Noé

Personagem bíblico
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Noé

Noé é um personagem bíblico, o escolhido por deus para construir uma arca e perpetuar a humanidade após o dilúvio. Sua história é contada no Livro do Gênesis.

Noé, segundo o Antigo Testamento, foi o primeiro filho de Lamec e neto de Matusalém. Quando Noé completou quinhentos anos gerou Sem, Cam e Jafé (Gn 5,25-32). Noé pertencia a nona geração depois de Adão.

A mãe de Noé e esposa de Lamec, Enzara, é citada no Livro dos Jubileus ou Pequeno Gênesis, (um texto apócrifo que relata a história da criação do mundo).

A arca de Noé

Noé era um homem justo e íntegro entre seus contemporâneos e andava com Deus. A terra se corrompera diante de Deus e estava cheia de violência. Deus viu a terra corrompida, porque todo homem da terra tinha se corrompido em seu comportamento. (Gn 6,9.11-12).

Então Deus disse a Noé: “Para mim, chegou o fim de todos os homens, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Vou destruí-los junto com a terra.” (Gn 6,13).

Deus mandou Noé construir uma arca de madeira, com três andares e uma entrada pelo lado, medindo cento e cinquenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura.

Eu vou mandar o dilúvio sobre a terra, para exterminar todo o ser vivo que respira debaixo do céu: tudo que há na terra vai perecer. Mas com você eu vou estabelecer a minha aliança e você entrará na arca com sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos. (Gn 6,17-18).

Noé

Deus disse para Noé: “Tome um casal de cada ser vivo, isto é, macho e fêmea e coloque-os na arca, para que conservem a vida juntamente com você. Armazene e todo tipo de alimento.” E Noé fez tudo que Deus havia mandado. (Gn 6,19.21-22).

O dilúvio

Noé tinha 600 anos quando o dilúvio veio sobre a terra. A chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. A água alcançou a altura de sete metros e meio acima das montanhas. Pereceram todos os seres vivos que ficaram na terra. A enchente encobriu a terra durante cento e cinquenta dias. (Gn 7,6.12.20.24).

Conta o livro que Deus fez soprar um vento sobre a terra e as águas foram baixando. No fim de quarenta dias, Noé foi soltando as aves. Noé estava com seiscentos e um anos quando as águas baixaram totalmente.

Então Deus Disse: “Saia da arca com todos os seres vivos que estão com você e encham a terra, sejam fecundos e multipliquem.” (Gn 8,15-17).

Depois do dilúvio, Noé viveu trezentos e cinquenta anos. Ao todo, Noé viveu novecentos e cinquenta anos. E morreu. (Gn, 9,28-29).

Os descendentes de Noé

Os filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé, que tiveram filhos depois do dilúvio, começaram a repovoar o mundo. Foi a partir deles que a nações se dispersaram pela terra. Sem foi abençoado porque dele se formou o povo de Israel.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Naamã foi um importante personagem bíblico presente no novo testamento...
  • Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-hu...
  • Caim é um personagem bíblico do antigo testamento que protagonizou uma histór...
  • Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Jav...
  • Harry Potter (1980) é um personagem fictício da série de livros criado pela...
  • Sherlock Holmes é um dos mais famosos personagens dos romances policiais da l...
  • Mafalda é a personagem mais importante do cartunista argentino Quino (1932-20...
  • Laura Prado foi uma personagem da telenovela brasileira, Ciranda de Pedra, um...
  • Princesa Leia é uma personagem fictícia interpretada por Carrie Fisher na fra...
  • Homer é um personagem fictício da série animada norte-americana, “Os Simpsons...