Soren Kierkegaard
Biografia de Soren Kierkegaard
Soren Kierkegaard (1813-1855) foi um filósofo dinamarquês, considerado o precursor da Filosofia Existencial, que combatia a Filosofia Especulativa e discutia propósitos, causas e consequências das ações humanas no âmbito da realidade do indivíduo.
Soren Aabye Kierkegaard nasceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 5 de maio de 1813. Seu pai, Michael Kierkegaard, viúvo e sem filhos, casou com a governanta da família, Ana Srensdatter, com quem teve sete filhos. Soren era o mais novo e ao nascer seu pai tinha 56 anos e sua mãe 45, razão que o levou a dizer que era um filho da velhice.
A relação de Soren com seu pai marcou profundamente sua personalidade e criou um alicerce de muitas de suas futuras obras. Conta-se que o pai era pastor na juventude e que um episódio traumático destruiu sua fé. Acreditava ter recebido a ira de Deus por ficar viúvo e engravidar a mãe de seus filhos antes de casar. Acreditava que seus filhos não iriam sobreviver e cinco deles morreram.
Em 1830, Soren ingressou no curso de Teologia na Universidade de Copenhague, mas abandonou o curso e se voltou para a Filosofia. Com a morte do pai em 1838, herdou uma grande fortuna que lhe permitiu dedicar-se apenas aos estudos. Concluiu o Doutorado em Teologia em 1841 quando defendeu sua tese intitulada O Conceito da Ironia Constantemente Referida a Sócrates. Conta-se que nunca quis ordenar-se ministro da Igreja Luterana.
Segundo relatos, Soren viveu sob o complexo de mártir, pois era ligeiramente corcunda e tinha uma perna mais cumprida que a outra. Após romper um noivado, escolheu a solidão e a retidão, pois era a única maneira de lidar com a fé religiosa e administrar o fracasso que assolou sua família.
O Existencialismo de Kierkegaard
Soren Kierkegaard foi o primeiro que de maneira explicita colocou as questões existencialistas como principal foco do exame filosófico da vida humana. Todo o seu pensamento é desenvolvido a partir do seu íntimo, onde encontra os elementos considerados por ele como importantes para sua filosofia. O resultado de seu pensamento foi uma novidade para a época, pois estava muito mais de acordo com suas experiências do que com outras teorias anteriores ao seu tempo.
Soren partiu da ideia de que o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e vivê-la de maneira íntegra, sincera e apaixonada, mesmo com os inúmeros obstáculos que podem surgir. O existencialismo rejeita a ideia de alma imutável, dando ao indivíduo o papel de construtor de sua própria realidade. Toda sua energia se transformou em inspiração para a produção literária que aborda temas diversos da existência humana.
Obras de Soren Kierkegaard
- Ou Isso ou Aquilo, um Fragmento de Vida (1843)
- Temor e Temor (1843)
- Repetição (1843)
- Migalhas Filosóficas (1844)
- O Conceito de Angústia (1844)
- Os Estádios no Caminho da Vida (1845)
- O Desespero Humano (1849)
- Prática do Cristianismo (1850)
Todas suas obras foram publicadas com pseudônimos como: Victor Eremita, Johannes de Silentio, Climacus, entre outros, possivelmente para se proteger de sua briga com o bispo da Igreja Luterana.
Soren Kierkegaard faleceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 11 de novembro de 1855.
- Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um escritor dinamarquês, autor de fam...
- Niels Bohr (1885-1962) foi um físico dinamarquês. Estabeleceu o modelo atômic...
- Jacques Derrida (1930-2004) é considerado um dos maiores nomes da filosofia c...
- Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego, um dos pensadores...
- Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga. “Conhece-te a ti me...
- Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e...
- Auguste Comte (1798-1857) foi filósofo francês. Considerado o fundador do pos...
- Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
- John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...