Sófocles

Dramaturgo grego
Por Dilva Frazão

Biografia de Sófocles

Sófocles (497 - 406 a. C) foi um dramaturgo grego. Sua obra-prima "Édipo Rei" o consagrou como o maior poeta trágico da Antiguidade Grega. Viveu em um período áureo da Grécia, sob o governo de Péricles. Sófocles, Ésquilo e Eurípedes foram considerados os três grandes poetas dramáticos da Grécia Antiga.

Sófocles nasceu em Colono, cidade perto de Atenas, por volta de 497 a. C. Era filho de um rico fabricante de armaduras, fazia parte de classe elevada e recebeu boa educação.

Com 16 anos, por sua beleza física, sua bravura e seu talento musical, Sófocles foi escolhido para dirigir o (paean) canto coral aos deuses, para celebrar a vitória sobre os persas na batalha de Salamina.

Em 468 a. C. escreveu 123 peças para participar das competições dramáticas anuais das festas dionisíacas. As 24 vitórias conquistadas foi o marco inicial de sua carreira de sucesso.

Características do teatro de Sófocles

As tragédias de Sófocles apresentam personagens, que se destacam pela determinação e poder, dotados de defeitos ou virtudes fortemente delineadas. Essas qualidades agem sobre um conjunto de circunstâncias que esbarram em um acontecimento trágico.

Sófocles é admirado por sua compaixão e vigor com que desenha seus personagens, principalmente as mulheres trágicas, como "Electra e Antígona". O tema principal era o destino do personagem central, do herói que sofre e é destruído.

O poeta dramático Sófocles inovou a técnica e a construção do teatro grego de seu tempo, quando acrescentou um terceiro ator aos dois já empregados por Ésquilo, permitindo ampliar o número de personagens, uma vez que um ator desempenhava vários papéis.

Aumentou também o número de participantes do coro de 12 para 15 membros e deu a ele um caráter independente, recurso depois ampliado por Eurípides. Fez uso de um verso mais rítmico e articulado.

Peças Escritas por Sófocles

De todas as peças escritas por Sófocles, só restaram sete completas. A mais antiga é “Ajax” (450 a. C.), ainda muito influenciada pelo estilo de Ésquilo.

 Depois veio ”Antígona” (442 a. C.), “Édipo Rei” (430 a. C.) “Electra” (425 a. C), “As Traquínias” (420-410 a. C.), “Filoctetes” (409 a. C.) e “Édipo em Colonos” - o final poético da tragédia de Édipo, representada em 401 a. C., após sua morte.

Antígona

Antígona é a tragédia da mulher que, querendo obedecer mais aos mandamentos divinos e morais em contraposição à vontade dos homens, resiste ao tirano e morre. Essa é uma das maiores tragédias de todos os tempos.

Édipo Rei

A Peça Édipo Rei é considerada a obra-prima de Sófocles. É a tragédia do homem que era filho do rei de Tebas, Laio e de Jocasta, mas o oráculo  do deus Apolo profetizou que, quando chegasse à idade adulta, ele mataria o pai e se casaria com a mãe.

O pai horrorizado ordenou que Édipo fosse abandonado no bosque, mas um pastor encontrou a criança ainda com vida e levou-a para Corinto onde foi adotada pelo rei Políbio.

Já adolescente, ouviu a mesma profecia do oráculo e fugiu de Corinto para escapar do destino. No caminho, se desentendeu com um viajante e mato-o sem saber que era seu verdadeiro pai.

Ao chegar a Tebas encontrou a cidade desolada. Uma esfinge às portas da cidade propunha aos homens um enigma e devorava os que não conseguissem decifrá-los.

A rainha viúva, Jocasta, prometera casar com quem libertasse a cidade dos monstros. Édipo decifrou o enigma e casou-se com a mãe, consumando a profecia. Dessa união nasceram quatro filhos.

Passado o tempo, Édipo e Jocasta descobrem a tragédia de que eram protagonistas. A rainha matou-se e Édipo vazou os próprios olhos e abandonou Tebas, foi acolhido em Colono e morreu misteriosamente.

Muitos séculos depois, Freud, criador da psicanálise, designou como “complexo de Édipo” o desejo de envolver-se com o genitor do sexo oposto, aliado a um sentimento de rivalidade em relação ao genitor do mesmo sexo.

Vida pública de Sófocles

Sófocles também se destacou na vida pública de Atenas. Em 442 a. C. foi um dos tesoureiros escolhidos para recolher e administrar o dinheiro dos tributos pagos pela população das cidades que integravam a liga de Delos.

Dois anos depois, foi eleito um dos dez estrategistas (altos chefes militares do Exército de Atenas), como colaborador de Péricles.

Em 413 a. C, Sófocles, com 83 anos, era um dos dez proboulos (conselheiros responsáveis por recuperar Atenas após a terrível derrota em Siracusa, na Sicília).

Sófocles faleceu em Atenas, Grécia no ano de 406 a. C.

Frases de Sófocles

  • “Não procures esconder nada, o tempo vê, escuta e revela tudo”.
  • "Há algo de ameaçador num silêncio muito prolongado".
  • “Só uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida: essa palavra é o amor”.
  • “Não existe testemunha mais terrível, acusador mais poderoso, do que a consciência que habita em nós”.
  • “Os males mais terríveis são aqueles que cada um faz para si próprio”.
Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Ésquilo (525-456 a. C.) foi um dramaturgo grego, considerado o fundador da tr...
  • Eurípides ...
  • Bertolt Brecht (1898-1956) foi um dramaturgo, romancista e poeta alemão, cria...
  • Martins Pena (1815-1848) foi um dramaturgo brasileiro, o introdutor da comédi...
  • Molière (1622-1673) foi um dramaturgo francês. Um dos maiores destaques do te...
  • Henrik Ibsen (1828-1906) foi dramaturgo norueguês. Um dos criadores do teatro...
  • Samuel Beckett (1906-1989) foi um dramaturgo, romancista e poeta irlandês de...
  • William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Representan...
  • Gil Vicente (1465-1536) foi um dramaturgo e poeta português, o representante...
  • Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol,...