Franklin Roosevelt

Ex-presidente norte-americano

Biografia de Franklin Roosevelt

Franklin Roosevelt (1882-1945) foi presidente dos Estados Unidos entre 1933 e 1945. Foi o presidente eleito que ficou por mais tempo no poder vencendo quatro eleições seguidas. Foi senador do distrito de Dutchess, Secretário-Adjunto da Marinha dos Estados Unidos e governador do Estado de Nova Iorque.

Franklin Roosevelt nasceu em Nova Iorque, no dia 30 de janeiro de 1882. Filho de família de longínqua origem holandesa, era primo distante de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos eleito em 1901. Em 1896, ingressou na Escola de Groton, em Massachusetts. Em 1900, inscreveu-se na Universidade de Harvard. Em 1904, iniciou o curso de Direito na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Em 1905, casa-se com Eleanor Roosevelt, sua prima distante.

Em 1910, Franklin Roosevelt entrou para a política, sendo eleito senador pelo distrito de Dutchess, Nova Iorque. Em 1913, foi nomeado Secretário-Adjunto da Marinha dos Estados Unidos. Em 1918, visitou a frente de combate francesa na I Guerra Mundial. Com o término da guerra, participou da Conferência de Paris, em 1919. Apoiou o presidente americano Thomas Woodrow Wilson, para a constituição da Liga da Nações. Em 1920 foi candidato a vice-presidente na chapa derrotada.

Franklin Roosevelt, em 1921, foi acometido por uma poliomielite, que lhe paralisou as pernas. Voltou às suas atividades políticas, participando da Convenção Democrata de 1924, usando muletas. Em 1928 fpo eleito governador pelo Estado de Nova Iorque.

A Primeira Guerra Mundial devastou a Europa e transformou os Estados Unidos em uma rica nação, resultado da conquista de vários mercados. Foram sete anos de prosperidade. Em 1927, a Europa começa a retornar à normalidade e aos poucos ia deixando de comprar dos Estados Unidos. Sem vender, as fábricas começaram a falir, o comércio interno não circulava, o desemprego foi generalizado. A "Grande Depressão" foi o mais longo período de recessão econômica do Século XX.

Em 1929, Roosevelt, candidato às eleições presidenciais, organiza uma campanha de limitação dos efeitos da crise. Seu plano de governo o "New Deal", era uma coleção de medidas práticas para fugir da grande "Crise de 1929". Hoover, o presidente da prosperidade, foi derrotado nas eleições de 8 de novembro de 1932. Roosevelt foi eleito e no dia 4 de março de 1933, assume o poder.

A aplicação do "New Deal" foi imediata. No dia da posse, decretou o fechamento dos bancos, no dia 6 de março interditou a exportação de ouro e prata. Decretou o AAA (Agricultural Adjustement), que oferecia indenização aos proprietários que reduzissem a área de cultivo. Reduziu as horas de atividades de diversas indústrias. Investiu pesadamente em obras públicas, entre outras medidas.

Os efeitos do "New Deal" já se faziam sentir, mas os empresários inquietavam-se com a grande interferência do Estado na livre iniciativa. Mas em novembro de 1936, Roosevelt é reeleito com quase 70% dos votos. Em 1939 é deflagrada a II Guerra Mundial. Em 1940, Roosevelt é mais uma vez reeleito. Em 14 de agosto de 1941, é assinada a Carta do Atlântico. No dia 7 de dezembro, com o ataque da base de Pearl Harbor, os Estados Unidos entram na guerra.

Franklin Roosevelt participa de muitas conferências com os chefes aliados, em Casablanca, no Marrocos, na Inglaterra, na União Soviética e nos Estados Unidos. Em 1944, propõe a criação da Organização da Nações Unidas (ONU). Em fevereiro se reúne com Stalin e Churchill na Conferência dos "Três Grandes", para por fim a Guerra. Em novembro desse mesmo ano é reeleito. Os Estados Unidos haviam superado a crise.

Franklin Delano Roosevelt faleceu em Warm Springs, Geórgia, em consequência de um derrame, no dia 12 de abril de 1945, sem terminar o mandato.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 20/03/2018