e depois o cristianismo. Os romanos saíram da ilha no século V, quando suas próprias fronteiras estavam ameaçadas polo povo germânico, pondo em perigo o império romano. Os bretões se livraram dos romanos, mas vários outros povos invadiram a ilha, entre eles, os saxões – povos germânicos do norte da Alemanha.

Segundo uma narração de Nennius, monge galês, feita em 750, Arthur era um chefe dos bretões insulares do século VI, que junto com seus fieis cavaleiros lutaram pela defesa da ilha contra a invasão saxônica, em doze batalhas sucessivas, sem conseguir expulsar definitivamente os saxões.

Rei Arthur e a lenda

Em 1136, já se acreditava que Arthur tivesse sido rei de toda a Grã-Bretanha e o conquistador da Gália – região que corresponde hoje aos atuais territórios da França, Bélgica e o norte da Espanha, e da Península Apenina – hoje Península Itálica. Sua história e seus feitos inspiraram várias composições principalmente no século XII e XIII. Sua existência é contestada e muitos autores reconhecem nela apenas uma lenda.

Segundo a tradição, Arthur nasceu na Grã-Bretanha do século VI. Era o filho primogênito de Uther Pendragon, que aconselhado pelo mágico Merlin o educou em um local secreto e que ninguém deveria saber a sua verdadeira identidade. Com a morte do pai, a Grã-Bretanha ficou sem rei. Merlin havia enterrado uma espada numa rocha e nessa espada estava escrito com letras de ouro que aquele que conseguisse retirá-la seria rei. Muitos tentaram, mas Arthur retirou a espada e foi coroado por Merlin.

Em uma luta, Arthur partiu a espada, sendo então levado por Merlin a um lago onde das águas uma misteriosa mão lhe entrega a “Excalibur” – espada que o torna invencível em combate. Depois de se casar com “Guinevere” se estabelece no castelo de “Camelot”, que estaria situado no alto de uma montanha, onde se reúne na “Távola Redonda” com seus cavaleiros.

Os “Cavaleiros da Távola Redonda”, como ficaram conhecidos, defenderam o povo da Grã-Bretanha contra dragões, gigantes e procuram o tesouro perdido – a taça usada por Jesus na Última Ceia, conhecida como Santo Graal. Depois de lutar em diversas batalhas, Arthur liderou os bretões na grande vitória do Monte Badon, que impediu a expansão dos saxões. O rei Arthur faleceu na luta contra seu filho, Mordred, que tentava tomar o poder da Grã-Bretanha.

Veja também as biografias de:
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal. Abriu os portos brasileiros ao c...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Fernando II de Aragão (1452-1516) foi rei da Espanha. (,...
  • Filipe II da Macedônia (382-336 a.C.) foi rei da Macedônia. Criou a falange m...
  • Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...
  • Henrique II da Inglaterra (1133-1189) foi rei da Inglaterra entre 1154 e 1189...
  • Átila (406-453) foi um dos maiores guerreiros da história, o mais perverso do...
  • Luís XVI da França (1754-1793) foi rei da França e duque de Berry. Foi o últi...

Última atualização: 16/10/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.