Rembrandt

Pintor holandês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Rembrandt

Rembrandt (1606-1669) foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos mais importantes pintores do Barroco europeu. A importância de sua pintura só foi reconhecida a partir do século XIX.

Rembrandt foi um dos mestres do claro-escuro, técnica em que os efeitos de luz criam a forma e o espaço de suas obras.

Rembrandt Harmens van Rijn nasceu em Leyden, Holanda, no dia 15 de julho de 1606. De família humilde era o quinto filho de um dono de um moinho à beira do rio Reno. Aos sete anos ingressou na Escola Latina de Leiden.

Início da carreira

Rembrandt gostava de pintar e com sacrifício foi matriculado na Universidade de Leyden, mas só estudou durante nove meses. Ingressou no atelier do pintor Jacob Isaaksz, que lhe ensinou a técnica, o preparo das tintas e o desenho.

Em 1623 foi para Amsterdam, onde estudou com o pintor romanista Pieter Lastman. Em 1627, Rembrandt voltou para Leyden e instalou seu próprio atelier com seu amigo e também pintor Jan Lievens. Nessa época, recebeu várias encomendas particulares.

Em 1631, após a morte de seu pai, resolveu instalar-se em Amsterdam. Um ano depois já era um pintor famoso, um dos mais caros e procurados da cidade.

Rembrandt retratava os ricos e bem sucedidos burgueses, pois era moda enfeitar as paredes com o próprio retrato. Em 1632 pintou um dos seus quadros mais famosos: A Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632).

Rembrandt
A Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632) Mauritshuis, Amsterdan

Em 1634, Rembrandt atingiu o auge da fama e prosperidade. No mesmo ano casou-se com Saskia, que foi fonte de inspiração para sua arte. Em 1639 comprou uma casa na Jodenbreestraat, rua dos judeus, no bairro judaico de Amsterdam e a transformou em centro de reunião social e em museu de objetos raros, móveis antigos e louças valiosas.

Rembrandt pintou vários retratos, pois os burgueses esperavam ver as paredes de suas casas cobertas por quadros que retratassem o dono da casa, a dona da casa, os filhos e os animais de estimação. Enquanto os clientes queriam retratos e não críticas, ou análises de suas almas, Rembrandt retratava o que ele via e sentia.

Rembrandt pintou vários autorretratos. Sentava-se diante do espelho e retratava-se procurando nos olhos e na boca o sinal dos tempos e as dificuldades da vida, como na tela de 1640:

Rembrandt
Autorretrato (1640) Galeria Degli Uffizi, Florença

Seu atelier era um dos maiores da Europa. Tinha muitos alunos e uma clientela rica, mas essa tranquilidade foi quebrada com a morte precoce de três filhos, só o quarto chegou à idade adulta. Em 1642 morreu sua esposa.

Nesse mesmo ano, Rembrandt recebeu a encomenda para pintar - “A Mudança de Guarda da Companhia do Capitão Frans Bonninck Cocs", mas a obra foi recusada pelo capitão, porque aquela não era a cena contratada. Foi o primeiro fracasso do artista.

A cena que é rica em detalhes, efeitos cênicos, dramaticidade e efeitos de cor é hoje conhecida como A Ronda Noturna (1642):

Rembrandt
A Ronda Noturna (1642) Rijksmuseum, Amsterdan

Em 1645, Rembrandt empregou como pajem de seu filho Tito a jovem Hendrickje Stoffls, que posteriormente se tornou sua modelo e amante. Em 1654, se viu envolvido em um escândalo com o nascimento de um filho com Hendrickje, que o pintor reconheceu, mas a jovem foi excomungada pela Igreja Reformada Holandesa da qual fazia parte.

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Hendrickje Stoffels (1657) Museu Metropolitano de N.Y.

As encomendas feitas a Rembrandt começaram a rarear e as dificuldades financeiras aumentaram. Perdeu uma ação na justiça, seu casarão foi hipotecado e seus bens leiloados em lotes. Ele continuava trabalhando e produzindo desenhos e gravuras representando cenas bíblicas, entre elas, Os Discípulos de Emaús (1648):

Rembrandt
Os Discípulos de Emaús (1648) Museu do Louvre, Paris

Em 1660, Rembrandt foi procurado para transformar em pintura A Conspiração de Claudius Civilis, no entanto, quando a obra ficou pronta, o que se viu foi um grupo de bárbaros, um bando de assassinos jurando fidelidade a um rei caolho. Para os burgueses foi um choque.

Rembrandt
A Conspiração de Claudius Cívillis (1660) Museu de Estocolmo

A obra foi devolvida para modificações, mas o artista se recusou e ateou fogo no quadro, mas logo se arrependeu e salvou a cena central.

Depois disso, só conseguiu vender mais um quadro: Os Síndicos da Corporação de Tecelões de Amsterdam, também chamado "Os Negociantes de Tecidos" (1661), hoje no acervo do Museu de Amsterdam.

Em 1663 morreu sua companheira. Em 1668 morreu seu filho Tito, um mês depois de Rembrandt ter pintado A Família de Tito. Sozinho e na pobreza, depois de tanta glória e riqueza, que ele gostava de lembrar. Rembrandt viveu apenas mais um ano.

Rembrandt
A Família de Tito (1668) Museu Herzog Anton, Alemanha

Rembrandt faleceu em Amsterdã, Holanda, no dia 4 de outubro de 1669, deixando no cavalete o último quadro que não conseguiu terminar. Mostrava seu quarto: uma cama simples, uma cadeira quebrada, um espelho sem moldura e uma mesa rústica. Hoje, o artista é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos.

Características da obra de Rembrandt

De início influenciado por Caravaggio, Rembrandt adaptou o claro-escuro do mestre italiano. Sua obra é caracterizada por forte conteúdo emocional, grande expressividade e dramaticidade, tudo com intenso realismo. Pintou temas bílicos, mitológicos, históricos, cenas do cotidiano vividas por personagens de destaque na vida social dos Países Baixos, e  principalmente retratos.

Obras de Rembrandt

  • O Apedrejamento de Santo Estevão, 1625
  • Adromeda Acorretado às Rochas, 1630
  • Jeremias Prevê a Destruição de Jerusalém, 1630
  • A Lição de Anatomia de Dr. Tulp, 1632
  • Jacob de Gheyn III, 1632
  • Filósofo em Meditação, 1632
  • A Descida da Cruz, 1633
  • Artemisia, 1634
  • A Festa de Belsazar, 1635
  • O Filho Pródigo na Taverna, 1635
  • Retrato do Jovem Com Corrente de Ouro, 1635
  • Autorretrato, 1640
  • Ronda Noturna, 1642
  • Cristo Cura o Doente, 1643
  • Susana e os Velhos, 1647
  • As Três Cruzes, 1653
  • Aristóteles com o Busto de Homero,1653
  • O Bando de Betsabé, 1654
  • Autorretrato de Chapéu, 1660
  • O Evangelista Mateus e o Anjo, 1661
  • Retrato de Dirck van Os, 1662
  • A Noiva Judaica, 1665
  • Autorretrato com Pintura e Pincéis, 1660
  • O Retorno do Filho Pródigo, 1662
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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