Pablo Picasso

Pintor espanhol
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Pablo Picasso

Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. Guernica e Les Demoiselles d'Avignon, são algumas de suas obras mais famosas. É considerado um dos mais importantes artistas do Cubismo - um movimento artístico do século XX.

Durante quase oitenta dos seus noventa e um anos de vida, Picasso se dedicou à sua monumental obra que inclui desenho, pintura, gravura, escultura, colagem e cerâmica, mas foi principalmente a pintura que o tornou célebre.

Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Era filho de José Ruiz Blasco, professor de História da Arte em uma escola provincial, e de Maria Picasso y López. Na escola, Pablo demorou a ler e a escrever. Só aprendeu os números quando o professor transformou os algarismos em desenho.

Ainda menino, Picasso mostrou seu talento para as artes desenhando pombas, árvores e touradas às quais assistia com o pai. Em 1892 estudava desenho de figuras e ornamento. Em 1895 pintou seu primeiro retrato: o médico que tentou salvar sua irmã Conchita que foi infectada por difteria, mas nada pode fazer. Nessa época a família estava morando em La Corunha.

Em 1896 mudou-se com a família para Barcelona, onde seu pai alugou um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” foi aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” foi enviado, pelo pai, para uma exposição em Málaga, quando recebeu o primeiro prêmio oficial do pintor. Suas primeiras telas são de arte puramente realista como na obra Primeira Comunhão (1896). (Museu Picasso, Barcelona).

Em 1897 Pablo Picasso mudou-se para Madri. Foi admitido na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, a mais conceituada academia de artes da Espanha, mas logo rejeitou as formas tradicionais da escola e voltou para Barcelona.

Em 1900, Picasso viajou para Paris e se encontrou com um industrial catalão que alugou um estúdio para o artista e o colocou em contato com um negociante de quadros, que realizou a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo grande sucesso.

Fases e obras de Pablo Picasso

Pablo Picasso foi seduzido por Paris e influenciado pelo Estilo Impressionista passou a adotá-lo em suas obras, com a típica pincelada de pigmento puro em vez de suaves modelagens, como na obra As Vendedoras de Flores (1901).

Fase Azul (1901-1904)

Porém, Picasso logo rompe com as coloridas oscilações do momento captado ao vivo. Sua luz torna-se monocromática. As obras em tons de verde azulado começa a invadir suas telas, é o azul da tristeza, pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas, e da condição humana que descobre nas ruelas da cidade e que aparece nos retratos melancólicos de sua Fase Azul, como na tela O Velho Guitarrista (1903), que retrata um músico idoso tocando nas ruas de Barcelona.

O Velho Guitarrista
GUINÉ - CIRCA 1973: Um selo impresso na GUINÉ mostra uma foto da tela, O Velho Guitarrista. Shutterstock.com/Andrey Lobachev

Picasso dividia seu tempo entre Barcelona, Madri e Paris, mas em 1904 se instalou definitivamente no famoso Bateau Lavoir, em Paris, quando dividiu o ateliê com Juan Gris, Van Dongen e outros.

Fase Rosa (1905-1907)

Aos poucos, Picasso se libertou da Fase Azul melancólica e entrou na Fase Rosa. Nessa fase os temas principais são as figuras de circo e as mulheres. São desse período: O Jovem Arlequim, O Moço com Cachimbo e A Família de Saltimbancos, (National Gallery, Washington), todos de 1905.

Cubismo

Em 1906, Picasso começou uma nova fase em sua pintura, quando se libertou da realidade convencional e passou a construir uma realidade baseada em formas geométricas – daí o nome Cubismo.

Nesse mesmo ano, começou a trabalhar na tela Les Demoiselles d’Avignon que só ficou pronta em 1907, depois de muitas transformações. Na obra, Picasso abandonou o maneirismo das duas fases anteriores e com formas geométricas eliminou a profundidade espacial.

Picasso
Vista interna do Museu de Arte Moderna de Nova York em 23 de agosto de 2015. Este é um dos museus de arte moderna mais populares e famosos do mundo. Shutterstock.com/Oscity

Junto com o amigo Georges Braque procurou novas respostas para a questão de retratar o mundo real tridimensional em uma tela plana. Paralelamente, continuou suas pesquisas étnico primitiva da escultura africana.

Dentro das propostas do Cubismo, Picasso atravessou três fases:

1.ª fase - Cubismo Analítico (1907-1909)

As obras iniciais do Cubismo Analítico, geralmente retratam figuras únicas ou naturezas mortas utilizando uma gama limitada de tons de cinza e marrom, onde as figuras são descompostas e reorganizadas, como na tela Nu (1910), que se encontra na Tate Gallery, Londre).

picasso

2.ª fase – Cubismo Hermético (1909-1912)

Nessa fase, as figuras deixam de existir, a não ser através de alguns traços esquemáticos. Em seu lugar, apenas formas e volumes, como na tela O Poeta (1911).

Pablo Picasso

3.ª fase – Cubismo Sintético (1912-1914)

Na fase seguinte, a obra de Picasso chega a quase total eliminação do objeto, onde a abstração impede a visão real do objeto pintado, é o Cubismo Sintético, quando letras e palavras aparecem nos quadros, como em O Aficionado (1912).

picasso

Nesse mesmo ano, Picasso incorpora colagens de materiais estranhos ao quadro, como na obra Violino, Garrafa e Copo (1912), e aos poucos surge o cubismo sintético, policromático.

Pablo Picasso

Em 1917, com o amigo Jeane Cocteau, viajou para a Itália, onde fez os cenários e figurinos para o balé Parade, com música de Erik Satie e coreografia de Serguei Diaghilev.

A experimentação cubista de Picasso ainda se prolongou até a década de 1920, mas já estilizada com em, Três Mascaras de Músicos (1921), (Museu de Arte Moderna, Nova Iorque).

picasso

Na década de 1930, após um cubismo quase decorativo, surgem formas rítmicas, curvilíneas, que prenunciam a representação dramática no enorme mural, em preto e branco, com Guernica (1937), (Museu Nacional de Arte Rainha Sofia, Madri).

A obra evoca o bombardeio da cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola pela força aérea alemã. A obra foi exibida no pavilhão espanhol, na Exposição Internacional de Paris.

pablo picasso
Guernica, Espanha - 10 de outubro de 2015: Uma parede de azulejos em Gernika lembra o bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso, Pablo. Guernica (1937). Fotografia. Tichr/Shutterstock.com

As fases seguintes, são de tendências diversas, que incluem reiterações do cubismo, distorções figurativas entre o cubismo e o expressionismo como em Mulher de Camisa Sentada na Poltrona (1942).

Embora fosse mais famoso como pintor, Pablo Picasso produziu também gravuras e esculturas. No final dos anos 40, passou a produzir cerâmicas.

Seus últimos quadros foram executados com vigor em um estilo simplista como na obra Retrato de Jaqueline Roque (1954).

Mulheres e filhos de Picasso

Em sua estadia em Roma, Picasso conheceu a bailarina russa Olga Khokhlova, por quem apaixonou-se. No dia 12 de julho de 1918 casou-se com ela em Paris. Em 1921 nasceu seu primeiro filho, Paulo. Nessa época, criou uma série de pinturas de mães com filhos.

Em 1927 conhece Marie-Thérèse, uma jovem francesa com 17 anos, e com quem manteve uma relação amorosa.

Nos primeiros tempos, a presença da jovem musa nos quadros de Picasso manteve-se oculta, uma vez que o pintor continuava casado com Olga. Em 1935 teve uma filha com Marie-Thérèse.

Em 1959, Picasso casou-se com Jaqueline Roque, sua quinta mulher. No mesmo ano, comprou o castelo de Vauvenargues, no sul da França, onde fixou residência.

Em 1936 Picasso dividiu sua vida com mais uma mulher, a fotógrafa Dora Maar.

Em 1943, Picasso conheceu a pintora Françoise Gilot (1921-2023) que tinha dois filhos, Claude e Paloma. Nessa época, pintou Alegria de Viver.

Doença e morte

Picasso enfrentou duas cirurgias - próstata e vesícula, além de apresentar deficiência na visão, sendo forçado a parar com suas atividades artísticas. Seus 90 anos de idade, foram comemorados com uma exposição no Museu do Louvre. Tornou-se o primeiro artista vivo a expor no famoso museu em Paris.

Pablo Picasso faleceu em Notre-Dame-de Vie, em Mougins, perto de Cannes, França, no dia 08 de abril de 1973. Foi sepultado no Castelo de Vauvenarques, Aix-em-Provence, Provença-Alpes-Costa Azul, no sul da França.

Curiosidades

Conhecido como Pablo Picasso, o artista recebeu um longo nome no batismo: Pablo, em homenagem a seu tio, cônego da catedral da cidade, Diego, como seu avô paterno, José, como seu pai, nono filho de Diego, Francisco de Paula, como seu avô materno, Juan Neponuceno, como seu padrinho, e ainda Maria de los Remedios, Cipriano de la Santissima Trindad, e Ruiz y Picasso.

Em 1957, já com 76 anos, Picasso começou a dizer que por trás de algumas de suas telas mais conhecidas havia quadros ocultos, nas camadas inferiores. Em 1989, a restauração do quadro, Mulher Passando Roupa, pintada na Fase Azul, revelou por meio de câmeras infravermelhas, a figura de um homem, em sentido invertido.

Pablo Picasso
Mulher Passando Roupa

Em 2018, pesquisadores da Galeria de Arte de Ontário, no Canadá, em parceria com a Galeria de Arte Nacional, a Universidade de Northwestern e o Instituto de Arte de Chicago, divulgaram que a obra-prima também da Fase Azul, A Mulher Agachada (1902), do acervo canadense oculta outro quadro, uma paisagem.

Achamos que você também vai gostar de ler: 

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas com...
  • Joan Miró (1893-1983) foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramist...
  • Francisco de Goya (1746-1828) foi um dos maiores mestres da pintura espanhola...
  • Diego Velázquez Diego Velásquez (1599-1660) foi um pintor espanhol, um dos maiores nomes do B...
  • Juan Gris (1887-1927) foi um pintor e escultor espanhol, contemporâneo de Pic...
  • Federico García Lorca (1898-1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol. É consi...
  • Antonio Machado (1875- 1939) foi um poeta espanhol, vinculado à “Geração de 9...
  • Filipe II da Espanha (1527-1598) foi rei da Espanha, de Nápoles e da Sicília...
  • El Cid (1043-1099) foi um cavaleiro espanhol do Reino de Castela, um dos maio...
  • Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514) foi um navegador e explorador espanhol. Coma...