Noam Chomsky

Professor norte-americano

Biografia de Noam Chomsky

Noam Chomsky (1928) é professor e ativista político norte-americano. Tornou-se conhecido por suas críticas contra a política externa americana. É professor do Massachusetts Institute of Technology. Desenvolveu uma teoria que revolucionou o estudo da linguística.

Noam Chomsky (1928) nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, no em 7 de dezembro de 1928. Estudou no Oak Lane Country Day School e no Central High School. Foi pesquisador assistente na Universidade de Harvard, onde realizou a maior parte de suas pesquisas relacionadas à linguística, entre os anos de 1951 e 1955. Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde e tornou-se Ph.D., publicando sua tese com mais de mil páginas. Após receber a sua graduação, Chomsky passou a lecionar no Massachusetts Institute of Technology. Noam casou-se com Carol Schatz, em 24 Dezembro de 1949 e teve dois filhos.

Entre suas muitas realizações, o mais famoso foi o seu trabalho com a gramática generativa, que tornou-se de interesse na lógica moderna e em fundações matemáticas. Tornou-se conhecido como um dos fundadores principais da transformational-generative grammar (gramática transformadora-generativa), um sistema da análise linguística que desafiou a linguística tradicional e tem relação com filosofia, lógica, e psicolinguística. Seu livro Syntactic Structures (1957), um resumo de sua tese, revolucionou a linguística.

A teoria de Chomsky sugere que toda declaração humana tem duas estruturas: "estrutura de superfície", a superficial combinando com as palavras, e a "estrutura funda" que são regras universais e mecanismos. Em termos mais práticos, a teoria discute que os meios para adquirir uma língua é inata em todos seres humanos e são provocados tão logo uma criança começa a aprender os princípios básicos de uma língua.

Chomske é professor a mais de 40 anos. Foi nomeado para a Cátedra de Linguas Modernas e Linguística Ferrari P Ward.

Chomsky é um crítico radical contra a política, a sociedade e a econonia americana, particularmente a política externa. Foi contra à Guerra do Vietnã e mais tarde à Guerra do Golfo Pérsico. Escreveu "American Power and the New Mandarins"(1969) e "Human Rights and American Foreign Policy"(1978).

Veja também as biografias de:
  • Hilton Sette (1911-1997) foi professor brasileiro. Membro da Academia Pernamb...
  • Afrânio Coutinho (1911-2000) foi um professor, ensaísta e crítico literário b...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...

Última atualização: 07/12/2015