Pablo Picasso

Pintor espanhol

Biografia de Pablo Picasso

Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. "A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos mais destacados movimentos de arte do século XX.

Pablo Ruiz y Picasso nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Era filho de José Ruiz Blasco, professor de História da Arte e de desenho, apaixonado por pintura, e de Maria Picasso y López.

Ainda menino, Picasso mostrou seu talento para as artes e recebeu o incentivo do pai. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Com 14 anos, ingressou na Escola de Belas-Artes de Barcelona. Em 1896 seu pai alugou um estúdio para o filho.

Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” foi aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” foi enviado, pelo pai, para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do pintor.

Em 1897 Pablo Picasso foi admitido na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, em Madri, mas logo rejeitou as formas tradicionais da escola e voltou para Barcelona.

Em 1900, Picasso viajou para Paris e se encontra com um industrial catalão que aluga um estúdio para o artista e o põe em contato com um negociante de quadros, que realiza a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo grande sucesso.

Fases e obras de Pablo Picasso

Pablo Picasso foi seduzido por Paris e influenciado pelo Estilo Impressionista passa a adotá-lo em suas obras, com a típica pincelada de pigmento puro em vez de suaves modelagens, como na obra As Vendedoras de Flores (1901), Glasgow Art Gallery, Escócia.

Picasso

De repente, sua obra torna-se monocromática. O azul começa a invadir suas telas, é o azul da tristeza que aparece nos retratos melancólicos de sua Fase Azul (1901-1904), como na tela O Velho Guitarrista (1903).

picasso

Picasso dividia seu tempo entre Barcelona, Madri e Paris, mas em 1904 se instala definitivamente no famoso Bateau Lavoir, que divide com Juan Gris, Van Dongen e outros.

Aos poucos, Picasso se libertou da Fase Azul melancólica e entrou na Fase Rosa (1905-1907). Nessa fase os temas principais são as figuras de circo e as mulheres. São desse período: "O Jovem Arlequim", "O Moço com Cachimbo" e A Família de Saltimbancos, (National Galery, Washington), todos de 1905.

picasso

Em 1906, Pablo Picasso começou a trabalhar na tela Le Demoiselles d’Avignon (1907), onde abandonou o maneirismo das duas fases anteriores e com formas geométricas eliminou a profundidade espacial.

Picasso

Foi o ponto de partida de suas pesquisas que resultaram no “Cubismo”, que junto com Georges Braque procurou novas respostas para a questão de retratar o mundo real tridimensional em uma tela plana.

Dentro das propostas do Cubismo, Picasso atravessou diversas fases. As obras iniciais do Cubismo Analítico, como são conhecidas, geralmente retratam figuras únicas ou naturezas mortas utilizando uma gama limitada de tons de cinza e marrom, onde as figuras são descompostas e reorganizadas, como na tela Nu (1910), Tate Gallery, Londres.

picasso

O passo seguinte chega a quase total eliminação do objeto, onde a abstração impede a visão real do objeto pintado, é o Cubismo Sintético, quando letras e palavras aparecem nos quadros, como em O Aficionado (1912), Kunstmuseum, Basiléia.

picasso

Em 1917, com o amigo Jeane Cocteau, viajou para a Itália, onde fez os cenários e figurinos do balé Parade, com música de Erik Satie e coreografia de Serguei Diaghilev.

Em Roma, Picasso conhece Olga Khoklova e em 12 de julho de 1918 casa-se com ela em Paris. Em 1921 nasce seu primeiro filho, Paulo.

Seu cubismo ainda se prolonga até a década de 1920, mas já algo estilizado com em Trois Masques Musiciens (1921), Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.

picasso

Na década de 1930, surgem formas rítmicas, curvilíneas, que prenunciam a representação dramática como no enorme mural “Guernica” (1937), Museu Nacional de Arte Rainha Sofia, Madri.

A obra evoca o bombardeamento da cidade basca de Guernica Guerra Civil Espanhola, aviões alemães bombardeiam a cidade basca de Guernica. A obra foi exibida no pavilhão espanhol, na Exposição Internacional de Paris.

pablo picasso

Embora mais famoso como pintor, Pablo Picasso produziu também gravuras e esculturas. No final dos anos 40, passou a produzir cerâmicas.

Em 1954 casa-se com Jaqueline Roque e em 1959 compra o castelo de Vauvenargues, no sul da França, onde fixa residência.

Seus últimos quadros foram executados com vigor em um estilo simplista como na obra Retrato de Jaqueline Roque (1954).

Pablo Picasso

Pablo Picasso faleceu em Notre-Dame-de Vie, em Mougins, na França, no dia 08 de abril de 1973.

Achamos que você também vai gostar de ler: 

Última atualização: 30/05/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas com...
  • Joan Miró (1893-1983) foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramist...
  • Francisco de Goya (1746-1828) foi um dos maiores mestres da pintura espanhola...
  • Diego Velázquez Diego Velásquez (1599-1660) foi um pintor espanhol, um dos maiores nomes do B...
  • El Greco (1541-1614) foi um pintor espanhol de origem grega, um expoente máxi...
  • Juan Gris (1887-1927) foi um pintor e escultor espanhol, contemporâneo de Pic...
  • Federico García Lorca (1898-1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol. É consi...
  • Antonio Machado (1875- 1939) foi um poeta espanhol, vinculado à “Geração de 9...
  • Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514) foi um navegador e explorador espanhol. Coma...
  • Antonio Banderas (1960) é um ator espanhol, descoberto por Pedro Almodóver, a...