Sófocles

Escritor grego

Biografia de Sófocles

Sófocles (497 a. C - 406 a. C) foi um dos três grandes dramaturgos da Grécia antiga, juntamente com Eurípides e Ésquilo. Sua obra-prima "Édipo Rei" o consagrou como o maior poeta trágico da Antiguidade Grega.

Sófocles nasceu em Colono, cidade perto de Atenas. Viveu no período áureo da Grécia, sob o governo de Péricles. Era filho de um rico fabricante de armaduras, fazia parte de classe elevada e recebeu boa educação.

Com 16 anos, por sua beleza física, sua bravura e seu talento musical, Sófocles foi escolhido para dirigir o (paean) canto coral aos deuses, para celebrar a vitória sobre os persas na batalha de Salamina. Em 468 a. C. escreveu 123 peças para participar das competições dramáticas anuais das festas dionisíacas. As 24 vitórias conquistadas foi o marco inicial de sua carreira de sucesso.

Teatro Grego

O poeta dramático Sófocles inovou a técnica e a construção do teatro grego de seu tempo, quando acrescentou um terceiro ator aos dois já empregados por Ésquilo, permitindo ampliar o número de personagens, uma vez que um ator desempenhava vários papéis. Aumentou também o número de participantes do coro de 12 para 15 membros e deu a ele um caráter independente, recurso depois ampliado por Eurípides. Fez uso de um verso mais rítmico e articulado.

Peças Escritas por Sófocles

De todas as peças escritas por Sófocles, só sete restaram completas. A mais antiga é “Ajax” (450 a.C.), ainda muito influenciada pelo estilo de Ésquilo. Depois veio ”Antígona” (442 a.C.), “Édipo Rei” (430 a.C.) “Electra” (425 a.C), “As Traquínias” (420-410 a.C.), “Filoctetes” (409 a.C.) e “Édipo em Colonos” (o final poético da tragédia de Édipo, representada em 401 a.C., após sua morte.

Antígona

Antígona é a tragédia da mulher que, querendo obedecer mais aos mandamentos divinos e morais em contraposição à vontade dos homens, resiste ao tirano e morre. Essa é uma das maiores tragédias de todos os tempos.

Édipo Rei

A Peça Édipo Rei é considerada a obra-prima de Sófocles. É a tragédia do homem que era filho do rei de Tebas, Laio e de Jocasta, mas o oráculo  do deus Apolo profetizou que, quando chegasse à idade adulta, ele mataria o pai e se casaria com a mãe. O pai horrorizado ordenou que Édipo fosse abandonado no bosque, mas um pastor encontrou a criança ainda com vida e levou-a para Corinto onde foi adotada pelo rei Políbio.

Já adolescente, ouviu a mesma profecia do oráculo e fugiu de Corinto para escapar do destino. No caminho, se desentendeu com um viajante e mato-o sem saber que era seu verdadeiro pai. Ao chegar a Tebas encontrou a cidade desolada. Uma esfinge às portas da cidade propunha aos homens um enigma e devorava os que não conseguissem decifrá-los.

A rainha viúva, Jocasta, prometera casar com quem libertasse a cidade dos monstros. Édipo decifrou o enigma e casou-se com a mãe, consumando a profecia. Dessa união nasceram quatro filhos. Passado o tempo, Édipo e Jocasta descobrem a tragédia de que eram protagonistas. A rainha matou-se e Édipo vazou os próprios olhos e abandonou Tebas, foi acolhido em Colono e morreu misteriosamente.

Freud, criador da psicanálise, designou como “complexo de Édipo” o desejo de envolver-se com o genitor do sexo oposto, aliado a um sentimento de rivalidade em relação ao genitor do mesmo sexo.

Sófocles faleceu em Colono, Grécia no ano de 406 a. C.

Frases de Sófocles

  • “Não procures esconder nada, o tempo vê, escuta e revela tudo”.
  • “Só uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida: essa palavra é o amor”.
  • “Não existe testemunha mais terrível, acusador mais poderoso, do que a consciência que habita em nós”.
  • “Os males mais terríveis são aqueles que cada um faz para si próprio”.
Veja também as biografias de:
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Tales de Mileto (624 a.C.–558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo g...
  • Sócrates (470 a.C.- 399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo”...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Esopo (séc. VI a.C) foi fabulista grego, criador do gênero literário chamado...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...
  • Claudio Ptolomeu Cláudio Ptolomeu (90-168) foi um cientista grego. Suas ideias sobre o Univers...
  • Homero (entre os séculos IX e VIII a. C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga...

Última atualização: 07/11/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.