Franklin Delano Roosevelt

Ex-presidente norte-americano

Biografia de Franklin Delano Roosevelt

Franklin Delano Roosevelt (1882-1945) foi presidente dos Estados Unidos entre 1933 e 1945. Foi o presidente eleito que ficou por mais tempo no poder vencendo quatro eleições seguidas.

Franklin Delano Roosevelt nasceu em Nova Iorque, no dia 30 de janeiro de 1882. Filho de uma família de origem holandesa era primo distante de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos eleito em 1901.

Em 1896, ingressou na Escola de Groton, em Massachusetts. Em 1900, ingressou na Universidade de Harvard onde permaneceu até 1904. Nesse mesmo ano, iniciou o curso de Direito na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque.

Em 1905, Roosevelt formou-se em direito e chegou a exercer a advocacia durante algum tempo. Casou-se com Eleonor Roosevelt e com ela teve cinco filhos.

franklin roosevelt

Carreira política

Em 1910, Franklin Roosevelt entrou para a política, sendo eleito senador democrata pelo distrito de Dutchess, Nova Iorque. Em 1913, foi nomeado Secretário-Adjunto da Marinha dos Estados Unidos.

Em 1918, Roosevelt visitou a frente de combate francesa na I Guerra Mundial. Com o término da guerra, participou da Conferência de Paris, em 1919. Apoiou o projeto do presidente americano Thomas Woodrow Wilson, para a constituição da Liga das Nações.

Em 1920, foi candidato a vice-presidente da república, mas sua chapa foi derrotada.

Em 1921, foi acometido pela poliomielite, que lhe paralisou as pernas, mas continuou a influenciar a vida política por meio de cartas e procurou conciliar o setor urbano e o rural do Partido Democrata.

Voltou às suas atividades políticas, participando da Convenção Democrata de 1924, usando muletas. Em 1928 foi eleito governador pelo Estado de Nova Iorque.

A Primeira Guerra Mundial havia devastado a Europa e transformado os Estados Unidos em uma rica nação, resultado da conquista de vários mercados. Foram sete anos de prosperidade.

Em 1927, a Europa começa a retornar à normalidade e aos poucos ia deixando de comprar dos Estados Unidos. Sem vender, as fábricas começaram a falir, o comércio interno não circulava, o desemprego foi generalizado.

A "Grande Depressão" foi o mais longo período de recessão econômica do Século XX.

Presidente dos Estados Unidos (1933-1936)

Em 1929, Roosevelt se candidata às eleições presidenciais e organiza uma campanha de limitação dos efeitos da crise.

Seu plano de governo o "New Deal", era uma série de medidas práticas para fugir da grande "Crise de 1929".

Hoover, o presidente da prosperidade artificial, foi derrotado nas eleições de 8 de novembro de 1932. Roosevelt foi eleito e no dia 4 de março de 1933, assumiu o poder.

A aplicação do "New Deal" foi imediata. No dia da posse, decretou o fechamento dos bancos. No dia 6 de março interditou a exportação de ouro e prata.

Logo depois assinou a “Lei Bancária de Emergência”, proibindo o acúmulo de ouro ou de depósito desse metal no Tesouro. Seguiu-se a desvalorização de dólar em 40%, através da emissão de 3 milhões em papel moeda.

Decretou o AAA (Agricultural Adjustement Act), que oferecia indenização aos proprietários que reduzissem a área de cultivo.

Reduziu as horas de atividades de diversas indústrias. Investiu pesadamente em obras públicas para reduzir o desemprego.

Os efeitos do "New Deal" já se faziam sentir, mas os empresários inquietavam-se com a grande interferência do Estado na livre iniciativa.

Segundo mandato (1937-1940)

Em novembro de 1936, Roosevelt foi reeleito com quase 70% dos votos. Continuou seu programa de reformas, que se chocou com a oposição da Suprema Corte, contrária ao New Deal.

Mesmo assim, Roosevelt obteve a aprovação de medidas liberais como o “Wagner Act” e o “Social Security Act”, ambos em 1935. Fundamentos da legislação trabalhista americana.

Com a ascensão do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha, começou a preparar o país para intervir no conflito. Implantou o serviço militar obrigatório e obteve a cooperação da indústria e dos trabalhadores para acelerar a produção de armamentos.

Terceiro mandato (1941-1944)

Em 1939 é deflagrada a II Guerra Mundial. O envio de armas aos países beligerantes não feria a Lei de Neutralidade, mas feria a opinião pública. A Inglaterra e a França foram favorecidas.

Em 1940, Roosevelt é mais uma vez reeleito. Em 1941, é aprovada a “Lei de Empréstimo e Arrendamentos”, que autorizava qualquer auxílio material aos países aliados.

Em 14 de agosto de 1941, Roosevelt assinou com Churchill a “Carta do Atlântico”, na qual constavam as medidas que ambos os países deveriam tomar quando terminasse a guerra.

No dia 7 de dezembro de 1941, os japoneses atacam a base de Pearl Harbour, nos Estados Unidos, levando o país a entrar na guerra.

O presidente americano autorizou a fabricação da bomba atômica e desenvolveu um trabalho diplomático na preparação do pós-guerra, para evitar enfrentamentos com os países aliados.

Franklin Roosevelt participa de sucessivas reuniões com os chefes aliados, em Casablanca, no Marrocos, na Inglaterra, na União Soviética e nos Estados Unidos.

Em 1944, propõe a criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em fevereiro se reúne com Stalin e Churchill na Conferência dos "Três Grandes", para por fim a Guerra.

Franklin roosevelt
Franklin Roosevelt, Stálin e Churchill (conferência em Ialta, Criméia

Em novembro de 1944, Roosevelt é reeleito para seu quarto mandato, mas em abril sofre um derrame e não chegou a assistir a vitória dos países aliados.

Franklin Delano Roosevelt faleceu em Warm Springs, Geórgia, no dia 12 de abril de 1945.

Frases de Franklin Roosevelt

  • Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar.
  • Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
  • Faça algo e, se não conseguir, faça outra coisa. Mas, acima de tudo, tente algo.
  • Quando você chegar ao fim de sua corda, dê um nó e segure-se.
  • É triste falhar na vida, porém mais triste ainda é não tentar vencer.
  • Homens não são prisioneiros do destino, mas sim de suas próprias mentes.
Veja também as biografias de:
  • George W. Bush (1946) é ex-presidente norte-americano. Governou o país entre...
  • Theodore Roosevelt (1858-1919) foi um político norte-americano. Foi o vice-pr...
  • George H. W. Bush (1924-2018) foi um político norte-americano, o 41.º preside...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...

Última atualização: 22/11/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.