Herófilo

Médico grego

Biografia de Herófilo

Herófilo (335-280 a.C.) foi um médico grego. Um dos primeiros médicos a dissecar e estudar um cadáver humano. É considerado um dos primeiros anatomistas da história da medicina.

Herófilo (335-280 a.C.) nasceu em Calcedônia, Ásia Menor, hoje Kadiköy, na Turquia, no ano de 335 a.C. Ainda jovem mudou-se para Alexandria, no Egito, onde iniciou seus estudos de anatomia. Foi aluno de Ptolomeu e mais tarde conheceu Erasístrato, de quem se tornou mestre e com quem fundou a Escola de Medicina de Alexandria. Realizou grandes avanços no campo da anatomia. Foi o primeiro a empregar a dissecação do corpo humano para a base de suas pesquisas.

Desenvolveu as teorias de Praxágoras de Cós com relação ao diagnóstico do pulso, foi o primeiro a medir a pulsação identificando o pulso como uma função da batida do coração e não uma propriedade inerente às artérias. Estabeleceu as diferenças entre pulsação, palpitação muscular, espasmos e tremores. Distinguiu nervos de vasos sanguíneos. Foi o primeiro a reconhecer que as artérias continham sangue e não ar, como se acreditava na época.

Herófilo descreveu a distribuição, o formato e o tamanho dos órgãos. Estudou o fígado, o baço, o pâncreas, o aparelho gastrointestinal e os órgãos reprodutivos. Foi também um estudioso de Hipócrates e escreveu um tratado sobre o método hipocrático.

Estudou detalhadamente o cérebro, reconhecendo o órgão como o centro do sistema nervoso e o centro da inteligência, ao contrário de Aristóteles que acreditava ser o coração. Descreveu as meninges e destacou a semelhança com a membrana que envolve o feto. Dissecou e descreveu sete pares de nervos cranianos. Detalhou a função dos olhos e das glândulas salivares.

Acredita-se que Herófilo teria dissecado cerca de seiscentos cadáveres. Foi o introdutor o Método Experimental na escola de medicina, pois o considerava essencial para o conhecimento das funções do corpo humano. É considerado um dos fundadores do Método Científico. Introduziu diversos termos científicos usados até hoje para descrever fenômenos anatômicos. Acredita-se que o termo duodeno (por medir doze dedos) tenha sido criado por ele.

Os trabalhos de Herófilo se perderam no tempo, mas chegaram até os dias atuais através de estudos realizados por Erasístrato de Iulis (304-250 a.C.), e as citações feitas por Galeno (129-199) em diversos trabalhos.

Herófilo faleceu em Alexandria, Egito, em 280 a.C.

Veja também as biografias de:
  • Hipócrates (460 a.C.-377 a C.) foi um médico grego, considerado o pai da Medi...
  • Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico inglês, que descobriu a penicilin...
  • Cláudio Galeno (129-199) foi um médico grego, um dos mais importantes da Anti...
  • William Harvey (1578-1657) foi um médico inglês. Suas descobertas sobre o fun...
  • Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
  • Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
  • Emílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no c...
  • Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
  • Edward Jenner (1749-1823) foi um médico inglês que tornou-se famoso por desen...

Última atualização: 30/08/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.