Stalin

Político soviético

Biografia de Stalin

Stalin (1878-1953) foi um político soviético, o líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, entre os anos de 1924 e 1953. Implantou o regime socialista, mais tarde batizado de Stanilismo.

Stalin (1878-1953) é o pseudônimo de Josef Vissarionovitch Djugatchvili, nascido em Gori, na Geórgia, no dia 18 de dezembro de 1878. Filho de um sapateiro e de uma costureira, foi seminarista quando adolescente. Em 1899 foi expulso do seminário e iniciou sua militância anticzarista e revolucionária. Entre os anos de 1902 e 1913, ele foi preso e exilado seis vezes. Depois de cinco fugas recebeu o nome de Stalin (Homem de Aço).

Em 1917, Stalin participou da Revolução Russa, ao lado de Lenin e teve importante papel na guerra civil, que desagregou o regime czarista. Depois da vitória do movimento, Lenin chefiou o governo até sua morte, em 1924. O poder soviético foi então disputado por Leon Trótski, chefe do exército, e Stalin, secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética.

Stalin, que pregava a consolidação interna da revolução, a estruturação de um estado forte e a implantação do socialismo num só país, para depois tentar expandir a revolução para a Europa, saiu vitorioso. A organização burocrática do Partido Comunista deu a Stalin o controle da máquina do governo. Com o apoio dos presidentes dos sovietes de Leningrado (Zinoviev) e de Moscou (Kamenev), Stalin obrigou Trotski a demitir-se do cargo de comissário da Guerra e deixar o país, exilando-se na Turquia.

A partir de 1928, a economia soviética, sob o comando de Stálin, viveu a socialização total, com a abolição da NEP, política adotada por Lênin, e a instauração dos “planos quinquenais”. Elaborados pela Gosplan, órgão encarregado da planificação econômica, que objetivavam modernizar e industrializar a União Soviética.

Nacionalista ferrenho e autoritário, mais atento aos interesses da União Soviética e do poder pessoal do que aos princípios ideológicos do comunismo, logo exercia o poder supremo no país. O primeiro plano (1928-1933) buscou o aumento da produção de maneira global, estimulando a industrialização, sobretudo da siderurgia e maquinaria. No meio rural foi instalada a coletivização agrícola, implantando-se as fazendas estatais e as cooperativas, processo que levou à morte milhões de camponeses.

Com o segundo plano quinquenal, na década de 30, a indústria pesada ainda era prioridade e mostrava grande progresso. Teve início a implantação da indústria produtora de bens de consumo. O terceiro plano quinquenal, iniciado em 1938, visava desenvolver a indústria especializada, especialmente a química, mas não pode ser colocado em execução graças a explosão da Segunda Guerra Mundial.

Stalin levou adiante uma intensa política de centralização do poder. Usando métodos de extrema violência, reafirmou sua autoridade ao afastar todos os potenciais opositores por meio de julgamentos, condenações, expulsões do partido e punições, em processos que ficaram conhecidos como “expurgos de Moscou”. Antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) sem alarde, inúmeros líderes políticos e cidadãos comuns foram aprisionados, executados ou mandados para prisões em regiões remotas da Sibéria. Em 1940, Trotski, que estava exilado no México, mas continuava fazendo oposição ao governo stalinista, foi assassinado a mando de Stalin.

Com um governo forte e uma economia em crescente desenvolvimento, a URSS começou a se transformar em potência que teve papel decisivo na II Guerra Mundial o que a levou a dividiu o poder global com os Estados Unidos durante a Guerra Fria.

Stalin faleceu em Moscou, União Soviética, no dia 5 de março de 1953.

Veja também as biografias de:
  • Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta soviético, o primeiro homem a trip...
  • Nelson Mandela (1918-2013) foi presidente da Africa do Sul. Foi líder do movi...
  • Plínio Salgado (1895-1975) foi um político, escritor e jornalista brasileiro...
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi um político brasileiro. Eleito presidente do B...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Lênin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...

Última atualização: 06/05/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.