Hieronymus Bosch
Biografia de Hieronymus Bosch
Hieronymus Bosch (1450-1516) foi um pintor holandês que se destacou com suas figuras humanas nuas que se misturam a animais fantásticos, monstros devoradores de corpos e paisagens insólitas.
Jeroen van Aken, conhecido como Hieronymus Bosch, nasceu em Hertogenbosch, de onde deriva seu nome, Holanda, por volta de 1450. Filho e neto de pintores, ele dividia com o pai e os irmãos um ateliê em sua cidade natal. Logo se casou com Aleid van de Meervenne uma rica jovem que lhe permitiu se dedicar à pintura.
Hieronymus Bosch viveu entre o fim da Idade Média e a explosão do Renascimento, um período de efervescência cultural, artística e científica que teve início na Itália e se espalhou pela Europa.
A pintura nos Países Baixos no século XV mostrou fortes influências religiosas e Bosch com sua formação profundamente religiosa foi o primeiro a mostrar as marcas da nova era. As primeiras referências a seu nome são encontradas no arquivo da cidade, que o dão como membro da Irmandade de Nossa Senhora entre 1480 e 1516.
Obras de Hieronymus Bosch
A Cronologia da produção artística de Bosch é desconhecida, mas acredita-se que em sua primeira fase estão as obras de temas tradicionais e de estilo arcaico.
Entre suas primeiras obras destacam-se: A Extração da Pedra da Loucura (Museu do Prado Madri), Crucificação, A Nau dos Insensatos e Os Sete Pecados Capitais (Palácio do Escorial, Espanha). Nessa última aparecem temas que se tornaram frequentes em todas as suas obras, como a natureza pecaminosa do homem e a dificuldade da salvação.
No período seguinte da primeira fase das pinturas de Hieronymus Bosch, aparecem suas obras mais importantes, entre elas: O Carro de Feno, As Tentações de Santo Antão e O Jardim das Delícias Terrenas.
A obra mais famosa de Hieronymus Bosch, o tríptico O Jardim das Delícias Terrenas é uma alegoria moral sobre os perigos da luxúria, mas o significado de seus muitos elementos bizarros desafiam os especialistas, como os bichos estranhos, o sexo e perdição, as aves gigantescas e o corpo em forma de ovo quebrado, sustentado por galhos, tudo em meio a paisagens delirantes.
As imagens vivas e de cunho fantástico fizeram com que o artista se destacasse dos demais. Suas criaturas fantásticas lhe renderam o apelido de criador de demônios.
Nas obras de sua última fase, depois de obras magistrais, em que alguns críticos veem a representação da loucura humana, Bosch pintou quadros mais tranquilos e positivos como O Filho Pródigo e a série de obras sobre a Paixão de Cristo em que a figura do Senhor aparece rodeada de uma multidão de seres disformes, como na tela Cristo Carregando a Cruz.
Hieronymus Bosch faleceu em Hertogenbosch, Holanda, no dia 9 de agosto de 1516.
- Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiore...
- Piet Mondrian (1872-1944) foi um pintor holandês que despontou no começo do s...
- Rembrandt (1606-1669) foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos m...
- Johannes Vermeer (1632-1675) foi um pintor holandês, um dos expoentes do Barr...
- Frans Post (1612-1680) foi um pintor holandês. Chegou ao Brasil na comitiva d...
- Gabriel Metsu (1629-1667) foi um pintor holandês do período Barroco, um expoe...
- Baruch de Espinosa (1632-1677) foi um filósofo holandês. è considerado um dos...
- Hugo Grotius (1583-1645) foi um jurista holandês, considerado um dos fundador...
- M. C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês, conhecido por seus...
- Erasmo de Roterdã (1466-1536) foi um teólogo e escritor holandês, o maior vul...