Theodore Roosevelt

Ex-presidente norte-americano

Biografia de Theodore Roosevelt

Theodore Roosevelt (1858-1919) foi um político norte-americano. Foi o vice-presidente de William McKinley, que venceu as eleições presidenciais de 1900. Após o assassinato de McKinley, em 1901, Roosevelt assumiu a presidência. Nas eleições de 1904, foi eleito presidente dos Estados Unidos.

Theodore Roosevelt nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 27 de outubro de 1858. Filho de uma rica família, descendente de holandeses que se estabeleceram na América no século XVII. Com 18 anos ingressou na Universidade de Harvard onde dividia seu tempo entre os livros e os esportes. Depois de se formar, em 1880, foi estudar na Alemanha, onde permaneceu durante um ano.

Carreira Política

Em 1881, foi eleito para a Assembleia do Estado de Nova Iorque pelo Partido Republicano, onde permaneceu durante 3 anos e se destacou como um importante reformador. Em 1884, após a morte de sua esposa e de sua mãe, resolveu abandonar a política e comprou um rancho em Dakota do Sul. Em 1886 casa-se com Edith Kermit Carow e juntos tiveram cinco filhos.

Em 1888 apoiou a campanha política de Benjamin Harrison, que eleito presidente, o nomeou para a comissão do Serviço Civil dos Estados Unidos, onde permaneceu até 1895, quando assumiu a direção do Departamento de Polícia da cidade de Nova Iorque, onde implantou reformas para acabar com o alto grau de corrução.

Em 1897 foi nomeado, pelo então presidente eleito William McKinley, para o cargo de Secretário Adjunto da Marinha Americana. Em 1898 dirigiu os preparativos para a guerra Hispano-americana, quando formou um corpo de voluntários para o Regimento de Cavalaria. Após ser promovido a Coronel, assumiu o comando do regimento que desembarcou em Cuba, na intervenção norte-americana pela vitoriosa independência da ilha.

Popular e bem sucedido, Rossevelt foi eleito governador do Estado de Nova Iorque (1899-1890). Com sua política de reformas ameaçou as prática políticas corruptas naquele Estado e os republicanos, sob a liderança de T. C. Platt tentaram reprimir suas iniciativas e o indicaram como candidato à vice-presidência de McKinley que tentava a reeleição.

Presidência

Em 1900, McKinlei inicia seu segundo mandato, mas em 1901 foi assassinado e Theodore Roosevelt assume a presidência dos Estados Unidos, tornando-se, com 43 anos, o mais jovem presidente dos Estados Unidos. O seu primeiro período no cargo foi notável pelas concessões feitas ao movimento progressista. Sua boa sintonia com a opinião pública o permitiu controlar o Congresso e exercer uma presidência enérgica.  

Em 1904 Roosevelt é eleito para um novo mandato. Neste mesmo ano, garantiu o controle norte-americano da construção do canal do Panamá.  Dando continuidade à Doutrina Monroe, reivindicou para os Estados Unidos o direito de cobrar dívidas latino-americanas consideradas insolúveis. Em 1906 recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua intermediação na Guerra entre a Rússia e o Japão, em 1905.

Theodore Roosevelt se empenhou em preservar os recursos naturais do país criando grandes áreas de reservas florestais. Em 1905 o Congresso Americano criou o Serviço Florestal para vigiar as florestas nacionais do país. Sua política exterior era baseada em “falar com suavidade e ter grande porrete na mão”. Ou seja, os Estados Unidos deviam ser brandos nas negociações com outros países, mas estar preparados para defender seus interesses com meios fortes.

Últimos Anos

Após terminar seu mandato, Rossevelt viajou pela Europa e pela África. Em 1912, fundou o Partido Progressista. Apesar de sua enorme popularidade, não conseguiu se reeleger. Ao dividir os republicanos, permitiu que Woodrow Wilson conseguisse a presidência para os democratas.

Em 1913, Theodore Roosevelt tomou parte da expedição realizada pelo interior do Brasil, acompanhado de seu filho Kermit, secretários e cientistas, com o objetivo de recolher material para o Museu de História Natural de Nova Iorque. A expedição definiu o traçado do Rio da Dúvida, que nasce no estado de Rondônia, que foi rebatizado de Rio Roosevelt. Theodore Roosevelt deixou grande produção literária, que inclui 26 livros, mais de mil artigos de revistas e milhares de discursos e cartas.

Theodore Roosevelt faleceu em Sagamore Hill,  Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 6 de janeiro de 1919. Seu busto foi esculpido no Monte Rushmore, Keystone, Dakota do Sul, ao lado de George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln.

Veja também as biografias de:
  • George W. Bush (1946) é ex-presidente norte-americano. Governou o país entre...
  • Franklin Roosevelt (1882-1945) ex-presidente norte-americano, foi o 32º presi...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...

Última atualização: 10/10/2017