O pensador, escultura de Rodin

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

O pensador é uma das mais famosas esculturas do século XX no Ocidente.

Seu autor foi o artista francês Auguste Rodin (1840-1917).

Criada originalmente em 1880, a primeira versão foi intitulada como O poeta. Muitas réplicas foram feitas, mas a peça mais conhecida foi finalizada em 1902 e possui 1,89 m de altura.

O motivo da criação de O pensador

Rodin criou O pensador porque em 1880 ele foi convidado a elaborar uma porta decorativa para fazer parte de um museu de artes decorativas, em Paris.

Assim, o escultor idealizou a Porta do Inferno, um enorme portal com 180 figuras feitas em bronze, na qual O pensador foi colocado na parte superior, ganhando destaque. Mas nesse conjunto a escultura recebeu o nome de O poeta.

O pensador na Porta do Inferno
O pensador inserido na Porta do Inferno

A porta teve como inspiração a obra literária Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, tendo o próprio Dante representado como o poeta, ou o pensador.

O curioso é que Rodin trabalhou de 1880 a 1917 nessa porta e não chegou a vê-la acabada.

Onde podemos ver a obra O pensador?

A Porta do Inferno, onde se encontra a primeira escultura em questão está localizada no Musée Rodin, na França.

Existem várias outras versões de O pensador feitas por Rodin que estão espalhadas pelo mundo. A mais conhecida foi finalizada em 1902 e exibida pela primeira vez 1904. 

obra O pensador

Hoje essa peça também pode ser vista no Musée Rodin. Entretanto, permaneceu de 1906 até 1922 no Panteão Nacional em Paris.

Há ainda uma peça exposta junto ao túmulo do escultor, também localizado em Paris.

No Brasil, a escultura pode ser apreciada no Instituto Ricardo Brennand, em Pernambuco, onde há uma versão que foi feita usando o molde original.

Qual o significado da escultura O pensador?

Essa icônica obra consegue despertar a imaginação de uma forma poderosa. A pergunta que normalmente se faz é sobre o que, afinal, esse sujeito estaria pensando.

A figura do homem nu exibe uma postura corporal onde percebemos que ele está completamente envolvido em um dilema e uma atividade meditativa.

Os músculos tensos e a feição preocupada sugerem que ele está a ponto de tomar uma atitude.

Há pesquisadores que dizem que O pensador, feito para representar o escritor Dante Alighieri, pode também significar a figura do próprio Rodin, como um autorretrato. Há interpretações que ainda a associam ao personagem bíblico Adão.

Breve biografia de Auguste Rodin

Auguste Rodin nasceu em 1840 em Paris. Iniciando os estudos em artes aos 14 anos, teve como grande inspiração o artista Michelangelo.

Tentou ingressar na Escola de Belas Artes, mas foi rejeitado. Assim, passa a estudar e produzir por conta própria e trabalhar no ramo de decoração.

A primeira obra de sua autoria que causa grande impacto e polêmica foi A idade do bronze (1876). Mas foi por volta de 1879 que sua carreira se consolida, sendo no ano seguinte que ele inicia a Porta do Inferno.

Seu estilo foi inovador e ele é reconhecido como um dos primeiros escultores da arte moderna, pois conseguiu aliar características clássicas com novas formas de expressão que surgiam na época, como o expressionismo.

Você também pode se interessar:

Escultores famosos e suas obras incríveis
Os principais artistas do Renascimento
Sabe quem foram os gênios das artes plásticas?

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.