Piet Mondrian
Biografia de Piet Mondrian
Piet Mondrian (1872-1944) foi um pintor holandês que despontou no começo do século XX e sua obra virou um símbolo poderoso da modernidade.
Essencial para o destino da arte abstrata, a teoria do neoplasticismo de Mondrian, baseada em elementos estéticos de máxima simplicidade, exerceu profunda influência na pintura, na arquitetura e no desenho gráfico do século XX.
Pieter Cornelis Mondrian, conhecido como Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort, Países Baixos,, no dia 7 de março de 1872. Filho de um pastor, cresceu em um ambiente extremamente religioso.
Em 1892 transferiu-se para Amsterdam e ingressou na Academia Real de Artes. Quando era iniciante, pintava paisagens, mas já revelava uma inquietação peculiar ao moldar a natureza, os moinhos e as igrejas com uma visão geométrica do mundo.
Suas obras mais antigas seguiram o estilo da Escola de Haia e dos naturalistas impressionistas de Amsterdam. Por volta de 1909 começou a pintar em um estilo mais abstrato. Ao longo dos anos, objetos e paisagens foram se decompondo em traços básicos. Para Mondrian o mínimo era o máximo. Na natureza, a superfície das coisas é bela, mas sua imitação é sem vida, dizia ele. São dessa época as obras:
Ainda em 1911, Piet Mondrian foi para Paris onde manteve contato com os artistas abstracionistas e cubistas, entre eles, Pablo Picasso e Georges Braque, e adotou os princípios do cubismo, que foram abstraindo uma figura até que desaparecesse, e permaneceu fiel até 1917.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Mondrian refugiou-se nos Países Baixos, onde conheceu o artista Theo van Doesburg um dos fundadores do movimento holandês De Stijl (O Estilo). Ele e seus companheiros do grupo holandês trabalhavam com formas geométricas abstratas.
Na base da pintura de Mondrian estava uma utopia de fundo religioso. Ele era entusiasta da Teosofia - doutrina esotérica criada pela russa Madame Blavatsky. Como fruto da filosofia humanista e espiritual sincrética extraiu a noção de que por baixo da matéria, uma engrenagem básica constituiria a essência do mundo.
Ao abraçar a abstração continuou pintando flores, símbolo universal feminino para a Teosofia (também as pintava porque ninguém comprava suas telas abstratas).
As composições clássicas com quadrados e retângulos delimitados por linhas pretas só surgiram quando o artista estava perto dos 50 anos. Ele rompera com os colegas do De Stijl por não aceitar a adoção de linhas diagonais.
No estilo radical de Piet Mondrian só tinha lugar os traços horizontais e verticais. Na paleta de tintas, apenas as cores primárias - o vermelho, o azul e o amarelo, mais o preto e o branco, como na tela "Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo" (1930):
Depois de residir vários anos em Paris e Londres, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Mondrian mudou-se para Nova York, quando realizou a última fase de sua obra: desapareceram as barras negras e o quadro ficou dividido em múltiplos retângulos de cores vivas.
É a série dos quadros boogie-woogie, quando se permitia ouvir jazz e boogie-woogie e transpôs para a tela o andamento urbano e o ritmo agitado desses gêneros. É dessa época a obra Broadway Boogie-Woogie (1942), (Museu de Arte Moderna, Nova Iorque).
Piet Mondrian faleceu em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, no dia 1 de fevereiro de 1944.
Outras obras de Piet Mondrian
- Árvores à Luz da Lua (1908)
- A Árvore Vermelha (1908)
- Copo de Leite (1909)
- O Moinho Vermelho (1910)
- A Árvore Cinza (1911)
- Macieira em Flor (1912)
- Composição com Cores B (1917)
- Composição em Tabuleiro com Cores Claras (1919)
- Composição em Vermelho, Amarelo e Azul (1921)
- Composição A (1923)
- Composição em Amarelo (1930)
- Composição n. 10 (1942)
- Broadway Boogie-Woogie (1942)
- Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiore...
- Rembrandt (1606-1669) foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos m...
- Johannes Vermeer (1632-1675) foi um pintor holandês, um dos expoentes do Barr...
- Frans Post (1612-1680) foi um pintor holandês. Chegou ao Brasil na comitiva d...
- Hieronymus Bosch (1450-1516) foi um pintor holandês que se destacou com suas...
- Gabriel Metsu (1629-1667) foi um pintor holandês do período Barroco, um expoe...
- Baruch de Espinosa (1632-1677) foi um filósofo holandês. è considerado um dos...
- Hugo Grotius (1583-1645) foi um jurista holandês, considerado um dos fundador...
- M. C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês, conhecido por seus...
- Erasmo de Roterdã (1466-1536) foi um teólogo e escritor holandês, o maior vul...