José do Egito

Personagem bíblico
Por Denise Alves
Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia

Biografia de José do Egito

José do Egito, também conhecido como José, filho de Jacó, é uma figura importante do Antigo Testamento, no livro de Gênesis. Ele era o filho favorito de Jacó e Raquel, o que despertou o ciúme e o ódio de seus irmãos.

Ainda quando era bastante jovem, José teve alguns sonhos impressionantes, mas isso aborrecia seus irmãos. Mais tarde, ele revelou um talento impressionante para interpretar sonhos. Esse dom foi essencial em sua história, levando-o a se tornar um governante do Egito e a realizar um papel importante na história do povo de Israel.

José é visto como o patriarca de duas das doze tribos de Israel, derivadas de Manassés e Efraim, seus filhos.

A emocionante trajetória de José do Egito

Segundo a Bíblia, os irmãos de José, movidos pelo ciúme, pensaram em assassiná-lo, mas optaram por vendê-lo como escravo a mercadores ismaelitas. Foi assim que José foi parar no Egito. Lá, foi vendido a Potifar, um oficial de alta patente da corte do faraó.

No novo lugar, José enfrentou inúmeros desafios. Foi acusado de assédio injustamente pela esposa de Potifar, o que o levou à prisão. Mas Deus era com ele em tudo o que fazia. Na prisão, José se tornou chefe dos presos e interpretou dois sonhos, um do copeiro do rei e outro do padeiro. Tudo aconteceu conforme a interpretação divina dada a José e o copeiro foi liberto, mas ele se esqueceu de falar de José ao Faraó.

Após dois anos, quando o Faraó teve um sonho importante que lhe deixou perturbado, o copeiro falou-lhe e José foi chamado para interpretar o sonho do rei. José, sabendo que as interpretações vinham de Deus, interpretou o sonho. Este se tratava de uma revelação divina: que o Egito passaria por sete anos de fartura, seguidos de sete anos de fome.

Admirado com sua sabedoria e conselhos, o Faraó fez de José o governador do Egito, tornando-o a segunda pessoa mais importante e poderosa do reino.

Durante os anos de fome, os irmãos de José foram até o Egito em busca de alimentos. Eles não reconheceram o irmão, agora poderoso. Entretanto, José, após alguns encontros, se revelou a eles e os perdoou, demonstrando sua generosidade e grandeza de espírito.

Família e legado

José se casou com Azenate, filha de um sacerdote egípcio. Com ela teve dois filhos, Manassés e Efraim, cujas tribos se tornaram importantes no futuro de Israel.

José do Egito: símbolo de perdão e resiliência

José é visto como um exemplo de perdão, fé e resiliência. Ainda que tenha passado por muitas provações e adversidades, ele manteve a fé em Deus e conseguiu transformar seus desafios em bênçãos, tanto para si quanto para sua família. Não cultivando a mágoa por seus irmãos, compreendeu que os eventos em sua vida eram parte de um plano maior do Senhor para sua vida e de sua família.

Você também pode se interessar:

Denise Alves
Mestre em Literatura pela Universidade de Coimbra, formanda em Teologia no IBP - Instituto Bíblico Português, licenciada em Letras pela UFMG, em Pedagogia pela UEMG.
Veja também as biografias de:
  • Naamã foi um importante personagem bíblico presente no novo testamento...
  • Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-hu...
  • Caim é um personagem bíblico do antigo testamento que protagonizou uma histór...
  • Noé é um personagem bíblico, o escolhido por deus para construir uma arca e p...
  • Lázaro Segundo a bíblia, de Betânia foi um amigo de Jesus que foi ressuscitad...
  • Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do...
  • Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Jav...
  • Sherlock Holmes é um dos mais famosos personagens dos romances policiais da l...
  • Harry Potter (1980) é um personagem fictício da série de livros criado pela e...
  • Mafalda é a personagem mais importante do cartunista argentino Quino (1932-20...