Piet Mondrian

Pintor holandês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Piet Mondrian

Piet Mondrian (1872-1944) foi um pintor holandês que despontou no começo do século XX e sua obra virou um símbolo poderoso da modernidade.

Essencial para o destino da arte abstrata, a teoria do neoplasticismo de Mondrian, baseada em elementos estéticos de máxima simplicidade, exerceu profunda influência na pintura, na arquitetura e no desenho gráfico do século XX.

Pieter Cornelis Mondrian, conhecido como Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort, Países Baixos,, no dia 7 de março de 1872. Filho de um pastor, cresceu em um ambiente extremamente religioso.

Em 1892 transferiu-se para Amsterdam e ingressou na Academia Real de Artes. Quando era iniciante, pintava paisagens, mas já revelava uma inquietação peculiar ao moldar a natureza, os moinhos e as igrejas com uma visão geométrica do mundo.

Suas obras mais antigas seguiram o estilo da Escola de Haia e dos naturalistas impressionistas de Amsterdam. Por volta de 1909 começou a pintar em um estilo mais abstrato. Ao longo dos anos, objetos e paisagens foram se decompondo em traços básicos. Para Mondrian o mínimo era o máximo. “Na natureza, a superfície das coisas é bela, mas sua imitação é sem vida”, dizia ele. São dessa época as obras:

Piet Mondrian
A Igreja de Domburg (1910)

piet mondrian
Árvore Vermelha (1910)
piet mondrian
Árvore Cinza (1911)

Ainda em 1911, Piet Mondrian foi para Paris onde manteve contato com os artistas abstracionistas e cubistas, entre eles, Pablo Picasso e Georges Braque, e adotou os princípios do cubismo, que foram abstraindo uma figura até que desaparecesse, e permaneceu fiel até 1917.

Piet Mondrian
Vaso de Especiarias (1912)

Durante a Primeira Guerra Mundial, Mondrian refugiou-se nos Países Baixos, onde conheceu o artista Theo van Doesburg um dos fundadores do movimento holandês “De Stijl” (O Estilo). Ele e seus companheiros do grupo holandês trabalhavam com formas geométricas abstratas.

Piet Mondrian
Composição Xadrez (1919)

Na base da pintura de Mondrian estava uma utopia de fundo religioso. Ele era entusiasta da Teosofia - doutrina esotérica criada pela russa Madame Blavatsky. Como fruto da filosofia humanista e espiritual sincrética extraiu a noção de que por baixo da matéria, uma engrenagem básica constituiria a essência do mundo.

Ao abraçar a abstração continuou pintando flores, símbolo universal feminino para a Teosofia (também as pintava porque ninguém comprava suas telas abstratas).

As composições clássicas com quadrados e retângulos delimitados por linhas pretas só surgiram quando o artista estava perto dos 50 anos. Ele rompera com os colegas do De Stijl por não aceitar a adoção de linhas diagonais.

No estilo radical de Piet Mondrian só tinha lugar os traços horizontais e verticais. Na paleta de tintas, apenas as cores primárias - o vermelho, o azul e o amarelo, mais o preto e o branco, como na tela "Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo" (1930):

Piet Mondrian

Depois de residir vários anos em Paris e Londres, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Mondrian mudou-se para Nova York, quando realizou a última fase de sua obra: desapareceram as barras negras e o quadro ficou dividido em múltiplos retângulos de cores vivas.

É a série dos quadros boogie-woogie, quando se permitia ouvir jazz e boogie-woogie e transpôs para a tela o andamento urbano e o ritmo agitado desses gêneros. É dessa época a obra Broadway Boogie-Woogie (1942), (Museu de Arte Moderna, Nova Iorque).

piet mondrian
Broadway Boogie-Woogie (1942)

Piet Mondrian faleceu em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, no dia 1 de fevereiro de 1944.

Outras obras de Piet Mondrian

  • Árvores à Luz da Lua (1908)
  • A Árvore Vermelha (1908)
  • Copo de Leite (1909)
  • O Moinho Vermelho (1910)
  • A Árvore Cinza (1911)
  • Macieira em Flor (1912)
  • Composição com Cores B (1917)
  • Composição em Tabuleiro com Cores Claras (1919)
  • Composição em Vermelho, Amarelo e Azul (1921)
  • Composição A (1923)
  • Composição em Amarelo (1930)
  • Composição n. 10 (1942)
  • Broadway Boogie-Woogie (1942)
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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