Hieronymus Bosch

Pintor holandês

Biografia de Hieronymus Bosch

Hieronymus Bosch (1450-1516) foi um pintor holandês que se destacou com suas figuras humanas nuas que se misturam a animais fantásticos, monstros devoradores de corpos e paisagens insólitas.

Jeroen van Aken, conhecido como Hieronymus Bosch, nasceu em Hertogenbosch, de onde deriva seu nome, Holanda, por volta de 1450. Filho e neto de pintores, ele dividia com o pai e os irmãos um ateliê em sua cidade natal. Logo se casou com Aleid van de Meervenne uma rica jovem que lhe permitiu se dedicar à pintura.

Hieronymus Bosch viveu entre o fim da Idade Média e a explosão do Renascimento, um período de efervescência cultural, artística e científica que teve início na Itália e se espalhou pela Europa.

A pintura nos Países Baixos no século XV mostrou fortes influências religiosas e Bosch com sua formação profundamente religiosa foi o primeiro a mostrar as marcas da nova era. As primeiras referências a seu nome são encontradas no arquivo da cidade, que o dão como membro da Irmandade de Nossa Senhora entre 1480 e 1516.

Obras de Hieronymus Bosch

A Cronologia da produção artística de Bosch é desconhecida, mas acredita-se que em sua primeira fase estão as obras de temas tradicionais e de estilo arcaico.

Entre suas primeiras obras destacam-se: A Extração da Pedra da Loucura (Museu do Prado Madri), Crucificação, A Nau dos Insensatos e Os Sete Pecados Capitais (Palácio do Escorial, Espanha). Nessa última aparecem temas que se tornaram frequentes em todas as suas obras, como a natureza pecaminosa do homem e a dificuldade da salvação.

hieronymus bosch
A Extração da Pedra da Loucura
os sete pecados capitais
Os Sete Pecados Capitais

No período seguinte da primeira fase das pinturas de Hieronymus Bosch, aparecem suas obras mais importantes, entre elas: O Carro de Feno, As Tentações de Santo Antão e O Jardim das Delícias Terrenas.

Hieronymus Bosch
O Carro de Feno
Hieronymus Bosch
As Tentações de Santo Antão
Hieronimus bosch
O Jardim das Delícias Terrenas

A obra mais famosa de Hieronymus Bosch, o tríptico O Jardim das Delícias Terrenas é uma alegoria moral sobre os perigos da luxúria, mas o significado de seus muitos elementos bizarros desafiam os especialistas, como os bichos estranhos, o sexo e perdição, as aves gigantescas e o corpo em forma de ovo quebrado, sustentado por galhos, tudo em meio a paisagens delirantes.

Hieronymus Bosch
O Jardim das Delícias Terrenas (detalhe)

As imagens vivas e de cunho fantástico fizeram com que o artista se destacasse dos demais. Suas criaturas fantásticas lhe renderam o apelido de “criador de demônios”.

Nas obras de sua última fase, depois de obras magistrais, em que alguns críticos veem a representação da loucura humana, Bosch pintou quadros mais tranquilos e positivos como O Filho Pródigo e a série de obras sobre a Paixão de Cristo em que a figura do Senhor aparece rodeada de uma multidão de seres disformes, como na tela Cristo Carregando a Cruz.

Hieronymus Bosch
O Filho Pródigo
Hieronymus bosch
Cristo Carregando a Cruz

Hieronymus Bosch faleceu em Hertogenbosch, Holanda, no dia 9 de agosto de 1516.

Veja também as biografias de:
  • Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiore...
  • Piet Mondrian (1872-1944) foi um pintor holandês que despontou no começo do s...
  • Rembrandt (1606-1669) foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos m...
  • Frans Post (1612-1680) foi um pintor holandês. Chegou ao Brasil na comitiva d...
  • Johannes Vermeer (1632-1675) foi um pintor holandês, um dos expoentes do Barr...
  • Gabriel Metsu (1629-1667) foi um pintor holandês do período Barroco, um expoe...
  • Baruch de Espinosa (1632-1677) foi um filósofo holandês. è considerado um dos...
  • Hugo Grotius (1583-1645) foi um jurista holandês, considerado um dos fundador...
  • M. C. Escher (1898-1972)foi um artista gráfico holandês, conhecido por seus t...
  • Erasmo de Roterdã (1466-1536) foi um teólogo e escritor holandês, o maior vul...

Última atualização: 29/04/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.