Darth Vader

Personagem fictício da série Star Wars

Biografia de Darth Vader

Darth Vader é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas) do cineasta George Lucas. Lançada depois dos episódios IV, V e VI, a nova trilogia I, II e III, que volta no tempo, narra como o jovem Anakin Skywalker sucumbe ao lado negro da Força e se transforma no vilão Darth Vader, que com sua armadura preta se torna o Jedi mais poderoso e temido das Galáxias.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)

No episódio I da nova trilogia, Anakin Skywalker (interpretado por Jake Lloyd), o futuro Darth Vader, com nove anos de idade, é um escravo que vive com sua mãe Shmi Skywalker, em Tatooine – planeta deserto do universo Star Wars. Era um menino prodígio, talentoso piloto de “pods”. É então descoberto pelo mestre Jedi Qui-Gon Jinn, depois que esse fez um pouso de emergência em Tatooine. Ao perceber o talento do jovem, se convence que ele é o “escolhido da profecia Jedi”, que derrotará os Sith e trará o equilíbrio para a Força.

Depois de libertá-lo, partem para iniciar o treinamento e torná-lo um Jedi. Diante do Conselho, o Mestre Yoda pressente o medo de Anakin por ter abandonado a mãe e não o aceita na Ordem. Qui-Gon pede para ele ficar por perto e observá-lo. Mais tarde, Qui-Gon, Obi-Wan (seu aprendiz), Padmé (a rainha Amidala) e Jar Jar (um gungan), vão para Naboo, a terra da rainha Padmé, tentar deter uma invasão da Federação do Comércio. Anakin destrói a nave de controle droid. Qui-Gon morre em uma batalha, mas antes, pede a Obi-Wan para treinar Anakin. Na Ordem, o Supremo Chanceler Palpatine promete acompanhá-lo em sua jornada.

Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002)

Anakin Skywalker (interpretado por Hyden Christensen), já adulto, e seu mestre Obi-Wan são designados para proteger a agora senadora Padmé. Em uma viagem a Naboo, Anakin e Padmé se apaixonam, mesmo que o Código Jedi proíba esse tipo de relacionamento. Tendo visões que sua mãe está sofrendo, mesmo sem ordem de sair de Naboo, voa com Padmé para Tatooine para resgatar sua mãe, mas ao chegar lá constata que ela foi torturada pelo povo da Areia e veio a falecer.

Com grande revolta, Anakin mata todos do acampamento, sepulta Shmi e voa para Geonosis para resgatar Obi-Wan, prisioneiro do Lord Sith, o Conde Dooku e de seu exército separatista, mas Dooku captura os dois e os condena à morte. Ao conseguirem escapar, são resgatados por Jedi e pelo novo exército de Clones da República. Em um duelo com o Conde Dooku  o braço de Anakin é decepado. Depois de colocar um braço mecânico, Anakin e Padmé se refugiam em Naboo e se casam em segredo.

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)

Anakin Skywalker, junto com Obi-Wan, recebe a missão de resgatar o Chanceler Palpatine depois que ele é sequestrado pelo General Grievous. Durante o resgate, Anakin decapita Dooku e volta para Coruscant (onde fica o Senado Galático e o Templo dos Jedi), onde encontra Padmé que lhe revela está grávida.

Anakin volta a ter pesadelos que mostram que Padmé morrerá de parto. Na esperança de salvá-la, torna-se aprendiz do malévolo Dart Sidions, ignorando os ensinamentos dos Jedi. É seduzido pelo Lado Sombrio da Força. É no planeta vulcânico Mustafar, que Anakin é derrotado ao lutar contra seu mestre, Obi-Wan. Queimado e mutilado, é encontrado às margens do rio de larva e confinado dentro de uma armadura negra que o manterá vivo, se convertendo em Darth Vader, nas cenas finais desse episódio.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

Este foi o primeiro filme da série Stars Wars, lançado em 1977, mas considerado o quarto na ordem cronológica. Em uma galáxia muito distante, na luta, "do bem contra o mal", diversos planetas vivem uma guerra civil. Darth Vader, o mais fiel súdito do Império, parte em perseguição da princesa Leia, que teria planos secretos da Estrela da Morte – uma estação blindada com poderes para destruir um planeta inteiro. Capturada, Leia envia uma mensagem de ajuda que é captada por Luke Shywalker, que aceita salvar a princesa. Depois de longa guerra, Luke destrói a Estrela da Morte.

Star Wars: Episódio V – O Império Contra Ataca (1980)

A Aliança é obrigada a mudar de base e escolhe o planeta gelado Holt, que passa a ser a base para os rebeldes, onde é cenário de uma série de batalhas. Darth Vader entra em contato com o Imperador que lhe revela que Luke é filho de Anakin Shywalker (portanto, seu filho) e que se tornou uma ameaça para o Império. Darth Vader captura Leia e Han Solo – contrabandista humano do planeta Conellia, que se juntou à Aliança Rebelde. Luke vai ao resgate dos amigos e em um duelo com Darth, é derrotado e tem uma mão cortada. Darth revela que é seu pai e tenta convencê-lo a se unir ao Lado Sombrio. Luke foge e no hospital encontra sua irmã Leia, e um médico implanta uma mão robótica no jovem Jedi.

Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)

Na lua florestal do planeta Endor, está em construção uma nova Estrela da Morte. Darth Vader recebe Luke, que se rende querendo provar que Vader ainda possui bondade no coração. Nesse episódio, é travada a batalha decisiva entre o Império e os rebeldes As forças do bem ganham a ajuda dos nativos de Endor: os ewoks, tribo de criaturas que parecem ursos de pelúcia. Em um duelo, Darth Vader é ferido mortalmente e retorna em espírito no Lado Iluminado da Força.

Veja também as biografias de:
  • Luke Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra...
  • Princesa Leia é uma personagem fictícia interpretada por Carrie Fisher na fra...
  • Homer é um personagem fictício da série animada norte-americana, “Os Simpsons...
  • Anakin Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerr...
  • Mestre Yoda é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas...
  • Harry Potter (1980) é um personagem fictício da série de livros criado pela...
  • Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-hu...
  • Sherlock Holmes é um dos mais famosos personagens dos romances policiais da l...
  • Laura Prado foi uma personagem da telenovela brasileira, Ciranda de Pedra, um...

Última atualização: 17/07/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.